Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 05 de Fevereiro de 2021 às 12:10

Idosos com mais de 85 anos começam a ser vacinados na próxima semana no RS

Parte das doses permitirá a imunização, além dos idosos em asilos, clínicas e acamados em casa

Parte das doses permitirá a imunização, além dos idosos em asilos, clínicas e acamados em casa


CRISTINE ROCHOL/PMPA/JC
Uma boa notícia vem na carona do novo lote de vacinas contra a Covid-19 que chega no fim de semana ao Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite disse, em vídeo em que noticia a remessa, que parte das doses vai garantir o começo da vacinação de idosos com mais de 85 anos.
Uma boa notícia vem na carona do novo lote de vacinas contra a Covid-19 que chega no fim de semana ao Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite disse, em vídeo em que noticia a remessa, que parte das doses vai garantir o começo da vacinação de idosos com mais de 85 anos.
Leite projeta a largada na aplicação para os mais velhos na próxima semana, logo após as cidades receberem as quantidades. Outra parte vai ainda ser destinada à imunização de profissionais de saúde, que têm sido priorizados para evitar baixas na linha de frente de atendimento da pandemia e mesmo em serviços de assistência por contaminação pela doença. 
"Nossa expectativa é que se possa fazer nos próximos dias, com estas doses, a imunização de 43% da população acima dos 85 anos no RS", projetou o governador.
Outro detalhe comunicado por Leite é que haverá reforço no repasse de doses aos municípios do Litoral, pois muitas pessoas desse grupo estão nas praias. O número ainda está sendo definido, segundo o governo.
O quarto lote de imunizantes que vai desembarcar é o terceiro da Coronavac, produzida na parceria com o Institito Butantan. Serão 193,2 mil doses, segundo maior volume de vacinas enviadas desde o começo da imunização nacional, que teve a largada em 18 de janeiro no Estado.   
Até agora haviam chegado 511 mil imunizantes. Até agora cerca de 200 mil pessoas receberam a primeira dose. Das remessas recebidas, tem segunda dose da Coronavac (foram enviadas quase 400 mil doses), que será aplicada após o dia 18, quando completa quatro semanas da primeira aplicação. As 116 doses de Oxford/AstraZeneca estão sendo ministradas integralmente como primeira dose, pois o intervalo para a segunda dose é de três meses e será cumprido com outras remessas.  
A carga foi confirmada pelo Ministério da Saúde, mas não há ainda o dia e horário do desembarque do lote.
Em Porto Alegre, a prefeitura não tinha data ainda de vacinação dos mais velhos e condicionava à chegada de mais doses.  
O governo diz que alcançou 80% de imunização dos profissionais de saúde.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, informou que serão repassadas 147 mil doses para a faixa de idosos a ser vacinadas. Estima-se que o Estado tenha 280 mil pessoas com mais de 80 anos, parte será atendida nesta nova leva. 
Arita destacou, no vídeo ao lado de Leite, que será de "suma importância que o município faça o planejamento" com medidas como agendamento, pré-cadastro e até drive-thru.
Até agora apenas idosos em instituições de cuidados, como asilos e clínicas especializadas, e acamados em casa haviam recebido a primeira dose. 
"Estamos ampliando agora para uma população que precisamos proteger", reforçou a secretária.Ela ainda lembrou que cada frasco contém 10 doses da vacina.
"Temos de ter o cuidado de não desperdiçarmos nenhuma dose!"
Arita citou que a decisão de começar a fazer a vacinação dos idosos foi acertada e foi tomada junto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems)
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO