Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 18 de Fevereiro de 2021 às 09:11

Quatro UTIs de Porto Alegre estão lotadas e sistema ultrapassa 92% de ocupação

Alta de casos de Covid-19 volta a pressionar estrutura de atendimento em UTIs da Capital

Alta de casos de Covid-19 volta a pressionar estrutura de atendimento em UTIs da Capital


SILVIO AVILA/AFP/JC
Atualizada às 16h50min de 18/02/2021
Atualizada às 16h50min de 18/02/2021
O crescimento acelerado de casos de Covid-19 nos últimos dias provoca a lotação de quatro UTIs em Porto Alegre, segundo dados do painel dos hospitais monitorados diariamente. Estão com 100% de ocupação, no começo da manhã desta quinta-feira (18), os hospitais Moinhos de Vento, São Lucas, Vila Nova e Restinga. Na atualização do painel à tarde, o Vila Nova reduziu a ocupação, mas ainda ainda de 90%, e o Mãe de Deus atingiu o limite. 
Além dos locais que já estão operando no limite, outros oito hospitais estão com mais de 90% de ocupação. A taxa média do setor é de 92%. Os maiores hospitais que estão próximos de esgotar a capacidade de leitos intensivos são o Conceição, Clínicas, Ernesto Dornelles e o Instituto de Cardiologia. O Complexo Santa Casa é o ínico entre os maiores com taxa de ocupação abaixo de 90%, apresentando 85%.
O professor e um dos epidemiologistas da Ufrgs Paulo Petry advertiu que a situação é preocupante e aponta para "perspectiva sombria" da pandemia. Petry defende que as autoridades precisam agir devido a aglomerações e descuido da população. A vacinação, que poderia elevar a imunidade geral e frear a transmissão viral, ainda é muito lenta devido à baixa oferta de doses, observa o epidemiologista. O Estado vai receber 300 mil doses na semana que vem.    
Do total de 807 leitos de UTI, 727 estão com pacientes. Desse grupo, 318 são confirmados de Covid-19 e 37 são suspeitos que estão em áreas dedicadas a casos da pandemia. O total ligado à pandemia é de 355 pacientes, representando 51% dos doentes em UTIs. 
É a maior número de doentes confirmados com Covid-19 desde 31 de dezembro, quando o número chegou a 324 doentes nos leitos de terapia intensiva.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO