Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 22 de Março de 2020 às 14:02

Serra começa semana com indústria e comércio fechados

Em Caxias do Sul, bingo foi fechado e multado por desrespeitar proibição de funcionamento

Em Caxias do Sul, bingo foi fechado e multado por desrespeitar proibição de funcionamento


Secretaria de Urbanismo de Caxias do Sul/Divulgação/JC
Roberto Hunoff
A maioria das cidades da Região da Serra Gaúcha iniciará a semana com restrições ao funcionamento de indústrias, comércio e prestação de serviços. As prefeituras, entre sexta (20) e sábado (21), publicaram decretos com objetivo de reduzir a circulação de pessoas para evitar a propagação do coronavírus.
A maioria das cidades da Região da Serra Gaúcha iniciará a semana com restrições ao funcionamento de indústrias, comércio e prestação de serviços. As prefeituras, entre sexta (20) e sábado (21), publicaram decretos com objetivo de reduzir a circulação de pessoas para evitar a propagação do coronavírus.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Em linhas gerais, estão suspensas as atividades na indústria, construção civil, comércio de qualquer natureza, agências bancárias, lotéricas, cartórios, hotéis e motéis. Seguem autorizadas a funcionar as farmácias, lavanderias, distribuidoras de gás e água mineral, padarias, distribuidoras de luz e água, serviço de limpeza urbana e coleta de lixo, clínicas, laboratórios, hospitais e comércio de produtos para área da saúde, higiene e assepsia. Para evitar desabastecimento são também permitidas as atividades nas indústrias alimentícias, de produtos perecíveis, de alimentação animal, de higiene, limpeza e assepsia, e as que atendam aos serviços de saúde. Hotéis, motéis e pousadas estão proibidos de receber novos clientes. Os já hospedados podem permanecer até a data de seus checkouts.
Supermercados, mercearias e açougues poderão funcionar entre 8h e 20h, com equipe reduzida e restrição no atendimento aos clientes. O horário para postos de combustíveis é das 8h às 18h, de segunda a sábado, sem funcionamento aos domingos. Os restaurantes e lanchonetes têm autorização para o atendimento delivery e as clínicas veterinárias, em regime de plantão, para venda de rações e medicamentos.
No sábado (21), em novo decreto, a Prefeitura de Caxias do Sul determinou o fechamento do Centro Administrativo ao público a partir desta segunda-feira (23). Serão mantidos apenas os serviços imprescindíveis para a garantia e manutenção dos direitos fundamentais da sociedade.
Ao final da manhã de sábado, após percorrer diversas áreas da cidade, a Fiscalização da Secretaria do Urbanismo advertiu mais de 160 locais abertos, como mecânicas, salão de beleza, quadras de esporte, bares e lancherias. Todos fecharam no momento da abordagem. À noite, na área central, um bingo foi fechado pela fiscalização. Foram apreendidas 32 máquinas, 16 frequentadores advertidos e a funcionária encaminhada à Delegaria de Polícia. “O local, além de descumprir o decreto, promove atividade ilícita. Então multamos em R$ 35 mil”, informou o secretário do Urbanismo, João Uez. Também foi fechado um posto de gasolina, que funcionava além do horário permitido.
Em Caxias do Sul, o serviço de transporte coletivo urbano funciona com somente 25% da frota, algo como 85 ônibus. O uso é direcionado prioritariamente a profissionais da área da saúde, dos serviços públicos, de segurança pública e de abastecimento alimentar. Seguem funcionando os táxis e veículos por aplicativo com as regras de higiene já divulgadas.
A partir desta segunda (23), a companhia aérea Azul suspenderá o voo entre Caxias do Sul e Campinas (SP) pelo Aeroporto Hugo Cantergiani. De acordo com a empresa, outras 55 bases no Brasil paralisarão o funcionamento, pelo menos, até o dia 30 de junho. A cidade ainda segue com uma conexão com o Aeroporto de Congonhas, em dois horários, operados pela Gol.
De acordo com a administração, o movimento no aeroporto caiu bastante nos últimos dias. De uma ocupação média de 85%, em voos de 138 lugares, baixou para 36%.

Metalúrgicas fazem acordo para funcionamento de algumas áreas

O Sindicato das Indústrias Metalúrgica, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e região (Simecs) firmou acordo com a Prefeitura e Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia autorizando que algumas atividades sejam executadas nas dependências das empresas. A entidade enfatiza que as empresas devem seguir rigorosamente as orientações das autoridades de saúde quanto às normas de segurança recomendadas em função da Covid-19 para garantir a proteção da saúde dos trabalhadores e da comunidade.
As atividades permitidas são as de recursos humanos para encaminhamento da folhas de pagamento; financeiro para dar sequência às análises de crédito, faturamento e pagamentos; contabilidade para evitar futuras multas às empresa, pois ainda não há medidas que prorroguem prazos para apurações contábeis e fiscais; tecnologia da informação para suportar o funcionamento do regime de home office; expedição e recebimento para cumprir com obrigações acordadas com clientes e fornecedores, pois os contratos preveem multas em caso de não recebimento de mercadoria ou envio das mesmas; e serviços de limpeza para assegurar a higienização dos ambientes, vital para evitar a propagação do vírus é fundamental.

Flores da Cunha decreta toque de recolher

Em Flores da Cunha, a Prefeitura decretou, no sábado pela manhã, estado de calamidade pública pelo período de 15 dias. Além das medidas restritivas comuns, o documento instituiu o toque de recolher em todo o município, das 21h às 6h. O transporte coletivo urbano municipal e de fretamento de passageiros está operando com 50% da capacidade de passageiros sentados de cada veículo.
Já o Centro Empresarial lançou uma campanha de arrecadação de dinheiro para a compra de respiradores para uso nos hospitais da cidade. A iniciativa ainda tem o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Conselho de Segurança Pública e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Cada um contribui da forma que conseguir. Tomara que não seja preciso utilizar, mas, se for necessário, teremos condições de atender a quem precisar”, conclamou o presidente da entidade, Alessandro Cavagnoli. O objetivo é arrecadar R$ 126 mil.
Em Nova Pádua, pelo período de 10 dias, a contar de sexta (20), está suspensa a circulação de veículos de transporte coletivo urbano e de fretamento. Bares, restaurantes e similares só podem prestar serviços de teleentrega, vedado o atendimento presencial ao público. Hotéis também estão proibidos de receber novos hóspedes. As indústrias, respeitadas as restrições à circulação de pessoas, deverão operar com capacidade mínima. Por 30 dias estão proibidos eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.
Em Garibaldi, o prefeito Antonio Cettolin determinou, em decreto publicado na sexta, a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas, e tratamentos médicos específicos. Também determinou estudo ou investigação epidemiológica e requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipóteses em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa. Também dispensou a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do coronavírus.
O decreto fixa a suspensão temporária das atividades da Administração Pública, com exceção dos serviços essenciais, determinados por secretaria, que operarão em sistema de escala entre os servidores. A forma de compensação das horas, segundo o decreto, será definida posteriormente. Os restaurantes poderão operar desde que a lotação não exceda a 50% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento, mas com a orientação de priorizar os serviços de tele-entrega.
Em Farroupilha, na sexta-feira, a Prefeitura alterou de situação de emergência para de calamidade. Dentre as primeiras medidas sob o novo regime, suspendeu as atividades de indústrias não essenciais à população. Mercados e fruteiras devem limitar o acesso de uma pessoa por família, além de respeitar a distância de 1,5 metro entre os consumidores em filas.
Desta forma, as atividades da cadeia de serviços e comércios essenciais, como fornecedores, transporte e distribuição também estão autorizados a trabalhar.
As medidas restritivas, anunciadas pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, na sexta, têm validade até o dia 5 de abril. Foi criada linha exclusiva no transporte público coletivo destinada ao atendimento de trabalhadores dos serviços essenciais, principalmente nas áreas da saúde e segurança.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO