Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 04 de Outubro de 2021 às 08:41

Melo oferece Porto Alegre como sede de call center do Santander

Leite e Melo trataram com board do Santander do pleito de realizar o South Summit na Capital em 2022

Leite e Melo trataram com board do Santander do pleito de realizar o South Summit na Capital em 2022


GUSTAVO MANSUR/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/JC
Cristiano Vieira
Na primeira agenda da manhã de segunda-feira (4), a missão gaúcha em Madri visitou a sede do Banco Santander. Participaram integrantes do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre. A comitiva fica até sexta-feira (8) na Europa, com agendas ainda em Barcelona, na Espanha, e na França. 
Na primeira agenda da manhã de segunda-feira (4), a missão gaúcha em Madri visitou a sede do Banco Santander. Participaram integrantes do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre. A comitiva fica até sexta-feira (8) na Europa, com agendas ainda em Barcelona, na Espanha, e na França. 
O prefeito Sebastião Melo aproveitou o encontro para sugerir ao Santander que concentre na capital gaúcha o atendimento via call center.
Para tanto, Melo irá propor a redução do ISS incidente sobre o setor, hoje de 2,5%, para 2%. Pode parecer pouco, mas a ideia do prefeito é mudar o formato de tributação. Hoje, a alíquota incide sobre toda a operação, incluindo contratações.
“Pretendemos incidir apenas no serviço em si, tornando mais fácil a atração de negócios da área de call center para a Capital", destacou Melo.
Em 2020, o banco espanhol abriu em Novo Hamburgo um serviço de atendimento de vendas que concentra toda essa atividade no Brasil, gerando 4.5 mil empregos na cidade. Parte dessa atividade também ocorre em uma extensão da unidade instalada em Campo Bom.
Melo falou que não se trata de disputar investimentos com outras localidades, mas que “deseja sempre o melhor para nossa cidade. Eu vim aqui para vender Porto Alegre para o mundo", afirmou.
O CEO global do Santander, Jose Antonio Alvarez, informou que a instituição pretende abrir 10 novas lojas no Estado. São unidades especializadas de atendimento, diferentes de uma agência bancária tradicional. Hoje, são 30 deste formato operando no RS.
Já o governador Eduardo Leite destacou a importância das parcerias que o Estado mantém com o Santander - o banco participou da assessoria financeira para a venda da CEEE-D para o Grupo Equatorial.
“Vamos continuar com essas conversas para estreitar ações com o Santander futuramente, inclusive com a possível realização do South Summit no ano que vem em Porto Alegre“, salientou o governador.
A ideia seria utilizar a estrutura do Farol Santander, no Centro da Capital, como um dos hubs do evento. A confirmação de Porto Alegre como sede da South sumitt 2022 deve acontecer na quarta-feira (6), durante o evento que acontece esta semana na capital espanhola. Tanto prefeitura de Porto Alegre quanto o governo gaúcho estão otimistas com a realização do evento. Caso confirmada, será a primeira edição fora da Europa do South Summit.

Prefeita de Novo Hamburgo critica 'disputa fiscal'

A prefeita de Novo Hamburgo Fátima Daudt se disse espantada com a disputa fiscal envolvendo sua cidade e Porto Alegre. Fátima divulgou uma nota na manhã desta segunda-feira (4) após as declarações do prefeito Sebastião Melo sobre o call center do Santander, localizado em Novo Hamburgo. 
“Me causa espanto as tratativas de disputas fiscais dentro do Rio Grande do Sul em uma missão do governo do Estado”, disse a prefeita.
Segundo Fátima, a escolha do Grupo Santander por Novo Hamburgo ocorreu após uma longa pesquisa da empresa, que avaliou várias cidades brasileiras. “As operações do Grupo Santander estão bem consolidadas em Novo Hamburgo, onde propiciamos um ambiente de negócios confiável, infraestrutura adequada e mão de obra qualificada para as funções”, afirmou.
Nesta terça-feira (5), a vice-presidente do Grupo Santander, Patrícia Audi, visitará Novo Hamburgo para consolidar ainda mais a parceria.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO