Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 02 de Abril de 2020 às 16:11

Como é o cadastramento de profissionais de saúde nas ações da covid-19

Governo vai cadastrar 14 categorias de profissionais da saúde para combate à Covid-19

Governo vai cadastrar 14 categorias de profissionais da saúde para combate à Covid-19


ROMAIN LAFABREGUE/AFP/JC
Cristine Pires
O Jornal do Comércio teve acesso, com exclusividade, a mais detalhes quanto à convocação feita nesta quinta-feira (2) pelo Ministério da Saúde a 14 categorias da área da saúde. O material sana algumas dúvidas recebidas pelo JC de seus leitores e encaminhadas ao Ministério.
O Jornal do Comércio teve acesso, com exclusividade, a mais detalhes quanto à convocação feita nesta quinta-feira (2) pelo Ministério da Saúde a 14 categorias da área da saúde. O material sana algumas dúvidas recebidas pelo JC de seus leitores e encaminhadas ao Ministério.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
No começo da tarde desta quinta, o link para o cadastro (registrarh-saude.dataprev.gov.br) saiu do ar, e muitos profissionais não conseguiram acessá-lo em função do grande volume de usuários no mesmo momento. A tendência é que o sistema se normalize ao longo do dia.
Médicos veterinários que conseguiram acessar o formulário de cadastro se depararam com a falta do campo Medicina Veterinária nas opções de marcação da profissão. Sem saber como proceder, entraram em contato com o telefone 136 e foram informados, erroneamente, que a sua categoria não precisava se cadastrar. 
O Ministério da Saúde, informado do problema pelo JC, disse que a orientação é incorreta e que os médicos veterinários são obrigados a se cadastrarem. No entanto, a reportagem não obteve retorno quanto ao procedimento correto no caso desses profissionais. Por enquanto, médicos veterinários que fizeram o cadastro obrigatório assinalaram a opção "outros".
Confira as orientações do Ministério da Saúde
Como realizar o cadastro?
O profissional deve acessar o e-mail enviado pelo seu respectivo Conselho Profissional para que realizem o cadastro junto ao Ministério da Saúde na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”.
O e-mail enviado pelo conselho contém o link para cadastro on-line no Ministério da Saúde. Em caso de não recebimento, o profissional deve acessar diretamente o link.
Para realizar o cadastro, o profissional deve seguir as seguintes etapas:
  1. Acessar o link disponível no e-mail ou diretamente no link https://registrarh-saude.dataprev.gov.br
  2. Informar o CPF do profissional e o e-mail que utiliza regularmente
  3. Clicar em enviar
  4. Ao clicar, a mensagem do sistema deve ser: “Acesso enviado com sucesso! Em breve você receberá um e-mail no endereço informado com o acesso ao sistema. Se necessário, verifique a caixa de spam. Agradecemos sua colaboração. Caso você não receba o e-mail em 24 horas, entre em contato com o 136”.
  5. Acessar o e-mail cadastrado e clicar no botão “Acessar Formulário” (este e-mail não deve ser deletado porque deve ser utilizado para atualizações do formulário).
  6. Preencher o formulário com dados do profissional
  7. Após o preenchimento, clicar em confirmar
  8. Ao clicar, a mensagem do sistema deve ser “Dados enviados com sucesso! Mantenha seus dados atualizados, para isso acesse o mesmo e-mail enviado para a realização do cadastro. Agora, clique no link abaixo para participar do curso “Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) Acessar o curso. Lembre-se! A sua colaboração pode salvar vidas”.
  9. O profissional também receberá o link do curso no e-mail cadastrado.
Você deve atualizar as informações do formulário em caso de mudanças de situação de emprego, especialização, eventual contágio pela COVID-19 e se deseja ou não fazer parte da ação “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” para o enfrentamento à COVID-19.
Mensagem de alerta “Este CPF ou e-mail já está cadastrado”?
Quando o profissional informa o CPF e o e-mail e aparece a mensagem de alerta “Este CPF ou e-mail já está cadastro. Caso queira atualizar suas informações, procure em sua caixa de e-mails a mensagem enviada pelo Ministério da Saúde” é o sinal de que o profissional já foi cadastrado anteriormente.
Se você precisa atualizar o cadastro, siga as seguintes etapas:
Acessar a caixa do e-mail cadastrado, procurar a mensagem enviada pelo Ministério da Saúde e clicar no botão “Acessar Formulário”.
Ao clicar, o profissional terá acesso ao formulário e poderá fazer as alterações necessárias.
Você deve atualizar as informações do formulário em caso de mudanças de situação de emprego, especialização, eventual contágio pela COVID-19 e se deseja ou não fazer parte da ação “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” para o enfrentamento à COVID-19.
Se o CPF e o e-mail não foram cadastrados pelo profissional
Solicitar os dados para encaminhar pela área técnica: nome completo, CPF, e-mail, qual o conselho profissional, número de inscrição no conselho profissional e descrever qual a dúvida/problema.
Se o CPF e o e-mail foram cadastrados pelo profissional, mas o e-mail do Ministério da Saúde foi deletado
Solicitar os dados para encaminhar pela área técnica: nome completo, CPF, e-mail, qual o conselho profissional, número de inscrição no conselho profissional e descrever qual a dúvida/problema.
Quem deve se cadastrar?
  • Os profissionais de saúde com registro nos 14 conselhos profissionais da área da saúde devem realizar o cadastro no “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” – Ação Estratégica para Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) do Ministério da Saúde.
  • Devido à situação de calamidade pública nacional oficialmente declarada, o cadastro é obrigatório.
  • Os Conselhos Profissionais da área da Saúde enviam e-mail aos profissionais registrados, orientando para que realizem o cadastro. O e-mail enviado também contém o link para o cadastro on-line do Ministério da Saúde. Em caso de não recebimento, o profissional deve acessar diretamente pelo link https://registrarh-saude.dataprev.gov.br
  • O Link também deve estar disponível no seu respectivo conselho ou no texto da Portaria nr. 580, de 27 de março de 2020.
As profissões regulamentadas e que possuem Conselhos Profissionais da área da Saúde são:
  1. Medicina
  2. Enfermagem
  3. Biologia
  4. Fonoaudiologia
  5. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  6. Farmácia
  7. Medicina Veterinária
  8. Educação Física
  9. Nutrição
  10. Odontologia
  11. Biomedicina
  12. Psicologia
  13. Serviço Social
  14. Técnicos em Radiologia
Como será a participação dos profissionais da saúde?
Após o preenchimento do cadastro no “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde” – Ação Estratégica para enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) do Ministério da Saúde, os profissionais deverão participar de cursos específicos, na modalidade educação a distância, sobre procedimentos para lidar com a pandemia do Coronavírus (COVID-19).
Devido a situação de calamidade pública nacional, oficialmente declarada, o cadastro e a capacitação são obrigatórios aos profissionais, contudo não implicam necessariamente em recrutamento.
Se você colocar no cadastro que concorda em fazer parte das Ações de enfrentamento ao do Coronavírus (COVID-19), ao concluir o curso, você poderá ser chamado a trabalhar em locais onde há necessidade premente. As diretrizes do recrutamento dos profissionais serão publicadas posteriormente.
Quais conselhos fazem parte da ação?
A ação é voltada para os profissionais de saúde dos 14 conselhos profissionais da Área da Saúde.
Segue a lista dos 14 Conselhos Profissionais da Área da Saúde:
  • Conselho Federal de Medicina (CFM)
  • Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)
  • Conselho Federal de Biologia (CFBIO)
  • Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFA)
  • Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO)
  • Conselho Federal de Farmácia (CFF)
  • Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)
  • Conselho Federal de Educação Física (CONFEF)
  • Conselho Federal de Nutrição (CFN)
  • Conselho Federal de Odontologia (CFO)
  • Conselho Federal de Biomedicina (CFBM)
  • Conselho Federal de Psicologia (CFP)
  • Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
  • Conselho Federal de Técnicos em Radiologia (CONTER)
Qualquer problema relacionado a sua inscrição no Conselho Profissional, por favor entre em contato com o respectivo Conselho.
Qual o prazo para cadastramento?
O prazo de cadastramento estará aberto enquanto as ações para o enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) estiverem vigentes, mas a orientação é para que o profissional faça o cadastro e a capacitação o mais breve possível.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO