Porto Alegre, sábado, 17 de outubro de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 17 de outubro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

SERVIÇO

- Publicada em 14h29min, 24/03/2020.

Cartórios de Registro Civil orientam população a utilizar serviços online

Documentos de registro civil podem ser solicitados aos cartórios via online

Documentos de registro civil podem ser solicitados aos cartórios via online


LUIZ /ARQUIVO/JC
Os Cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Sul orientam a população para que concentrem as solicitações de serviços via plataforma online, evitando o deslocamento nas ruas e as aglomerações nos cartórios.
Os Cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Sul orientam a população para que concentrem as solicitações de serviços via plataforma online, evitando o deslocamento nas ruas e as aglomerações nos cartórios.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Por meio do portal eletrônico www.registrocivil.org.br é possível emitir segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de cartórios de todo o Brasil em formato digital, com o usuário recebendo o documento em casa ou com retirada na unidade cartorial mais próxima.
Pelo site também é possível realizar a busca de registros de nascimento, casamento e óbito nos casos em que não se sabe o cartório original. Segundo o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Arioste Schnorr, a orientação é para que as pessoas respeitem as medidas de prevenção à pandemia do coronavírus e permaneçam em casa. "Sabemos que existem compromissos que não podem ser adiados e necessitam dos serviços do Registro Civil, por isso, permaneceremos atendendo presencialmente, mas pedimos que as demandas que puderem ser resolvidas online, assim sejam feitas", destaca.
A solicitação dos documentos via portal oficial do Registro Civil possui os mesmos custos do serviço oferecido nos cartórios e obedecem às leis estaduais. O valor do frete de envio da segunda via não está incluso no valor. Após a confirmação dos pagamentos pela instituição bancária, o prazo de entrega do documento solicitado é de aproximadamente 10 dias úteis.Para as celebrações de casamentos, a Arpen/RS sugere aos cartórios a reorganização da agenda, evitando a concentração de pessoas.
Comentários CORRIGIR TEXTO