Porto Alegre, quarta-feira, 12 de setembro de 2018.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

Tecnologia

Not�cia da edi��o impressa de 12/09/2018. Alterada em 12/09 �s 14h48min

Banco acompanha a rapidez da transforma��o digital

BanriSaque Digital permite ao cliente sacar dinheiro nos terminais sem uso de cart�o f�sico

BanriSaque Digital permite ao cliente sacar dinheiro nos terminais sem uso de cart�o f�sico


/BANRISUL/DIVULGA��O/JC
"Quem não estiver preparado para as mudanças tecnológicas vai ficar sucateado", afirma sem medo de exagerar o diretor de Tecnologia da Informação do Banrisul, Jorge Krug. E é justamente para acompanhar a rapidez das transformações no mundo digital que o banco investe alto em Tecnologia da Informação (TI). Além da modernização tecnológica, há uma preocupação constante em aprimorar os mecanismos e processos para garantir a privacidade e a segurança de dados dos cerca de 4 milhões de clientes ativos. "O banco não poderia estar fora do cenário de transformação digital", pondera Krug, ao afirmar que o Banrisul se preparou de uma forma muito estruturada para esta jornada. Os canais digitais já representam quase a metade do total das operações realizadas, mostrando a alteração do perfil do cliente, que aumentou o uso de dispositivos móveis e quer cada vez mais comodidade - sem abrir mão da segurança.
Há, no entanto, uma parcela de usuários que não abre mão de ir até a agência física para conversar com o gerente e o banco também não pretende deixar de receber esses clientes. "Estamos em uma fase de transição da sociedade e temos de ter o banco pronto para os dois perfis de clientes", observa o diretor de TI. Ele lembra que o BanriSaque Digital já uniu os mundos físico e virtual. O sistema permite aos correntistas realizar saques e autorizar terceiros a sacar nos Caixas Eletrônicos Banrisul (ATMs Banrisul) sem a utilização de cartão físico. O saque é autorizado através do aplicativo Banrisul Digital para dispositivos móveis, gerando um código de autorização, para a realização do saque.
O diretor de TI considera que o próximo grande passo de modernização das instituições financeiras será uma evolução do banco digital e terá o uso de inteligência artificial como protagonista. Por isto, as estruturas e as equipes precisam estar preparadas. "O cliente do futuro quer um banco rápido e também pronto para fazer negócios rapidamente", observa. Para dar suporte a essas transformações, o Banrisul conta com uma base tecnológica de primeiro mundo com duas máquinas mainframe de última geração e prepara a construção de outro data center no bairro Teresópolis. No centro das operações, uma equipe de cerca de mil pessoas se empenha no desenvolvimento de novos serviços e na implantação de melhorias.
O Banrisul também fomenta o debate externo em torno das novas tecnologias. Desde 2008, promove um fórum internacional de TI e na edição realizada neste ano o tema foi "A era da inovação disruptiva". O evento contou com aproximadamente 3 mil participantes e palestras de especialistas do Brasil e do exterior.

Nova unidade para um novo banco

A �rea de Tecnologia da Informa��o (TI) do Banrisul ganhou uma quinta unidade em fevereiro deste ano, a de Transforma��o Digital, respons�vel por pensar o novo banco, com o olhar voltado para al�m dos modelos tradicionais e conhecidos de atendimento e presta��o de servi�os.

O diretor de TI do Banrisul, Jorge Krug, explica que a ideia � adotar um modelo de desenvolvimento de sistemas diferente, provocando uma mudan�a na cultura da TI e do pr�prio banco. "Estamos muito atentos �s novas tecnologias e � prepara��o do suporte tecnol�gico e das pessoas para este novo cen�rio." As outras unidades j� existentes s�o voltadas � governan�a, desenvolvimento, tecnologia e seguran�a.

O objetivo � dotar o banco de uma governan�a orquestrada entre a transforma��o digital e os objetivos estrat�gicos da institui��o. A meta � promover a cultura das entregas r�pidas, com foco em solu��es que melhor atendam �s experi�ncias dos clientes. Tudo isto a partir do est�mulo do trabalho com equipes multidisciplinares. Como resultado, j� houve o desenvolvimento de solu��es para abertura de conta e de servi�o relacionado � negocia��o e d�vidas em atraso no aplicativo Banrisul Digital.

Os n�meros comprovam que as entregas precisam ser cada vez mais r�pidas porque, al�m de ter um peso expressivo na movimenta��o banc�ria, a ades�o ao uso dos canais digitais n�o para de crescer. O aplicativo Banrisul Digital teve uma expans�o de 34,5% no primeiro semestre em compara��o aos seis primeiros meses do ano passado e registrou 92,3 milh�es de acessos pelos canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office). A quantidade de transa��es financeiras e o volume transacionado por esses canais tamb�m continuam aumentando: 23,8% nas opera��es e 13,5% no volume.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia