Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 29 de Abril de 2020 às 15:07

RS tem 1 infectado por coronavírus a cada 769 habitantes, aponta pesquisa

Leite aguardava dados apresentados por Hallal (direita) para avançar na ação contra a pandemia

Leite aguardava dados apresentados por Hallal (direita) para avançar na ação contra a pandemia


FACEBOOK/REPRODUÇÃO/JC
Enquanto o Rio Grande do Sul aguarda por novas medidas de distanciamento social a serem anunciadas nesta quinta-feira (30) pelo governador Eduardo Leite, a segunda fase da pesquisa de prevalência da Covid-19 estimou um infectado por coronavírus a cada 769 habitantes do Estado. Na primeira etapa, no começo do mês, era um para 2 mil gaúchos, segundo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que coordena o estudo considerado inédito no mundo.
Enquanto o Rio Grande do Sul aguarda por novas medidas de distanciamento social a serem anunciadas nesta quinta-feira (30) pelo governador Eduardo Leite, a segunda fase da pesquisa de prevalência da Covid-19 estimou um infectado por coronavírus a cada 769 habitantes do Estado. Na primeira etapa, no começo do mês, era um para 2 mil gaúchos, segundo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que coordena o estudo considerado inédito no mundo.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
A prevalência é de 0,13% na população. São 1,3 mil casos para 1 milhão de pessoas. O Estado tem mais de 11 milhões de habitantes. Pelos registros oficiais, apenas 108 a cada 1 milhão são notificados. Com isso, para cada caso conhecido há 12 não notificados. Na primeira fase, a estimativa era de cinco a sete casos. A margem de erro é de 5 a 26 casos, para mais e para menos. 
"Mesmo que o resultado seja o mais conservador, de cinco casos, ainda assim a teoria do iceberg se aplica: para cada caso confirmado existem vários que estão na população que não sabem que têm a infecção", destaca o reitor da UFPel e epidemiologista que coordena a pesquisa, Pedro Hallal. O grupo responsável pelo estudo reúne um pool de instituições universitárias e de apoio no financiamento. 
A testagem e entrevistas de 4,5 mil pessoas em nove cidades mostram que haveria hoje (caso fosse possível fazer exame nos mais de 11 milhões de habitantes), cerca de 15 mil infectados. Na primeira rodada, no começo do mês, a prevalência foi de 0,05%, o que representa 5,6 mil pessoas com anticorpos.
  {'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/04/29/206x137/1_coronavirus_estudo_ufpel_comparacao_fases_jornal_do_comercio-9046708.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5ea9c5ca75455', 'cd_midia':9046708, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/04/29/coronavirus_estudo_ufpel_comparacao_fases_jornal_do_comercio-9046708.jpg', 'ds_midia': 'Coronavírus - pesquisa prevalência feita pela UFPel - segunda etapa - COMPARAÇÃO FASE 1 E 2  - tela de apresentação  ', 'ds_midia_credi': 'UFPEL/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Coronavírus - pesquisa prevalência feita pela UFPel - segunda etapa - COMPARAÇÃO FASE 1 E 2  - tela de apresentação  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '260', 'align': 'Left'}
Os registros oficiais, com base em quem é testado, cuja prioridade ainda é quem chega a serviços de saúde com sintomas (do consultório ao hospital), indicam 1.375 infectados em 134 municípios até a manhã desta quarta, sendo que 825 deles já se recuperaram da doença e 50 acabaram morrendo. (confira o painel do JC para a Covid-19 no final do texto
Os dados da pesquisa foram divulgados na manhã desta quarta-feira (29), em transmissão ao vivo pelo perfil do governo gaúcho no Facebook. Leite dirigiu a sessão, que teve a apresentação das informações pelo reitor da UFPel. Os dados farão parte do novo tipo de enfrentamento da pandemia, que está sendo chamado de distanciamento controlado e cujas regras a serem seguidas por regiões devem ser apresentadas nesta quinta. A implantação é projetada pelo governador "para os primeiros dias de maio".
O decreto em vigor vence nesta quinta, 30 de abril, e tem restrições mais pesadas na Região Metropolitana (RMPA). A expectativa é que, com base na pesquisa, casos e ocupação de UTIs de hospitais, possa ter recuo em medidas que flexibilizaram o comércio, por exemplo, em regiões como a de Passo Fundo.             
A pesquisa busca estimar qual é a população gaúcha que já teve contato com o novo coronavírus. Outro dado que foi estimado pela primeira vez foi a letalidade. Segundo Hallal, o indicador é de 0,33%, que fica abaixo ao que se tem hoje baseado em notificações, que é de 3,7%, abaixo da média brasileira de 7%, que também reflete a base do número que é testado. O Rio Grande do Sul é o 13º em mortes no País, que superou 5 mil registros e também a estatística da China, onde o vírus começou a agir.  
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/04/29/206x137/1_coronavirus_estudo_ufpel_regioes_jornal_do_comercio__1_-9046695.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5ea9c536447ae', 'cd_midia':9046695, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/04/29/coronavirus_estudo_ufpel_regioes_jornal_do_comercio__1_-9046695.jpg', 'ds_midia': 'Coronavírus - pesquisa prevalência feita pela UFPel - segunda etapa - cidades pesquisadas - tela de apresentação  ', 'ds_midia_credi': 'UFPEL/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Coronavírus - pesquisa prevalência feita pela UFPel - segunda etapa - cidades pesquisadas - tela de apresentação  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '420', 'align': 'Left'}
Na aplicação de testes rápidos que detectam anticorpos, concentrada no último fim de semana, em nove cidades distribuídas em todas as regiões representando 31% da população estadual, o grupo da UFPel encontrou seis positivos para Covid-19 - três em Porto Alegre e um em Canoas, Pelotas e Santa Maria. Nestes casos, foram testadas as pessoas que moravam com o infectado. Das 12 pessoas, nove tinham anticorpos. "Isso mostra a eficácia do teste e também a alta transmissibilidade do vírus", observa Hallal. 
O reitor esclareceu que não encontrar resultado positivo em diversas localidades - chamou a atenção Passo Fundo, que enfrenta surto e está em segundo lugar em casos e mortes no Estado, sem nenhum positivo, faz parte do tipo de amostragem e baixa prevalência. Outro detalhe importante é que a amostra foi definida para toda a quatro fases de captação, portanto, não é possível alterar os locais apenas porque surgem mais casos na evolução da contaminação.
Um dado que foi destacado pelo grupo é o comportamento das pessoas em suas cidades, em relação a medidas de distanciamento social, um dos pilares da estratégia gaúcha para frear a transmissão. Hallal apontou que os números indicam que há uma redução no nível de isolamento.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/04/29/206x137/1_coronavirus_eduardo_leite_jornal_do_comercio6-9046701.png', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5ea9c581c8d43', 'cd_midia':9046701, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/04/29/coronavirus_eduardo_leite_jornal_do_comercio6-9046701.png', 'ds_midia': 'Coronavírus - pesquisa prevalência feita pela UFPel - segunda etapa - COMO ESTÁ O ISOLAMENTO  SOCIAL - tela de apresentação  ', 'ds_midia_credi': 'UFPEL/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Coronavírus - pesquisa prevalência feita pela UFPel - segunda etapa - COMO ESTÁ O ISOLAMENTO  SOCIAL - tela de apresentação  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '400', 'align': 'Left'}
Na primeira fase, realizada na Páscoa, 58,3% das pessoas declararam que só saíam de casa para atividades essenciais, e agora, 53,4% dos ouvidos indicaram a condita. Saltou de 20,6% para 28,3% o percentual da população que está saindo diariamente.
Hallal, que já defendeu o distanciamento social como fator decisivo para reduzir a velocidade de contaminação no Estado, disse nesta quarta que os "cuidados nas prefeituras e no governo precisam ser redobrados". "Vai demorar muito tempo para voltar ao normal do que era antes do surgimento do coronavírus", preveniu o reitor.     
Entre as recomendações do reitor, estão a maior testagem da população para conhecer o nível de contato com o vírus e a busca ativa, quando se tem identificada uma pessoa com a Covid-19 e outras pessoas das relações são testadas para verificar a contaminação.    
Além do Rio Grande do Sul, a equipe passa a fazer também a mesma apuração e testagem em todo o Brasil, com mais de 33 mil pessoas - no RS, serão, 1,9 mil. O Ministério da Saúde vai custear a ação, definição ainda no período do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
O foco é conseguir detectar a presença do vírus e a letalidade (estimada em relação à população que teve contato com o coronavírus e não apenas com base nos casos notificados, como é hoje). Outro dado importante é conhecer a velocidade de transmissão, para se ter um quadro mais real da evolução da doença no Brasil.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO