Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 02 de Agosto de 2021 às 13:01

Com novos voos, RS passa a ter maior malha regional da Azul no País

Aeronave Cessna Caravan com nove assentos será usada na ligação com cidades do interior

Aeronave Cessna Caravan com nove assentos será usada na ligação com cidades do interior


LUIZA PRADO/JC
Patrícia Comunello
O Rio Grande do Sul passa a ter esta semana a maior malha regional da Azul, voando de uma capital para localidades do interior, no País. A condição foi exaltada pela Azul como um feito em mais de 60 anos e ainda mais na terra da precursora ex-Varig. Nesta segunda-feira (2), o primeiro voo dos sete novos que vão começar a ser feitos partiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, para Bagé, na Campanha.
O Rio Grande do Sul passa a ter esta semana a maior malha regional da Azul, voando de uma capital para localidades do interior, no País. A condição foi exaltada pela Azul como um feito em mais de 60 anos e ainda mais na terra da precursora ex-Varig. Nesta segunda-feira (2), o primeiro voo dos sete novos que vão começar a ser feitos partiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, para Bagé, na Campanha.
A empresa também ativa em outubro mais cinco destinos ligando Porto Alegre diretamente a cidades no interior do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. 
Pontualmente, por volta das 9h30min, a aeronave com apenas nove assentos Cessna Grand Caravan, que serve o programa Conecta, para voos nas ligações regionais, com todos os lugares ocupados, deixou a pista do aeródromo. O tempo ajudou.
Apesar do céu fechado, não havia o nevoeiro que marca o inverno. Jatos de água lançados por caminhões da brigada de combate a incêndio do Salgado Filho fizeram o tradicional batismo do voo, dando banho no Cessna.  
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/02/206x137/1_lp_020821___voo_azul__64_-9376232.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6107f95964781', 'cd_midia':9376232, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/02/lp_020821___voo_azul__64_-9376232.jpg', 'ds_midia': 'Azul inicia novos voos ligando Porto Alegre a oito destinos no interior do estado. O primeiro voo, que teve Bagé como destino.', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Azul inicia novos voos ligando Porto Alegre a oito destinos no interior do estado. O primeiro voo, que teve Bagé como destino.', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Estreia do voo para Bagé teve o tradicional batismo com jatos de água sobre a aeronave Cessna. Fotos: Luiza Prado/JC  
A previsão era de um voo de uma hora e meia - o Caravan tem velocidade de 300 quilômetros por hora -, mas um pequeno contratempo adiou um pouco o pouso no destino.
Nevoeiro no aeroporto de Bagé obrigou uma parada em Pelotas às 11h05min. Às 11h25min, o avião decolou e aterrissou às 12h18min na cidade da campanha. Depois, o Cessna partiu para Alegrete. Excepcionalmente nesta segunda, foi feita a escala. Nos demais dias, os voos serão diretos da Capital para as duas cidades, ida e volta, segundo a Azul. 
O contratempo que aumentou em mais de uma hora o tempo da viagem mão incomodou os passageiros:
"Viajo muito de avião e é um fato corriqueiro", comentou o fotógrafo e administrador de sistemas Rogério Jacques, que comprou o bilhete logo que abriu a venda. Jacques foi até Alegrete, onde vai visitar a famíia. "Estou com um familiar doente, e o voo agilizou muito a minha ida", comentou o fotógrafo. De ônibus ou carro, seriam mais de cinco horas na estrada. Mas outra razão pesou ainda mais na escolha do meio aéreo:
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/02/206x137/1_lp_020821___voo_azul__54_-9376224.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6107f95964781', 'cd_midia':9376224, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/02/lp_020821___voo_azul__54_-9376224.jpg', 'ds_midia': 'Azul inicia novos voos ligando Porto Alegre a oito destinos no interior do estado. O primeiro voo, que teve Bagé como destino.  Na foto: Dario Micael Aurelio da Silva e Rogério Jacques', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Azul inicia novos voos ligando Porto Alegre a oito destinos no interior do estado. O primeiro voo, que teve Bagé como destino.  Na foto: Dario Micael Aurelio da Silva e Rogério Jacques', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Silva (à esquerda) e Jacques esstão entre os passageiros precursores no voo para a Campanha e Alegrete
"Este é um voo bem emocional para mim. Morei muito tempo perto do antigo aeroporto em Alegrete. Sempre via os aviões descerem e subirem e pensava: 'Um dia, quem sabe, vou estar em um deles. Hoje estou realizando este sonho".
Já outro passageiro, o comerciante Dario Dario Micael Aurelio da Silva, mora em Farroupilha e fez o trajeto de carro da cidade na Serra Gaúcha para embarcar na Capital.
"Estou indo a passeio para Alegrete. Conheço diversos aeroportos pelo mundo, mas pela primeira vez estou indo para a minha cidade de avião. É uma alegria muito grande chegar em Alegrete de avião", resumiu o comerciante, que bolou uma frase bonita para marcar o momento:
"Um voo simples para um homem, mas um grande voo para uma comunidade". No portão de embarque, após validar a passagem, Silva gritou sobre o destino: "Vou para Alegrete, a capital do mundo".

Companhia planeja mais voos e ressalta capilaridade da malha gaúcha

"Nunca inauguramos tantas bases de uma vez só", destacou Ronaldo da Silva Veras, assessor para assuntos institucionais da Azul, reforçando a relevância da conexão feita a partir de Porto Alegre. O assessor observou ainda que a reativação da malha no Estado já foi feita 100%, considerando voos para outras regiões, e agora a empresa vislumbra novos mercados, ampliando destinos para o público gaúcho. 
"Isso vai implicar em mais frequência e aeronaves maiores. Nos últimos 60 anos, o Estado nunca teve uma malha tão capilarizada", reforça Veras, que apontou a mobilização do governo, cidades e Assembleia Legislativa, por meio da Frente Parlamentar da Aviação, como decisiva na ativação das rotas.    
O governador Eduardo Leite, que cortou a fita azul inaugural do embarque, apontou que a nova oferta deve ser buscada por segmentos como universidades, executivos, empresas com negócios no Estado ou fornecedores e até mesmo investidores que podem escolher aportar recursos no Estado devido à condição de transporte. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/02/206x137/1_lp_020821___voo_azul__44_-9375989.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6107f7022028b', 'cd_midia':9375989, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/02/lp_020821___voo_azul__44_-9375989.jpg', 'ds_midia': 'Azul inicia novos voos ligando Porto Alegre a oito destinos no interior do estado. O primeiro voo, que teve Bagé como destino.', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Azul inicia novos voos ligando Porto Alegre a oito destinos no interior do estado. O primeiro voo, que teve Bagé como destino.', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Leite, representantes da aérea, deputados e integrantes do governo cortaram a fita azul da estreia do voo
Leite lembrou que a ampliação que torna a malha gaúcha a maior no País foi efeito de uma negociação por meses com a Azul. O principal impulso veio da redução do ICMS sobre o querosene de aviação, medida que teve os primeiros dispositivos no governo de José Ivo Sartori (MDB, 2015-2018) e passou por revisão no atual. O uso do incentivo está condicionado à maior oferta de assentos e frequência de voos. 
O governador citou que o Estado negocia com a companhia GOL a oferta de mais opções regionais. "É grande a perspectiva de que a aérea seja a próxima a anunciar novas rotas no interior do Estado e até para outras cidades de fora do Estado, com ligação direta de municípios gaúchos", adiantou Leite. 
As ligações da Capital pela Azul são, além de Bagé e Alegrete, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Borja, Vacaria e Canela. A oferta será ativada ao longo da semana, diz a aérea. A Azul também oficializou cinco novos mercados partindo de Porto Alegre, a partir de outubro: Maringá e Londrina, no interior do Paraná, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior paulista.
A inclusão das novas operações fará com que a Azul tenha, em média, 54 decolagens diárias a partir do Estado, sendo 12 pela Azul Conecta.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO