Porto Alegre, sábado, 17 de outubro de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 17 de outubro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saúde

- Publicada em 16h11min, 02/04/2020. Atualizada em 22h25min, 03/04/2020.

Como é o cadastramento de profissionais de saúde nas ações da covid-19

Governo vai cadastrar 14 categorias de profissionais da saúde para combate à Covid-19

Governo vai cadastrar 14 categorias de profissionais da saúde para combate à Covid-19


ROMAIN LAFABREGUE/AFP/JC
Cristine Pires
O Jornal do Comércio teve acesso, com exclusividade, a mais detalhes quanto à convocação feita nesta quinta-feira (2) pelo Ministério da Saúde a 14 categorias da área da saúde. O material sana algumas dúvidas recebidas pelo JC de seus leitores e encaminhadas ao Ministério.
O Jornal do Comércio teve acesso, com exclusividade, a mais detalhes quanto à convocação feita nesta quinta-feira (2) pelo Ministério da Saúde a 14 categorias da área da saúde. O material sana algumas dúvidas recebidas pelo JC de seus leitores e encaminhadas ao Ministério.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
No começo da tarde desta quinta, o link para o cadastro (registrarh-saude.dataprev.gov.br) saiu do ar, e muitos profissionais não conseguiram acessá-lo em função do grande volume de usuários no mesmo momento. A tendência é que o sistema se normalize ao longo do dia.
Médicos veterinários que conseguiram acessar o formulário de cadastro se depararam com a falta do campo Medicina Veterinária nas opções de marcação da profissão. Sem saber como proceder, entraram em contato com o telefone 136 e foram informados, erroneamente, que a sua categoria não precisava se cadastrar. 
O Ministério da Saúde, informado do problema pelo JC, disse que a orientação é incorreta e que os médicos veterinários são obrigados a se cadastrarem. No entanto, a reportagem não obteve retorno quanto ao procedimento correto no caso desses profissionais. Por enquanto, médicos veterinários que fizeram o cadastro obrigatório assinalaram a opção "outros".
Confira as orientações do Ministério da Saúde
Como realizar o cadastro?
O profissional deve acessar o e-mail enviado pelo seu respectivo Conselho Profissional para que realizem o cadastro junto ao Ministério da Saúde na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”.
O e-mail enviado pelo conselho contém o link para cadastro on-line no Ministério da Saúde. Em caso de não recebimento, o profissional deve acessar diretamente o link.
Para realizar o cadastro, o profissional deve seguir as seguintes etapas:
  1. Acessar o link disponível no e-mail ou diretamente no link https://registrarh-saude.dataprev.gov.br
  2. Informar o CPF do profissional e o e-mail que utiliza regularmente
  3. Clicar em enviar
  4. Ao clicar, a mensagem do sistema deve ser: “Acesso enviado com sucesso! Em breve você receberá um e-mail no endereço informado com o acesso ao sistema. Se necessário, verifique a caixa de spam. Agradecemos sua colaboração. Caso você não receba o e-mail em 24 horas, entre em contato com o 136”.
  5. Acessar o e-mail cadastrado e clicar no botão “Acessar Formulário” (este e-mail não deve ser deletado porque deve ser utilizado para atualizações do formulário).
  6. Preencher o formulário com dados do profissional
  7. Após o preenchimento, clicar em confirmar
  8. Ao clicar, a mensagem do sistema deve ser “Dados enviados com sucesso! Mantenha seus dados atualizados, para isso acesse o mesmo e-mail enviado para a realização do cadastro. Agora, clique no link abaixo para participar do curso “Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) Acessar o curso. Lembre-se! A sua colaboração pode salvar vidas”.
  9. O profissional também receberá o link do curso no e-mail cadastrado.
Você deve atualizar as informações do formulário em caso de mudanças de situação de emprego, especialização, eventual contágio pela COVID-19 e se deseja ou não fazer parte da ação “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” para o enfrentamento à COVID-19.
Mensagem de alerta “Este CPF ou e-mail já está cadastrado”?
Quando o profissional informa o CPF e o e-mail e aparece a mensagem de alerta “Este CPF ou e-mail já está cadastro. Caso queira atualizar suas informações, procure em sua caixa de e-mails a mensagem enviada pelo Ministério da Saúde” é o sinal de que o profissional já foi cadastrado anteriormente.
Se você precisa atualizar o cadastro, siga as seguintes etapas:
