Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 20 de Março de 2020 às 19:37

Governo do Estado proíbe bloqueios em entradas de cidades gaúchas

Leite anunciou abertura de 216 novos leitos para tratar casos de Covid-19

Leite anunciou abertura de 216 novos leitos para tratar casos de Covid-19


GOVERNO DO ESTADO/DIVULGAÇÃO/JC
Diego Nuñez
Em pronunciamento nos canais oficiais do Palácio Pirartini, o governador Eduardo Leite anunciou a publicação com uma série de decretos envolvendo a crise de coronavírus no Rio Grande do Sul. Até as 19h desta quinta-feira (20), eram 49 casos confirmados no Estado.
Em pronunciamento nos canais oficiais do Palácio Pirartini, o governador Eduardo Leite anunciou a publicação com uma série de decretos envolvendo a crise de coronavírus no Rio Grande do Sul. Até as 19h desta quinta-feira (20), eram 49 casos confirmados no Estado.
Leite determinou a proibição de município gaúchos fecharem entradas de cidades e restringirem o acesso da população.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Algumas cidades do interior e do litoral passaram a adotar bloqueios em acessos e toque de recolher com a expectativa de conter o avanço do Covid-19. A prefeitura de Capão da Canoa, por exemplo, montou barricadas com pedras em quase todos os acessos da cidade e está monitorando quem chega, buscando procedência, se tem imóvel no balneário e por que está na cidade.
O governador acredita que a “medida não é adequada”: “ Não podemos restringir acesso de cidadãos aos municípios. É importante que os prefeitos compreendam limites de suas ações”.
Na transmissão, Leite reconheceu que a transmissão do vírus já é comunitária em todo o Estado. Ou seja, o novo conronavírus circula sem controle no Rio Grande do Sul e já não se pode mais rastrear sua origem. 11 cidades gaúchas já confirmaram casos. Até as 19h desta sexta-feira (20), foram registrados oito novos casos no dia.
“Se você acha que essa doença não está perto de você, você está errado”, avisou o governador, em resposta a “quem acha que quarentena é férias”. “Não é”, determinou.
Com a pretensão de conter o contágio no litoral, o tucano determinou a interdição das praias gaúchas. O acesso à orla, onde a areia encontra o mar, está proibido.
O governo também determina a obrigação de funcionamento de atividades e serviços considerados essenciais, como assistência medica e hospitalar, comercialização de remédios e produtos de higiene, fornecimento de água, coleta de lixo, tratamento de esgoto, serviço de telecomunicações, segurança privada, serviços funerários, e a imprensa.
Leite anunciou ainda que os laboratórios aptos a fazerem testes que confirmem ou descartem novos casos de Covis-19 funcionarão também aos sábados e domingos. Eles terão também foco de testes contínuos em profissionais da saúde.
O Estado ganhará 216 novos leitos especificamente para tratar casos de coronavírus.
Outra restrição apresentada é o de funcionamento de lojas de conveniência em postos de combustível, que passarão a fechar a partir das 19h. A medida foi adota após relatos de concentrações de pessoas durante a noite para consumo de bebidas alcoólicas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO