Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Tecnologia

- Publicada em 19 de Dezembro de 2021 às 10:56

Facebook Protect deixa usuários sem acesso à rede social

Serviço normalizou para alguns usuários às 11h30min, mas muitos seguem sem acesso

Serviço normalizou para alguns usuários às 11h30min, mas muitos seguem sem acesso


Daniel Guedes/Divulgação/JC
Atualizada às 14h45min - Quem tentou entrar no Facebook na manhã deste domingo (19) foi pego de surpresa ao não conseguir acessar sua página. A primeira mensagem que aparece ao digitar o endereço da rede social é "Ative o Facebook Protect para desbloquear a sua conta". A partir de então, aparece o passo a passo com os procedimentos recomendados para liberação.
Atualizada às 14h45min - Quem tentou entrar no Facebook na manhã deste domingo (19) foi pego de surpresa ao não conseguir acessar sua página. A primeira mensagem que aparece ao digitar o endereço da rede social é "Ative o Facebook Protect para desbloquear a sua conta". A partir de então, aparece o passo a passo com os procedimentos recomendados para liberação.
A questão é que isso não acontece. As três opções finais, que são oferecidas para que o internauta decida qual método quer utilizar para proteger sua página, estão indisponíveis. Não importa qual delas o usuário tente para habilitar seu perfil, o recado é o mesmo: "Ocorreu um erro. Há um problema técnico com esse recurso. Estamos trabalhando para corrigi-lo." A situação levou o assunto a ser um dos mais comentados no Twitter nesta manhã. Às 11h30min, o Facebook voltou a funcionar para alguns usuários, mas muitos ainda permaneciam com as contas bloqueadas.
O problema não atinge apenas o Brasil. No Twitter, internautas de diversos países, entre eles Itália, França e Alemanha, por exemplo, questionaram o bloqueio e exigiram explicações. Até às 14h30 deste domingo, o Facebook ainda não havia se manifestado sobre o ocorrido.

O que diz o Facebook Protect:

1 - Ative o Facebook Protect para desbloquear sua conta
Conta bloqueada em 18 de Dezembro de 2021. Adotamos essa precaução para manter a sua conta segura enquanto você ativa medidas de segurança adicionais. Você deve ativar o Facebook Protect para desbloquear a sua conta. Orientaremos você pelo processo com algumas etapas rápidas.
2 - Seja bem-vinda ao Facebook Protect
Como a sua conta tem o potencial de alcançar muitas pessoas, ela exige um nível mais alto de segurança. Criamos esse programa de segurança para ajudar a proteger contas como a sua.
Já ativamos as proteções de segurança avançada para você no login.
Em seguida, mostraremos os detalhes do programa e ajudaremos você a ativar totalmente o Facebook Protect.
3 - A segurança avançada que está sempre em alerta
Mais segurança no login para garantir que somente você possa acessar a sua conta.
Atualizações de segurança regulares e comandos interativos proativos quando lançamos alguma novidade.
Para concluir a ativação do Facebook Protect, verificaremos rapidamente se há vulnerabilidades na sua conta.
4 - Verificamos se há vulnerabilidades na sua conta
Encontramos um problema que você precisa corrigir antes de ativar o Facebook Protect.
Ativar autenticação de dois fatores - Solicitamos esse recurso para o Facebook Protect porque ele nos ajuda a fornecer o mais alto nível de segurança no login.
Sua senha está OK - Você pode alterar a senha a qualquer momento nas configurações da sua conta.
5 - Ativar autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é uma das medidas de segurança mais eficazes do Facebook Protect. 
A autenticação de dois fatores nos ajuda a proteger sua conta contra acessos não autorizados, mesmo que alguém tenha a sua senha.
6 - Selecione um método de segurança
( ) Aplicativo de autenticação: Selecione um método de segurança como o Google Authenticator ou Duo Mobile para gerar códigos de verificação e ter mais proteção.
( ) Mensagem de Texto (SMS): Use mensagens de texto (SMS) para receber códigos de verificação. Para sua proteção, os números de telefone usados para autenticação de dois fatores não poderão ser usados para redefinir sua senha quando a autenticação de dois fatores estiver ativada.
( ) Chave de segurança: Use uma chave de segurança física para ajudar a proteger sua conta do Facebook contra o acesso não autorizado. Você não precisará inserir um código
Ao clicar em qualquer uma das opções disponíveis, a resposta é sempre a mesma:
7 - Ocorreu um erro
Há um problema técnico com esse recurso. Estamos trabalhando para corrigi-lo.

Adoção da ferramenta no Brasil foi anunciada no começo de dezembro

No dia 2 de dezembro, Nathaniel Gleicher, líder de Políticas de Segurança da Meta, anunciou a implantação do Facebook Protect no Brasil. A Meta foi escolhida por Mark Zuckerberg para expandir a ferramenta de segurança no País. Curiosos a respeito da falha no sistema na manhã deste domingo (19), muitos internautas foram em busca de informações sobre a empresa.  
Confira o que disse o executivo da Meta no dia do anúncio:
Estamos expandindo o Facebook Protect, nosso programa de segurança para grupos com maior risco de serem alvos de hackers maliciosos, como defensores dos direitos humanos, jornalistas e funcionários de governo.
Nenhuma ação é necessária, a menos que você seja solicitado a se cadastrar.
Também estamos facilitando a configuração da autenticação em duas etapas para esses grupos com maior risco de terem suas contas comprometidas.
Como parte das nossas melhorias contínuas em segurança, estamos expandindo o Facebook Protect, um programa desenvolvido para pessoas com alto risco de serem alvos de hackers maliciosos, incluindo defensores dos direitos humanos, jornalistas e funcionários do governo.
Esses grupos estão no centro de comunidades-chave para o debate público. São grupos essenciais para permitir eleições democráticas, manter governos e organizações responsáveis por suas ações e defender direitos humanos ao redor do mundo.
O Facebook Protect ajuda esses grupos de pessoas a adotar proteções mais fortes para suas contas, como a autenticação em duas etapas, e monitora potenciais ameaças de invasão.
Esse programa foi testado pela pela primeira vez em 2018 e o expandimos para as eleições de 2020 nos Estados Unidos. Começamos a expandir o Facebook Protect para outros lugares em setembro. Desde então, mais de 1,5 milhão de contas passaram a integrar o programa. Dessas, quase 950 mil ativaram a autenticação em duas etapas que antes não possuíam. Estamos a caminho de expandir o programa para mais de 50 países até o fim deste ano, incluindo o Brasil.
Nenhuma ação é necessária a menos que você receba uma notificação no Facebook de que você está qualificado para se cadastrar.
Proteções obrigatórias para pessoas sob maior ameaça
A autenticação em duas etapas – principalmente por meio de aplicativos de autenticação de terceiros – melhora a segurança de suas contas online de forma significativa. No momento, qualquer pessoa pode – e deve – ativar essa funcionalidade.
No entanto, esse recurso tão importante tem sido historicamente pouco utilizado na Internet – até mesmo por pessoas mais suscetíveis de serem alvo de hackers mal-intencionados, como é o caso de jornalistas, ativistas e candidatos políticos, entre outros.
Com o Facebook Protect, trabalhamos para tornar a ativação e o uso da autenticação em duas etapas o mais simples possível para esses grupos de pessoas, fornecendo uma melhor experiência e suporte ao usuário. Sabemos que sempre haverá um grupo pequeno de usuários que não irá se registrar imediatamente, por exemplo aqueles que não estão ativos na nossa plataforma há algum tempo. Porém, acreditamos que esse é um passo importante para comunidades mais suscetíveis a ataques online. O que temos visto até agora é encorajador: nos primeiros testes que fizemos, ao simplificar as notificações para registro, aumentar o suporte aos usuários e exigir a adoção do Facebook Protect, mais de 90 por cento desses grupos aderiram ao programa em um mês.
Nos próximos meses, iremos expandir de maneira cuidadosa o Facebook Protect globalmente. Estamos muito animados com os primeiros resultados e continuaremos a aperfeiçoar o programa com o tempo.
Nathaniel Gleicher, líder de Políticas de Segurança da Meta