Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 01 de Abril de 2020 às 14:18

Gramado e Canela já planejam ações para retomada pós-pandemia

Trade turístico de Gramado apoiou o fechamento de restaurantes, hotéis e outros serviços

Trade turístico de Gramado apoiou o fechamento de restaurantes, hotéis e outros serviços


PREFEITURA DE GRAMADO/DIVULGAÇÃO/JC
Adriana Lampert
Entre os principais destinos turísticos do Brasil, Gramado e Canela, na serra gaúcha, seguem com a determinação de manter fechadas as portas de hotéis, parques, pousadas, restaurantes e agências de viagens. Nesta quarta-feira (1), o governador Eduardo Leite oficializou decreto que fecha o comércio do Estado até 15 de abril, permitindo apenas serviços essenciais.
Entre os principais destinos turísticos do Brasil, Gramado e Canela, na serra gaúcha, seguem com a determinação de manter fechadas as portas de hotéis, parques, pousadas, restaurantes e agências de viagens. Nesta quarta-feira (1), o governador Eduardo Leite oficializou decreto que fecha o comércio do Estado até 15 de abril, permitindo apenas serviços essenciais.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
O prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, suspendeu ainda a publicação de um novo decreto que previa a flexibilização de algumas atividades econômicas no município.
Mesmo com as determinações do poder público para conter a progressão de casos de Covi-19 no Estado, a maioria das empresas já havia optado por encerrar as atividades, considerando a queda da demanda e também a importância de preservar a saúde dos clientes, funcionários e população da região.
“O trade está unido e muito bem instruído”, afirma o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches Thurler. Presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Turismo (Codetur)/Famurs, o gestor adianta que no decorrer desta semana a ideia é estender a campanha de conscientização para outras cidades do Estado.
“O momento não é de pensar em turismo, mas de resguardar a vida de quem faz o turismo acontecer, nos resguardar para que a cidade seja segura no futuro. É o momento de cuidar da família, ficar em casa”, explica Thurler. Segundo o secretário, o trade em Canela está ciente da importância de continuar com as empresas fechadas. Muitas delas estão dando férias coletivas, e fazendo de tudo para manter os funcionários, emenda.
“Neste momento estamos trabalhando em comunhão, construindo um plano estratégico da cidade de Canela para se preparar moralmente, psicologicamente e financeiramente para encarar o período que irá se suceder à crise”.
O foco, segundo o secretário de Turismo, é preservar “o patrimônio humano”, e gerar o legado de que o município fez a sua parte, em meio a medidas de contenção da pandemia. Atualmente, Canela não tem registros de casos de pessoas contaminadas com o novo coronavírus.
Na mesma linha, Gramado, cidade cuja economia está concentrada na atividade turística, mantém os decretos de calamidade pública e de fechamento de atividades comerciais que não envolvam serviços essenciais. De acordo com o prefeito da cidade, foram confirmados dois casos de pessoas que teriam desembarcado na cidade já infectadas pelo Covid-19.
“São duas mulheres estrangeiras, que estão em quarentena – uma está em residência privada e outra precisou ficar hospedada em um hotel, que mantém também toda a equipe segregada no empreendimento, por determinação da Vigilância Sanitária de Gramado”, diz o prefeito.
Segundo Bertolucci, o fechamento das empresas de turismo irá resultar em “prejuízos incontáveis”.
“Neste ponto, a classe hoteleira está agindo de forma correta, ajuizada e responsável, na medida em que os empresários, a partir de uma convocação minha, foram muito receptivos e concordaram que a solução era a paralisação das atividades.”
Sobre as flexibilizações que estão ocorrendo em alguns outros municípios da Serra Gaúcha, o prefeito de Gramado afirma que é visível que “os representante da hotelaria (destas localidades) estão em certo ponto bastante desconfortáveis”.
“Dá para entender, porque se sabe que pode haver um pico de contaminação mais para frente, em meados de abril, e eles terão que fechar novamente, e tudo isso acarreta em uma estrutura bastante complexa.”
O decreto que determinou o fechamento dos hotéis em Gramado ocorreu há cerca de duas semanas e desde então as empresas se adaptaram à realidade, concluindo estadias em andamento. Atualmente, todas estão com as portas fechadas por tempo indeterminado, havendo possibilidade de reabertura no dia 13 de abril, após o feriado de Páscoa.
“Vamos manter a decoração, mas todos os eventos que poderiam gerar aglomeração foram cancelados”, informa o prefeito. “Mesmo que os empresários pudessem ficar de portas abertas, não há demanda”, emenda o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur-Serra Gaúcha), Mauro Salles.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO