Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 11 de Junho de 2020 às 12:16

'Dados mostram que há deterioração', diz coordenadora do comitê da Covid-19 no RS

Crescimento de casos e de internações deve provocar mais medidas de restrições no RS

Crescimento de casos e de internações deve provocar mais medidas de restrições no RS


MARCO QUINTANA/JC
Patrícia Comunello
"Os dados mostram que há deterioração", assinalou a coordenadora do Comitê de Dados das ações de combate à pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul, Leany Lemos. A afirmação de Leany sinaliza o alerta mais importante desde a adoção do sistema de distanciamento controlado.
"Os dados mostram que há deterioração", assinalou a coordenadora do Comitê de Dados das ações de combate à pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul, Leany Lemos. A afirmação de Leany sinaliza o alerta mais importante desde a adoção do sistema de distanciamento controlado.
O comitê estadual, que se reuniu nesta quinta-feira (11), deve validar mudanças na forma de acompanhar e definir alterações em níveis de risco e de restrições nas regiões. O novo mapa do distanciamento deve ter a volta da bandeira vermelha, admitiu Leany.  
Na origem do alerta, estão desde a evolução de casos da doença no Estado, que soma mais de 14 mil registros e 317 mortes, e um nível de ocupação de leitos de UTIs que preocupa o governo. A evolução em 30 dias de casos indica que o quadro de notificados quase triplicou.
Leany chamou a atenção para um indicador: reduz cada vez mais a proporção entre leitos de UTI ocupados por doentes com Covid-19 e vagas livres. Essa relação caiu 35%, segundo gráfico mostrado pela coordenadora e ex-secretária de Planejamento. De uma proporção de 11 leitos livres para cada caso com Covid-19, em fim de abril, a relação passou a menos de três esta semana.
Ou seja, mesmo que os leitos de UTI com Covid-19 representem apenas 11,6% da ocupação do total de 1938 vagas em UTI com respiradores no Estado, o que gera o alarme é a disponibilidade da estrutura caso a demanda se mantenha em aceleração. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/06/11/206x137/1_covid_19_leitos_uti_jornal_do_comercio2-9076044.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5ee24f032000d', 'cd_midia':9076044, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/06/11/covid_19_leitos_uti_jornal_do_comercio2-9076044.jpg', 'ds_midia': 'Coronavírus - gráfico de ocupação de leitos de UTI por Covid-19 e proporção de leitos de UTI livres - evolução - fonte comitê de dados da Covid-19 - Rio Grande do Sul', 'ds_midia_credi': 'COMITÊ DE DADOS COVID-19 RS/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Coronavírus - gráfico de ocupação de leitos de UTI por Covid-19 e proporção de leitos de UTI livres - evolução - fonte comitê de dados da Covid-19 - Rio Grande do Sul', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '415', 'align': 'Left'}
Segundo o painel do Estado, são 225 pessoas confirmadas com o novo coronavírus internadas, enquanto há pouco mais de dez dias eram 159. A alta para todo o Estado é de quase 50%. Há ainda 123 suspeitos de ter o novo coronavírus também nas unidades de terapia intensiva.
Porto Alegre é um termômetro flagrante da velocidade de ocupação dos casos. Nesta quinta-feira (11), o número é de 70 doentes, elevação de 60% frente ao dia 5 e de 16% em dois dias. O prefeito Nelson Marchezan Júnior, diante da situação, decidiu frear novas liberações de atividades e não descarta reativar restrições
Uma das medidas que pode ter aval ainda nesta quinta-feira (11) e ser anunciada pelo governador Eduardo Leite, no começo da tarde, é o da adoção de monitoramento diário de indicadores, com definição de mudanças de bandeiras do sistema de distanciamento controlado não só semanal, mas diária. 
"Nas mudanças que estamos pensando e vamos validar pode introduzir um elemento para monitoramento diário", afirmou Leany, durante videoconferência com jornalistas para explicar o funcionamento do distanciamento.   
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO