Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 02 de Abril de 2020 às 10:47

Ministério da Saúde pede cadastro de veterinários para ajudar no combate à Covid-19


CFMV/DIVULGAÇÃO/JC
O Ministério da Saúde pediu ao CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) o cadastro de médicos veterinários que possam ser recrutados para trabalhar no SUS (Sistema Único de Saúde) durante a pandemia. Segundo o Conselho, foram fornecidos os dados de 140 mil profissionais de todo o País.
O Ministério da Saúde pediu ao CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) o cadastro de médicos veterinários que possam ser recrutados para trabalhar no SUS (Sistema Único de Saúde) durante a pandemia. Segundo o Conselho, foram fornecidos os dados de 140 mil profissionais de todo o País.
 "Os médicos veterinários têm papel fundamental na preservação da saúde pública, uma vez que dedicam suas carreiras não apenas à saúde e ao bem-estar dos animais. As clínicas e consultórios veterinários são apenas algumas das atividades que compõem uma lista com mais de 80 áreas de atuação", destaca Lisandra Dornelles, presidente do CRMV-RS (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul), ao lembrar que, em 2011, a categoria foi integrada às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como NASF.
Desde então, esses profissionais têm a chancela do governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. É o médico veterinário quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. "Além disso, também são responsáveis pela segurança alimentar dos produtos de origem animal que chegam à mesa dos brasileiros", destaca Lisandra.
A convocação faz parte da ação estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).
Como vai funcionar
 
Antes de qualquer convocação, os médicos-veterinários brasileiros terão de preencher o formulário eletrônico chamado Registra RH - https://registrarh-saude.dataprev.gov.br, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 639, publicada nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial da União.
 
Para a segurança do processo, o ministério vai cruzar os dados dos formulários preenchidos pelos profissionais com as informações de cadastro enviadas pelo CFMV. O objetivo é confirmar que os profissionais realmente são médicos-veterinários e estão habilitados pelo conselho.
 
Após a fase de validação de cadastro, os profissionais de saúde terão de passar por capacitação obrigatória nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes). Os cursos serão a distância. Os médicos-veterinários receberão certificado de conclusão e só depois poderão ser convocados.
 
Durante o cadastro, o profissional informará se deseja fazer parte da ação estratégica do ministério "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde". Após registrar os dados, receberá um e-mail para se cadastrar na plataforma do curso online.
 
Em virtude da situação pandêmica de infecção humana da Covid-19, o Ministério da Saúde ressaltou, em seu comunicado oficial ao CFMV, “o caráter obrigatório do cadastramento dos profissionais e da participação na capacitação”. De acordo com a portaria, o ministério identificará e reportará ao conselho os dados do profissional que não se cadastrar e que não concluir os cursos de capacitação.
 
 
A Portaria pode ser conferida no link https://bit.ly/2R4NwbM
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO