Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 12 de Outubro de 2021 às 17:42

Natal Luz se prepara para voltar a receber um grande público neste ano

Economia da cidade sentiu o impacto da ausência de visitantes em 2020

Economia da cidade sentiu o impacto da ausência de visitantes em 2020


CLEITON THIELE/SERRAPRESS/DIVULGAÇÃO/JC
O Natal Luz, um dos festivais culturais mais tradicionais do calendário gaúcho, estará novamente aberto a um grande número de visitantes neste ano. Em 2020, em razão da pandemia, apenas a decoração da cidade de Gramado foi feita, não ocorrendo nenhum dos espetáculos. Agora em 2021, com o avanço da vacinação e a maior flexibilização das restrições sanitárias, o evento foi especialmente planejado para voltar a atrair uma grande quantidade de turistas durante seus mais de três meses de duração.
O Natal Luz, um dos festivais culturais mais tradicionais do calendário gaúcho, estará novamente aberto a um grande número de visitantes neste ano. Em 2020, em razão da pandemia, apenas a decoração da cidade de Gramado foi feita, não ocorrendo nenhum dos espetáculos. Agora em 2021, com o avanço da vacinação e a maior flexibilização das restrições sanitárias, o evento foi especialmente planejado para voltar a atrair uma grande quantidade de turistas durante seus mais de três meses de duração.
Gramado é uma cidade que tem boa parte de suas atividades econômicas ligadas ao turismo. O Natal Luz, realizado anualmente, é o principal evento dos muitos que ocorrem ao longo do ano na cidade. Por essa razão, no ano passado, quando os espetáculos do festival não puderam ser realizados, e os turistas não vieram como fazem todos os anos, a economia da cidade sofreu.
“O impacto de não realizar o Natal Luz no ano passado, do jeito que estamos acostumados, foi muito grande para a cidade, principalmente pelos empregos gerados, pois Gramado é dependente do turismo. Neste ano, mesmo com restrições ainda em vigor, a expectativa é de gerar com o evento aproximadamente 3 mil empregos diretos, além dos indiretos’, afirma Diego Scariot, Diretor de Eventos da Gramadotur, a autarquia de Turismo e Cultura responsável pela organização dos grandes eventos realizados pelo município de Gramado.
Nos últimos meses, principalmente a partir de março deste ano, o índice de viajantes visitando Gramado voltou a crescer. Como o alcance da campanha de vacinação vem crescendo no Brasil, e boa parte da população já se sente novamente segura para viajar, a expectativa de público por parte dos organizadores é alta, impulsionada pela grande procura por ingressos que já ocorre.
“Mesmo com a limitação de público que ainda teremos, esperamos mais de 2 milhões de visitantes ao longo de todo o Natal Luz. O turismo vem sendo retomado de forma muito consistente em Gramado, principalmente em 2021. Começamos a vender as entradas no dia 10 de setembro, e já vendemos mais de 50 mil ingressos. Alguns espetáculos já estão praticamente esgotados”, informa Diego Scariot.
Uma das principais novidades do Natal Luz deste ano será a cerimônia de abertura, com show da Orquestra Sinfônica de Gramado, que celebra 10 anos de atividades em 2021. O tradicional show de acendimento, o desfile e a Vila de Natal, onde fica o Papai Noel, estão todos confirmados, assim como espetáculos e apresentações especiais. Ao todo, serão mais de 500 atrações, desde o primeiro dia do evento, em 28 de outubro, até o seu encerramento, no dia 30 de janeiro de 2022.

Organização planejou protocolos sanitários específicos para o evento

Para que o Natal Luz pudesse voltar a ocorrer com um grande número de visitantes, os organizadores precisaram fazer um planejamento especial de segurança sanitária. De acordo com a organização, esse será o primeiro grande evento público que teve seus protocolos de prevenção ao coronavírus aprovados pelo Governo do Estado. Anteriormente, somente eventos privados tinham obtido tal autorização.
“Por se tratar de um evento de grande porte, fizemos todo um planejamento durante meses, em conjunto com a prefeitura de Gramado, e conseguimos a aprovação junto ao Governo do Estado. Além das medidas já estabelecidas pelo município, a gente ainda criou medidas extras, buscando sempre a máxima segurança para o público e para os profissionais envolvidos”, informa Tatiana Ferreira da Silva, chefe do Departamento de Infraestrutura e Segurança da Gramadotur.
Entre as medidas sanitárias específicas para o Natal Luz, se incluem a proibição de alimentação durante os espetáculos, a adaptação das lixeiras para que o público não precise manuseá-las, e uma organização especial dos lugares nas arquibancadas dos shows respeitando o distanciamento, já que apenas um terço de sua capacidade será ocupada. Além disso, o uso de máscaras será obrigatório, e diversos pontos com álcool gel serão espalhados pelo evento.
“A capacidade de 30% de público foi o que aprovamos até agora. À medida que eventualmente houver mais flexibilizações, poderemos solicitar a readequação desses protocolos. Inclusive temos essa expectativa, de em breve poder abrir para um número um pouco maior de pessoas, ainda mais depois do público começar a vir e se sentir seguro”, complementa Tatiana Ferreira da Silva.
Para que o Natal Luz possa transcorrer sem nenhum problema, é preciso que o público visitante também colabore, e siga as orientações estabelecidas pela organização. Esse é o pedido que Tatiana faz aos turistas que forem aproveitar o evento nos próximos meses. “É muito importante que os visitantes tenham essa consciência, já que o evento todo foi pensado contando também com a colaboração do público e o respeito a todos os protocolos, pois é isso que nos impulsiona para a realização do evento com toda a segurança e alegria que o Natal Luz merece”, ressalta.