Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 06 de Outubro de 2021 às 18:31

Robôs interagem com o público da Mercopar 2021

Atrações possuem as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0

Atrações possuem as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0


DUDU LEAL/DIVULGAÇÃO/JC
Robôs estão interagindo com o público na 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que termina nesta quinta (7), em Caxias do Sul. Parte das atrações está concentrada na SPI Integração de Sistemas, empresa de soluções robóticas, que apresenta diversas tecnologias na feira.
Robôs estão interagindo com o público na 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que termina nesta quinta (7), em Caxias do Sul. Parte das atrações está concentrada na SPI Integração de Sistemas, empresa de soluções robóticas, que apresenta diversas tecnologias na feira.
Durante a Mercopar 2021, robôs que costumam exercer atividades críticas e perigosas em fábricas, tiveram suas tecnologias adaptadas para interagir com o público. Um deles é o AMR (robô móvel autônomo), que auxilia os visitantes a se localizarem. O equipamento permite inserir o trajeto que deve realizar em determinados espaços e, por meio de um sistema de navegação e sensores de última geração, percorre os corredores da Mercopar sem colidir com objetos ou pessoas.
Segundo o diretor comercial da SPI, Tadeu Vianna, o AMR é um equipamento flexível, que colabora com operações mais inteligentes e produtivas, além de ser totalmente alinhado com o tema da Logística 4.0. Há ainda robôs para servir sorvete e suco, que estão fixos na Praça de Alimentação.
Para quem quer registrar sua presença na maior feira industrial de inovação e negócios da América Latina, um robô colaborativo auxilia nesta tarefa. De acordo com Vianna, o visitante pode acoplar seu celular em um braço mecânico, que registra uma foto ou grava um vídeo com uma coreografia programada. “Esse tipo de interação é possível devido à função colaborativa presente neste tipo de robô”, contou.
Com tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, Vianna explica que o objetivo de apresentar diferentes tipos de interação entre pessoas e robôs é apresentar na Mercopar 2021 a temática da inovação voltada para o aumento de produtividade. “A tecnologia, incluindo a robótica, avança rapidamente, e proporciona a interação entre pessoas e robôs, ajudando a melhorar os mais diferentes processos”, comenta.

Drones têm apresentação inédita na feira

O Salão de Inovação, que integra a programação da 30ª Mercopar, tem uma atração inovadora: a Arena de Drones. A novidade mostra como os equipamentos podem otimizar a logística de grandes estoques. A ação ocorre durante os três dias de feira, em diferentes momentos, com paradas para explicações das tecnologias habilitadoras.

A iniciativa acontece a partir de um drone que demonstra como funciona um inventário em um armazém. O aparelho será conectado a um computador e duas televisões expõem a identificação e a tradução de códigos de barras em papelão.

Segundo Mateus Tormin, CIO e programador da GTP Automation, empresa responsável pela iniciativa, expectativa é alta, pois o mercado segue crescendo e determina a necessidade do uso da ferramenta. “Essa é uma das tecnologias mais procuradas por empresas de logística, pois o inventário é uma das atividades no qual se tem um custo elevado e baixo retorno de investimentos”, afirma.
O Salão de Inovação é um espaço conceito com foco na Indústria 4.0 e suas tecnologias habilitadoras com o objetivo de divulgação de conhecimentos e ciência à indústria e criar oportunidades de negócios entre empresas e startups. Integram também a programação do espaço matchmaking, conteúdos e desafios de pitches que conectam startups, grandes empresas, investidores e parceiros do ecossistema de inovação na Arena Sebrae Like a Boss.