Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 16 de Abril de 2020 às 18:23

Comércio volta a funcionar na Serra Gaúcha

Articulação para abertura envolveu reunião do prefeito Bento Gonçalves com lideranças do varejo

Articulação para abertura envolveu reunião do prefeito Bento Gonçalves com lideranças do varejo


divulgação/prefeitura de Bento Gonçalves
Roberto Hunoff
A insatisfação externada por lideranças empresariais e políticas das principais cidades da Serra Gaúcha após a decisão do governador Eduardo Leite (PSDB), anunciada na quarta-feira (15), de manter até 30 de abril a proibição de funcionamento do comércio na região, em razão da Covid-19, resultou em reuniões virtuais desde o início da manhã desta quinta-feira (16) para cobrar mudanças.
A insatisfação externada por lideranças empresariais e políticas das principais cidades da Serra Gaúcha após a decisão do governador Eduardo Leite (PSDB), anunciada na quarta-feira (15), de manter até 30 de abril a proibição de funcionamento do comércio na região, em razão da Covid-19, resultou em reuniões virtuais desde o início da manhã desta quinta-feira (16) para cobrar mudanças.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Os primeiros a conversar com o governador foram os prefeitos de Caxias do Sul, Flavio Cassina, e de Bento Gonçalves, Guilherme Pasini, também presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste. Ambos apresentaram argumentos para mostrar que a medida do governo em estender a proibição em 14 municípios que integram a Região Metropolitana era injusta.
O governador indicou que avaliaria o pedido se os prefeitos dos 14 municípios manifestassem apoio de forma oficial e assumissem adoção de medidas que constariam em portaria da Secretaria da Saúde para evitar a propagação da doença. No início da tarde, em transmissão ao vivo, o governador anunciou alteração no decreto publicado pela manhã. "Há entendimento, entre os 14 prefeitos, de dispensa do tratamento equânime no que diz respeito às restrições. Também considerando o número de ocupação de leitos de UTI, de 60% na Serra, e o de casos com relação à população, optamos por levantar a restrição", explicou.
Também na quinta-feira, a Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, publicou portaria com regras a serem seguidas por todos os estabelecimentos comerciais que reabrirem. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, elencou como algumas das obrigações a redução ou o revezamento dos profissionais em cada estabelecimento, a obrigatoriedade de higiene frequente das mãos, o uso de equipamentos de proteção, como máscaras, a proibição da prova de roupas, o compromisso de manter os ambientes ventilados e a redução da capacidade de circulação de pessoas dentro dos ambientes em 50%.

Em Bento Gonçalves, reabertura ocorreu antes mesmo do anúncio do governador

Antes mesmo do anúncio do governador, o prefeito de Bento Gonçalves publicou, pela manhã, decreto de abertura do comércio com as novas determinações, permitindo a retomada ainda nesta quinta-feira. A articulação teve início na noite de quarta durante reunião do prefeito com lideranças empresariais do varejo e secretários municipais. “Temos condições de reabrir os nossos setores de forma muito regrada, organizada, preservando sempre a vida de cada um. Estamos negociando algumas possibilidades porque os dados garantem buscar esta flexibilização”, garantiu Pasin em vídeo.
O texto municipal traz uma série de recomendações que devem ser seguidas, dentre elas o uso de máscaras, muito enfatizado pelo chefe do Executivo, além de equipamentos de proteção individual e a disponibilização de álcool em gel 70%. “Vamos retomar a economia reduzindo os impactos e garantindo emprego e renda para população. Este é um jogo que precisamos jogar juntos e a responsabilidade é de cada um, garantindo ou não a continuidade destes serviços”, frisou Pasin.
As lojas poderão liberar a entrada de clientes proporcionais ao número de atendentes. Já nas academias haverá a necessidade de que cada monitor seja responsável por três clientes a cada momento. Buffets ficam liberados, desde que um funcionário sirva as pessoas, evitando que as mesmas manipulem talheres e outros objetos da mesa. Já em rodízios, além dos atendentes utilizarem máscaras e luvas, também será necessário reduzir as mesas do salão pela metade, aumentando a distância entre elas.

Caxias do Sul aguardava decreto estadual

Até o início da noite, a Prefeitura de Caxias do Sul não havia se manifestado oficialmente sobre a reabertura do comércio. A orientação era por aguardar a oficialização do decreto estadual. No início da tarde houve uma movimentação de varejistas em frente ao Centro Administrativo cobrando a autorização para reabrir.
De acordo com nota do Sindilojas, a Prefeitura teria sinalizado que, após a oficialização da medida anunciada pelo Estado, publicaria decreto permitindo a retomada das atividades de maneira gradual, seguindo critérios semelhantes aos adotados pelas demais categorias que estão permitidas de funcionar com atendimento ao público. A expectativa é que essa liberação para a retomada parcial ocorra a partir da manhã desta sexta-feira (17).
Sem a publicação do decreto, a orientação era para que as lojas permanecessem fechadas. “É uma vitória para os comerciantes caxienses. Os lojistas precisam abrir ou abrir, não há outra solução para salvar empregos e empresas. E estamos preparados para realizar esta abertura com muita responsabilidade e com todos os cuidados sanitários necessários”, destacou a presidente Idalice Manchini.

Municípios da Região Metropolitana da Serra Gaúcha

  • Antônio Prado
  • Bento Gonçalves
  • Carlos Barbosa
  • Caxias do Sul
  • Farroupilha
  • Flores da Cunha
  • Garibaldi
  • Ipê
  • Monte Belo do Sul
  • Nova Pádua
  • Nova Roma do Sul
  • Pinto Bandeira
  • São Marcos
  • Santa Teresa
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO