Porto Alegre, sábado, 17 de outubro de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 17 de outubro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mobilidade

- Publicada em 10h21min, 22/03/2020. Atualizada em 21h32min, 22/03/2020.

Ônibus de Porto Alegre terão frota reduzida e horários para uso por idosos e estudantes

Idosos não podem usar os ônibus nos horários de  pico; estudantes apenas das 11h até 14h30min

Idosos não podem usar os ônibus nos horários de pico; estudantes apenas das 11h até 14h30min


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
A Prefeitura de Porto Alegre ampliou as restrições ao transporte coletivo urbano e metropolitano, transporte privado de passageiros, transporte individual público e privado. A partir desta segunda-feira (23), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aplica uma redução na tabela horária entre 10% e 50% na oferta de linhas.
A Prefeitura de Porto Alegre ampliou as restrições ao transporte coletivo urbano e metropolitano, transporte privado de passageiros, transporte individual público e privado. A partir desta segunda-feira (23), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aplica uma redução na tabela horária entre 10% e 50% na oferta de linhas.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
O decreto assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior na noite de sexta-feira (20) envolve outras medidas, como horários para uso dos ônibus por idosos e estudantes.
As medidas foram publicadas no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e fazem parte das ações de combate à pandemia do coronavírus. A fiscalização será realizada pela EPTC e outros agentes. A redução de passageiros até a quinta-feira foi de 50% em relação à semana anterior. A consulta sobre horários das linhas deve ser feita no aplicativo do TRI.

Novas medidas no transporte de Porto Alegre 

- Limite de passageiros conforme a disponibilidade de assentos, não podem ser transportados em pé;
- A restrição de circulação de idosos, nos horários de pico das 6h às 9h e das 16h às 19h;
- Com a suspensão das aulas, estudantes podem utilizar o transporte das 11h às 14h30, para garantir acesso à refeição servida nas escolas;
- Manter à disposição, na entrada e saída do veículo, álcool gel 70%, para utilização dos passageiros, motoristas e cobradores;
- As concessionárias e permissionárias de transporte coletivo devem observar rigorosamente a tabela horária dos transportes coletivos fornecida pela EPTC sob pena de responsabilização pessoal civil e penal de seus respectivos administradores
Sobre táxis e aplicativos de transporte seguem as medidas anteriores. Os veículos devem passar por uma limpeza a cada viagem, disponibilizar álcool gel 70% aos passageiros, circular com as janelas abertas e higienizar equipamentos eletrônicos, como máquinas de cartão crédito e débito.
Recomendações aos usuários de táxis e aplicativos:
- Higienizar as mãos antes e depois de cada viagem;
- Evitar contato desnecessário com as diversas partes do veículo;
- Seguir a etiqueta respiratória: proteger boca e nariz ao tossir e espirrar;
- Preferir a realização de pagamento com cartões de crédito e débito.
As determinações podem ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.
Comentários CORRIGIR TEXTO