Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Consumo

- Publicada em 14 de Dezembro de 2021 às 12:28

Rappi cresce 260% em novo serviço em Porto Alegre

Dhaese destaca atenção às peculiaridades do consumidor gaúcho

Dhaese destaca atenção às peculiaridades do consumidor gaúcho


rappi/divulgação/jc
Porto Alegre acendeu o sinal de alerta nos mapas de entregas da Rappi, aplicativo de delivery, e por um bom motivo. A Capital gaúcha apresenta um crescimento orgânico de 260% ao mês na utilização do mais novo serviço da companhia, o Turbo, que oferece entrega de produtos em até 10 minutos.
Porto Alegre acendeu o sinal de alerta nos mapas de entregas da Rappi, aplicativo de delivery, e por um bom motivo. A Capital gaúcha apresenta um crescimento orgânico de 260% ao mês na utilização do mais novo serviço da companhia, o Turbo, que oferece entrega de produtos em até 10 minutos.
Fundada em 2015 na Colômbia, a Rappi chegou ao Brasil em 2017 e, no ano seguinte já estava atenta ao potencial do mercado do Rio Grande do Sul, quando deu início às operações na Capital.
Com base no uso do aplicativo, a companhia começou a conhecer o perfil do consumidor gaúcho e entender suas peculiaridades. “Uma característica geral é mais intensa no Rio Grande do Sul, que é a compra hiper local, ou seja, o público busca restaurantes, redes de farmácias e de mercados de forma muito regionalizada, o que nos levou a intensificar a conexão com comunidades locais”, relata Eric Dhaese, General Manager do Rappi.
Essa configuração levou a Rappi a estreitar parcerias com estabelecimentos de referência para os gaúchos, com o Grupo Press, Farmácias Panvel e Asun Supermercados, nomes conhecidos dos consumidores. “Levar empresas tradicionais para dentro da plataforma foi uma estratégia importante e que tem apresentado ótimos resultados”, conta Dhaese, ao explicar que todas as verticais (como a empresa denomina as categorias do app) apresentam desempenho ascendente. “Restaurantes, farmácias e mercados estão em constante crescimento”, comemora o executivo.
E não foi só essa a adaptação que a companhia fez para atender o consumidor gaúcho levando em conta seu perfil. “Descobrimos que uma das palavras mais buscadas na categoria de restaurantes do aplicativo era ‘xis’, mais até mesmo do que ‘pizza’, que é uma das mais procuradas”, conta Dhaese.
A partir daí, a Rappi criou a categoria ‘xis’ para facilitar a busca. O prato é típico do Rio Grande do Sul, que oferece uma infinidade de recheios em um pão prensado feito especialmente para a iguaria, é uma adaptação do cheeseburguer dos Estados Unidos.
A expectativa, agora, é que a mais recente modalidade lançada pela empresa de delivery também siga em expansão no mercado gaúcho. As lojas que abastecem os pedidos - as chamadas dark stores - são próprias e estão localizadas no Centro, Cidade Baixa, Menino Deus e Passo D'Areia.
Para cumprir a entrega no prazo de 10 minutos, são aceitos pedidos em um raio de dois a três quilômetros desses minicentros de distribuição, o que limita o serviço, no momento, a oito bairros: São João, Higienópolis, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Passado D'areia, Cidade Baixa, Centro e Menino Deus. “Este cuidado é essencial porque a proposta é que a compra de mercado e mercearia seja praticamente instantânea”, explica Dhaese.
A resposta do público, diz, tem sido mais do que positiva. “Temos uma taxa de retenção (clientes que voltam a comprar) três vezes maior na entrega rápida do que em outros serviços”, relata. A ideia é expandir o Turbo para outras regiões de Porto Alegre, com abertura de mais duas dark store até o fim deste ano, passando a atender Petrópolis e região. Em 2022, existe a possibilidade de o serviço começar em outras regiões do Estado,  como Serra e Litoral, que estão no radar da companhia.

Como funciona o Turbo

Até o fim do ano, Porto Alegre deve contar com seis dark stores

Até o fim do ano, Porto Alegre deve contar com seis dark stores


rappi/divulgação/jc
O Turbo, serviço de entregas ultrarrápidas do Rappi, começou a operar em Porto Alegre em setembro deste ano. O horário de pico de pedidos ocorre no fim da tarde e início da noite, com ápice entre 19h30 e 20h. Dentre os mais de 1.100 itens disponíveis - como limpeza e higiene pessoal, hortifrutis, congelados, carnes, laticínios, grãos, entre outros -, as categorias de produtos mais pedidas são, na ordem, bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, comidas frescas, mercearia e produtos secos, e cuidado e limpeza doméstica. Entre os produtos mais pedidos, destacam-se cerveja Heineken, água mineral, banana, batata e limão.
A tecnologia pioneira de entregas ultrarrápidas do Turbo opera com as “lojas fantasma”, também conhecidas como dark stores. Tratam-se de minicentros de distribuição otimizados para picking e packing express - preparação e retirada rápida de pedidos -, operados por equipes treinadas para executar o pedido em tempo recorde.
Nelas, é possível encontrar um portfólio de 1.100 produtos de diversas categorias, que podem ser adquiridos pelos usuários no app Rappi. Com uma tecnologia desenvolvida pelo próprio Rappi, é possível montar o pedido em menos de dois minutos dentro da dark store enquanto o entregador parceiro já está no caminho para a retirada. Para que não haja excesso de velocidade na hora da entrega e garantir que ela ocorra em até 10 minutos, a cobertura do Turbo contempla um raio de até dois quilômetros de cada dark store.