Acessar a caixa do e-mail cadastrado, procurar a mensagem enviada pelo Ministério da Saúde e clicar no botão “Acessar Formulário”.
Ao clicar, o profissional terá acesso ao formulário e poderá fazer as alterações necessárias.
Você deve atualizar as informações do formulário em caso de mudanças de situação de emprego, especialização, eventual contágio pela COVID-19 e se deseja ou não fazer parte da ação “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” para o enfrentamento à COVID-19.
Se o CPF e o e-mail não foram cadastrados pelo profissional
Solicitar os dados para encaminhar pela área técnica: nome completo, CPF, e-mail, qual o conselho profissional, número de inscrição no conselho profissional e descrever qual a dúvida/problema.
Se o CPF e o e-mail foram cadastrados pelo profissional, mas o e-mail do Ministério da Saúde foi deletado
Solicitar os dados para encaminhar pela área técnica: nome completo, CPF, e-mail, qual o conselho profissional, número de inscrição no conselho profissional e descrever qual a dúvida/problema.
Quem deve se cadastrar?
  • Os profissionais de saúde com registro nos 14 conselhos profissionais da área da saúde devem realizar o cadastro no “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” – Ação Estratégica para Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) do Ministério da Saúde.
  • Devido à situação de calamidade pública nacional oficialmente declarada, o cadastro é obrigatório.
  • Os Conselhos Profissionais da área da Saúde enviam e-mail aos profissionais registrados, orientando para que realizem o cadastro. O e-mail enviado também contém o link para o cadastro on-line do Ministério da Saúde. Em caso de não recebimento, o profissional deve acessar diretamente pelo link https://registrarh-saude.dataprev.gov.br
  • O Link também deve estar disponível no seu respectivo conselho ou no texto da Portaria nr. 580, de 27 de março de 2020.
As profissões regulamentadas e que possuem Conselhos Profissionais da área da Saúde são:
  1. Medicina
  2. Enfermagem
  3. Biologia
  4. Fonoaudiologia
  5. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  6. Farmácia
  7. Medicina Veterinária
  8. Educação Física
  9. Nutrição
  10. Odontologia
  11. Biomedicina
  12. Psicologia
  13. Serviço Social
  14. Técnicos em Radiologia
Como será a participação dos profissionais da saúde?
Após o preenchimento do cadastro no “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde” – Ação Estratégica para enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) do Ministério da Saúde, os profissionais deverão participar de cursos específicos, na modalidade educação a distância, sobre procedimentos para lidar com a pandemia do Coronavírus (COVID-19).
Devido a situação de calamidade pública nacional, oficialmente declarada, o cadastro e a capacitação são obrigatórios aos profissionais, contudo não implicam necessariamente em recrutamento.
Se você colocar no cadastro que concorda em fazer parte das Ações de enfrentamento ao do Coronavírus (COVID-19), ao concluir o curso, você poderá ser chamado a trabalhar em locais onde há necessidade premente. As diretrizes do recrutamento dos profissionais serão publicadas posteriormente.
Quais conselhos fazem parte da ação?
A ação é voltada para os profissionais de saúde dos 14 conselhos profissionais da Área da Saúde.
Segue a lista dos 14 Conselhos Profissionais da Área da Saúde:
  • Conselho Federal de Medicina (CFM)
  • Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)
  • Conselho Federal de Biologia (CFBIO)
  • Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFA)
  • Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO)
  • Conselho Federal de Farmácia (CFF)
  • Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)
  • Conselho Federal de Educação Física (CONFEF)
  • Conselho Federal de Nutrição (CFN)
  • Conselho Federal de Odontologia (CFO)
  • Conselho Federal de Biomedicina (CFBM)
  • Conselho Federal de Psicologia (CFP)
  • Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
  • Conselho Federal de Técnicos em Radiologia (CONTER)
Qualquer problema relacionado a sua inscrição no Conselho Profissional, por favor entre em contato com o respectivo Conselho.
Qual o prazo para cadastramento?
O prazo de cadastramento estará aberto enquanto as ações para o enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) estiverem vigentes, mas a orientação é para que o profissional faça o cadastro e a capacitação o mais breve possível.
Comentários CORRIGIR TEXTO