Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 19 de Março de 2020 às 03:00

Banrisul ampliará oferta de crédito

Reunido com secretários e presidentes de bancos, Eduardo Leite quer fazer movimentos maiores

Reunido com secretários e presidentes de bancos, Eduardo Leite quer fazer movimentos maiores


/ITAMAR AGUIAR/PALÁCIO PIRATINI/JC
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quarta-feira, as primeiras medidas para minimizar os prejuízos causados pela pandemia de coronavírus na economia gaúcha. 
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quarta-feira, as primeiras medidas para minimizar os prejuízos causados pela pandemia de coronavírus na economia gaúcha. 
Para isso, o Banrisul ampliará a oferta de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Algumas das principais ações serão voltadas a pessoas jurídicas. Será concedida carência de até dois meses no pagamento de prestações de dívidas contraídas pelas empresas junto ao banco. Além disso, os empreendedores que já tiverem alcançado o limite de endividamento em relação ao Banrisul poderão ampliar esse limite em até 10%.
As ações foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite (PSDB), reunido com os secretários da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, e do Planejamento, Leany Lemos (PSB), e com os representantes do Banrisul, do BRDE e do Badesul. 
O governador apresentou três frentes de atuação do governo: ampliação da assistência social aos trabalhadores autônomos mais carentes, apoio aos governos, que terão queda na arrecadação, e crédito para empreendedores, com o objetivo de evitar demissões.
"Queremos fazer movimentos maiores a respeito de prazos para o pagamento de tributos das empresas junto ao governo do Estado, mas a nossa capacidade é muito limitada. Quem tem capacidade de emitir títulos da dívida e até moeda para fazer frente a isso é o governo federal, então isso é indelegável, precisamos desse apoio", afirmou Leite.
O secretário da Fazenda destacou que os demais Estados estão se organizando para, em conjunto, demandar um maior suporte da União. No caso do Banrisul, as medidas iniciais para pessoas físicas incluem a disponibilização de R$ 11 bilhões em crédito e o aumento automático de 10% no limite do Banricompras.
Para pessoas jurídicas, entre microempreendedores, pequenas e médias empresas, o banco dará carência de dois meses no pagamento de prestações de dívidas contraídas junto ao banco; para os que estão no limite da capacidade de crédito, ampliação de 10% no limite; R$ 3 bilhões disponíveis e pré-aprovados para pessoas jurídicas que estejam no limite da capacidade de crédito; e o prolongamento, para até 3 anos, no prazo para pagamento de parcelas referentes a empréstimos para o custeio da safra, em atenção aos produtores rurais.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO