Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

ENTIDADES

- Publicada em 16 de Julho de 2019 às 03:00

Sindilojas lança aplicativo voltado para pequenos e médios comerciantes

Consumidores podem pesquisar produtos e efetuar compras com descontos exclusivos pelo app

Consumidores podem pesquisar produtos e efetuar compras com descontos exclusivos pelo app


SINDILOJAS/DIVULGAÇÃO/JC
O Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Porto Alegre lançou, durante a 7ª Feira Brasileira do Varejo, realizada em maio, o aplicativo de compras Poupei. A novidade, que utiliza tecnologia de geolocalização, traz facilidades para lojistas e consumidores, oferecendo um novo canal de vendas e relacionamento para as lojas da Capital.
O Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Porto Alegre lançou, durante a 7ª Feira Brasileira do Varejo, realizada em maio, o aplicativo de compras Poupei. A novidade, que utiliza tecnologia de geolocalização, traz facilidades para lojistas e consumidores, oferecendo um novo canal de vendas e relacionamento para as lojas da Capital.
Por meio do Poupei, consumidores podem pesquisar produtos e efetuar compras com descontos exclusivos de onde estiverem, trazendo agilidade e praticidade para o dia a dia. A retirada do produto é facilitada por meio da leitura de um QRcode, um código de barras bidimensional, gerado após a confirmação do pagamento, que deve ser apresentado direto na loja física.
Desde o lançamento do aplicativo, cerca de 150 lojistas já fizeram o cadastro para começar a operar. O desenvolvimento do Poupei começou no segundo semestre do ano passado, quando a entidade fechou parceria com uma startup de tecnologia para o desenvolvimento do app.
Conforme explica o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, a iniciativa partiu do próprio sindicato, que tem preocupação em desenvolver soluções tecnológicas e rápidas para os lojistas. "Sabemos que as grandes redes têm maior chance de desenvolverem suas próprias tecnologias, e nós entramos nesse projeto para ajudarmos o pequeno e médio comerciante", conta.
O utilitário é operado pelo próprio lojista. Após manifestar interesse em participar do Poupei e realizar os trâmites necessários, ele pode montar sua própria loja virtual, com os produtos que pretende comercializar por ali.
Os consumidores que estiverem nas redondezas serão alertados sobre a loja através da geolocalização e poderão conferir preços e efetuar as compras diretamente pelo app, com pagamento via cartão de crédito. O vendedor recebe o aviso de venda e o valor é depositado na conta informada, com o desconto de taxas administrativas cobradas, que giram em torno de 8% do valor final.
A ferramenta funciona com a tecnologia O2O (online to off-line), que permite ao consumidor fazer as compras online e realizar a retirada na loja. Inicialmente, não está prevista a possibilidade de entrega na residência dos clientes.
Para Kruse, essa é uma forma de melhorar o faturamento dos pequenos comerciantes, que podem, inclusive, transformar o Poupei em uma forma de renda extra. "Nós não cobramos nada para os comerciantes participarem do aplicativo, apenas as taxas operacionais são descontadas de cada venda. Então, é extremamente vantajoso estar presente no aplicativo, pois é a chance incrementar o faturamento", ressalta o presidente do Sindilojas.
Kruse conta que uma equipe da entidade está percorrendo as lojas de Porto Alegre para informar aos empresários sobre a iniciativa e estimulá-los a entrarem no aplicativo, sob o pretexto de terem uma nova forma de venda para os seus comércios. A ideia é chegar a duas mil lojas cadastradas até o final do ano e criar uma base de 30 mil clientes que tenham baixado e utilizado o Poupei. "Queremos trazer ao cliente mais agilidade para efetuar as compras, com praticidade e segurança. Ao lojista, estamos oportunizando mais um canal para ofertarem seus produtos", afirma. A equipe de desenvolvimento está trabalhando para acrescentar novas demandas, mas irá aguardar os primeiros meses de feedbacks dos usuários e dos vendedores para decidir quais ações serão prioridade.

Empresas que não sejam associadas ao Sindicato também podem se cadastrar para uso do Poupei

Paulo Kruse explica que essa estratégia é usada para justamente oferecer o maior número de opções possíveis

Paulo Kruse explica que essa estratégia é usada para justamente oferecer o maior número de opções possíveis


SINDILOJAS/DIVULGAÇÃO/JC
Uma das iniciativas do Sindilojas para angariar mais lojas para o Poupei é abrir o aplicativo para uso de empresas que não estão na base de associadas ao sindicato. O presidente, Paulo Kruse, explica que essa estratégia é usada para justamente oferecer o maior número de opções possíveis ao consumidor e, por conseguinte, evitar que os comerciantes de menor porte necessitem gastar com o desenvolvimento de uma plataforma própria.
Atualmente, o Sindilojas tem cerca de 18 mil empresas na sua base. Comércio de calçados flores e plantas, livros, maquinismo, ferragens e tintas (utensílios e ferramentas), material de escritório e papelaria, material elétrico e aparelhos eletrodomésticos, material médico, hospitalar e científico, pet shops e vestuário estão entre os segmentos representados.
Uma das razões pelas quais o Sindilojas decidiu levar à frente o desenvolvimento do aplicativo Poupei foi tentar criar uma aderência maior dos consumidores para com lojas até então desconhecidas. "Ao se cadastrar na plataforma, o lojista também estará investimento em publicidade para o seu negócio, afinal de contas, haverá um indicador sobre a loja que despertará o interesse do consumidor", explica Kruse.
Para o dirigente da entidade, os comerciantes não podem ter qualquer tipo de interferência na sua relação de venda com os clientes. "O lojista precisa ter o menor atrito possível na hora de vender. Não pode perder venda por qualquer aspecto. Nosso aplicativo é como se fosse uma vitrine virtual de produtos e serviços, cuja pretensão é expor a intenção de venda e seduzir o cliente", afirma.