Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 04 de Agosto de 2021 às 16:58

Argentina mantém fronteiras fechadas e proibição de ingresso de turistas na pandemia

Fronteiras argentinas seguem fechadas a brasileiros e demais turistas estrangeiros

Fronteiras argentinas seguem fechadas a brasileiros e demais turistas estrangeiros


AGU/DIVULGAÇÃO/JC
Fernanda Crancio
Enquanto o Uruguai avalia a possibilidade de abertura gradual das fronteiras aos brasileiros, a Argentina ainda não vislumbra flexibilizar o acesso a estrangeiros nem retirar a prorrogação do fechamento do país a visitantes. Com isso, a proibição de ingresso a não residentes segue sendo aplicada em todo o território vizinho.
Enquanto o Uruguai avalia a possibilidade de abertura gradual das fronteiras aos brasileiros, a Argentina ainda não vislumbra flexibilizar o acesso a estrangeiros nem retirar a prorrogação do fechamento do país a visitantes. Com isso, a proibição de ingresso a não residentes segue sendo aplicada em todo o território vizinho.
Com o fechamento das fronteiras argentinas prorrogado até pelo menos a próxima sexta-feira (6), e sem expectativa de mudança, a tendência é de que a restrição seja renovada na data. De acordo com o cônsul geral da República Argentina em Porto Alegre, Jorge Perren, as medidas vêm sendo avaliadas periodicamente e acompanham as determinações gerais de enfrentamento da crise sanitária da Covid-19, principalmente nesse momento em que a circulação da variante Delta do coronavírus ganha força, inclusive no Rio Grande do Sul.
"Por enquanto não temos previsão de reabertura a estrangeiros nem consideramos essa possibilidade", destaca Perren.
De acordo com ele, o trânsito terrestre ao país permanece proibido, e os cidadãos argentinos ou residentes no país que estejam em outras localidades só conseguem chegar por via marítima ou aérea, com limitação de entrada de até mil pessoas por dia, e mediante cumprimento de regras como apresentação de teste PCR negativo e comprovante de cobertura médica para a Covid-19. Além disso, os voos seguem reduzidos e as autorizações são analisadas caso a caso pela Administração Nacional de Aviação Civil argentina. "Com isso, muitos argentinos que estão no Exterior estão demorando para conseguir voltar para a casa", complementa o cônsul.
Por enquanto, apenas transportes pontuais de cargas vêm sendo permitidos nas fronteiras, além de alguns casos relacionados a questões de saúde e humanitárias, também analisados caso a caso.
Perren comenta que o país não gostaria de manter as barreiras aos estrangeiros, mas reforça que as medidas sanitárias não dependem de decisão da chancelaria, mas sim das autoridades da Saúde e de Imigração. "O desejo da Argentina é poder reabrir o país ao turismo, ninguém fecha fronteiras porque quer, é uma questão de necessidade e de saúde pública. Acredito que à medida em que a vacina for avançando, teremos condições de começar a liberar os acessos", enfatiza.
A Argentina contabiliza, até o momento, cerca de 56% de sua população imunizada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/11/206x137/1_buenos_aires__argentina__casa_rosada-9134982.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f5c06711eb72', 'cd_midia':9134982, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/11/buenos_aires__argentina__casa_rosada-9134982.jpg', 'ds_midia': 'A maior alta por setor ficou com comunicações, que registrou avanço de 15,1% ante dezembro', 'ds_midia_credi': 'JUAN MABROMATA/AFP/JC', 'ds_midia_titlo': 'A maior alta por setor ficou com comunicações, que registrou avanço de 15,1% ante dezembro', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}Buenos Aires, capital argentina, segue sendo destino procurado por turistas durante a pandemia. Crédito: Juan Mabromata/AFP/JC
De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RS),João Augusto Machado, os turistas seguem procurando informações sobre a possibilidade de visitar o país vizinho, especialmente a capital Buenos Aires, destino muito procurado pelos gaúchos nos feriados.
"Para a Argentina é uma perda tremenda não ter a fronteira liberada aos brasileiros, porque muitos demonstram interesse em viajar para lá, assim como para o Uruguai. São destinos que estão fechados, mas que têm turistas ávidos pela reabertura", comenta. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO