Porto Alegre, sábado, 17 de outubro de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 17 de outubro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Governo do Estado

- Publicada em 19h37min, 20/03/2020. Atualizada em 02h45min, 22/03/2020.

Governo do Estado proíbe bloqueios em entradas de cidades gaúchas

Leite anunciou abertura de 216 novos leitos para tratar casos de Covid-19

Leite anunciou abertura de 216 novos leitos para tratar casos de Covid-19


GOVERNO DO ESTADO/DIVULGAÇÃO/JC
Diego Nuñez
Em pronunciamento nos canais oficiais do Palácio Pirartini, o governador Eduardo Leite anunciou a publicação com uma série de decretos envolvendo a crise de coronavírus no Rio Grande do Sul. Até as 19h desta quinta-feira (20), eram 49 casos confirmados no Estado.
Em pronunciamento nos canais oficiais do Palácio Pirartini, o governador Eduardo Leite anunciou a publicação com uma série de decretos envolvendo a crise de coronavírus no Rio Grande do Sul. Até as 19h desta quinta-feira (20), eram 49 casos confirmados no Estado.
Leite determinou a proibição de município gaúchos fecharem entradas de cidades e restringirem o acesso da população.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Algumas cidades do interior e do litoral passaram a adotar bloqueios em acessos e toque de recolher com a expectativa de conter o avanço do Covid-19. A prefeitura de Capão da Canoa, por exemplo, montou barricadas com pedras em quase todos os acessos da cidade e está monitorando quem chega, buscando procedência, se tem imóvel no balneário e por que está na cidade.
O governador acredita que a “medida não é adequada”: “ Não podemos restringir acesso de cidadãos aos municípios. É importante que os prefeitos compreendam limites de suas ações”.
Na transmissão, Leite reconheceu que a transmissão do vírus já é comunitária em todo o Estado. Ou seja, o novo conronavírus circula sem controle no Rio Grande do Sul e já não se pode mais rastrear sua origem. 11 cidades gaúchas já confirmaram casos. Até as 19h desta sexta-feira (20), foram registrados oito novos casos no dia.
“Se você acha que essa doença não está perto de você, você está errado”, avisou o governador, em resposta a “quem acha que quarentena é férias”. “Não é”, determinou.
Com a pretensão de conter o contágio no litoral, o tucano determinou a interdição das praias gaúchas. O acesso à orla, onde a areia encontra o mar, está proibido.
O governo também determina a obrigação de funcionamento de atividades e serviços considerados essenciais, como assistência medica e hospitalar, comercialização de remédios e produtos de higiene, fornecimento de água, coleta de lixo, tratamento de esgoto, serviço de telecomunicações, segurança privada, serviços funerários, e a imprensa.
Leite anunciou ainda que os laboratórios aptos a fazerem testes que confirmem ou descartem novos casos de Covis-19 funcionarão também aos sábados e domingos. Eles terão também foco de testes contínuos em profissionais da saúde.
O Estado ganhará 216 novos leitos especificamente para tratar casos de coronavírus.
Outra restrição apresentada é o de funcionamento de lojas de conveniência em postos de combustível, que passarão a fechar a partir das 19h. A medida foi adota após relatos de concentrações de pessoas durante a noite para consumo de bebidas alcoólicas.
Comentários CORRIGIR TEXTO