Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 06 de Fevereiro de 2021 às 13:23

Fila e drive-thru marcam mutirão para vacinar profissionais de saúde em Porto Alegre

Até às 11 horas, foram aplicadas 939 doses para os profissionais cadastrados no app do Simers

Até às 11 horas, foram aplicadas 939 doses para os profissionais cadastrados no app do Simers


CRISTINE ROCHOL/PMPA/DIVULGAÇÃO/JC
Atualizada às 20h de 06/02/2021 - Filas de pessoas e carros em fluxo ininterrupto marcaram o sábado (6) de mutirão de vacinação de profissionais de saúde que não estão na linha de frente do atendimento de casos de Covid-19. Porto Alegre fez a ação com entidades de categorias para acelerar a cobertura da imunização.
Atualizada às 20h de 06/02/2021 - Filas de pessoas e carros em fluxo ininterrupto marcaram o sábado (6) de mutirão de vacinação de profissionais de saúde que não estão na linha de frente do atendimento de casos de Covid-19. Porto Alegre fez a ação com entidades de categorias para acelerar a cobertura da imunização.
No fim do dia, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou que 6,2 mil pessoas foram vacinadas no mutirão. A expectativa era de 12 mil, com base em pré-cadastros feitos nas entidades. Pelo vacinômetro, o número na noite deste sábado apontava 55,7 mil vacinados. Os números do mutirão devem ser inseridos até segunda-feira (8).  
Nesta segunda-feira também, a Capital recebe mais doses de vacina. Serão 36,2 mil do quarto lote a ser recebido pelo Rio Grande do Sul. Com isso, vai começar a aplicação em idosos com mais de 85 anos e também deve, na sequência, dar início à faixa de mais de 80 anos. Cerca de 22 mil doses vão para os mais velhos e 14 mil para profissionais, segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Fernando Ritter.   
No Conselho Regional de Odontologia, no bairro Rio Branco, teve fila na calçada, com distanciamento físico, dos profissionais registrados. Na Associção Médica do RS (Amrigs), a fila foi de carros, que se estendeu por vários quarteirões da avenida Ipiranga desde cedo da manhã. As pessoas esperaram pacientemente a vez, dizem os organizadores.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/02/06/206x137/1_5649a5a5_b4b8_4f7c_8ee8_c47d4331e014__1_-9246448.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'601f43abecf18', 'cd_midia':9246448, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/02/06/5649a5a5_b4b8_4f7c_8ee8_c47d4331e014__1_-9246448.jpeg', 'ds_midia': 'Vacinação Covid-19 - mutirão entidades de categorias de saúde - Amrigs - drive=thru', 'ds_midia_credi': 'MARCELO MATUSIAK/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Vacinação Covid-19 - mutirão entidades de categorias de saúde - Amrigs - drive=thru', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Fila se estendeu por várias quadras da Ipiranga para o drive-thru da Amrigs. Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação
Outro drive-thru foi montado na sede do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), no bairro Petrópolis. Médicos que se cadastraram previamente para receber as doses. A vacinação foi até as 17h e teve apoio de equipes da Unimed e do Sesi para a aplicação. Mais de 2 mil profissionais realizaram o cadastro pelo aplicativo. 
“É um momento muito feliz, em nome dos médicos, de poder contribuir para a imunização de todos os profissionais que desde março do ano passado estão na linha de frente do combate à pandemia ou atuando no nosso sistema de saúde”, destacou o presidente do Simers, Marcelo Matias, acrescentando que segue na busca por mais vacinas para imunizar todos os médicos do Rio Grande do Sul.
No total, a Secretaria Municipal de Saúde destinou 12 mil doses de vacinas Coronavac e AstraZeneca/Oxford para vacinação de profissionais de saúde cadastrados em conselhos e entidades setoriais hoje.
A vacinação ocorreu em cinco locais: sedes da Amrigs, Cremers, Simers, Associação Brasileira de Odontologia e Conselho Regional de Odontologia. Todos os profissionais que receberam a vacina foram previamente cadastrados pelas entidades setoriais.
Conforme orientação da SMS, os médicos inativos, afastados e aposentados não podem ser vacinados nesta etapa, pois o Plano Nacional de Imunização prevê que recebam a dose, prioritariamente, os médicos com cadastros ativos.
Os dados dos médicos inativos, afastados e aposentados que chegaram a se inscrever serão enviados à SMS para que sejam vacinados no momento oportuno.
“Estou extremamente feliz e surpresa com a rapidez da vacinação. Achei que só seria vacinada no segundo semestre”, comentou a endocrinologista Jocely Vieira da Costa. A ginecologista Soraia Schmidt também saiu aliviada: “A vacina tira uma angústia da gente. Se não fosse essa oportunidade, eu não seria vacinada agora porque não faço parte do grupo de risco e trabalho em consultório, não mais em hospitais”.
A segunda deve ser aplicada em até 12 semanas, no caso da Oxfod, e em 28 dias paraa Coronavac.

Confira os locais de vacinação em Porto Alegre

AMRIGS: 4,5 mil doses para médicos e profissionais da saúde ligados aos Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), Conselho Regional de Fisioterapia do Rio Grande do Sul (Crefito 5), Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 10ª).
CREMERS: 1,5 mil doses para médicos. Posto avançado na sede do Cremers (Rua Bernardo Pires, 415, Santana), das 9h às 17h.
SIMERS: 3 mil doses para médicos. Ambiente interno e drive-thru montado na sede da entidade (Rua Corte Real, 975, bairro Petrópolis).
Conselho Regional de Odontologia: 1,5 mil doses. Rua Vasco da Gama, 720, das 9h às 16h.
Associação Brasileira de Odontologia/RS: 1,5 mil doses. Rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 134 - Bela Vista, das 8h30min às 17h30min.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO