Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 14 de Julho de 2021 às 23:10

Banrisul decide retomar venda de ações da subsidiária de cartões

Banco poderá fazer lançamento primário de ações (IPO) e abrir mão do controle na subsidiária

Banco poderá fazer lançamento primário de ações (IPO) e abrir mão do controle na subsidiária


BANRISUL/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
Operação que chegou a ser cogitada e descartada no governo de José Ivo Sartori (MDB, 2015-2018) e estava em banho-maria no atual, a venda de ações do braço de cartões do Banrisul será retomada e já com sinal verde para dimensionar a atratividade do ativo no mercado.
Operação que chegou a ser cogitada e descartada no governo de José Ivo Sartori (MDB, 2015-2018) e estava em banho-maria no atual, a venda de ações do braço de cartões do Banrisul será retomada e já com sinal verde para dimensionar a atratividade do ativo no mercado.
Em fato relevante divulgado na noite desta quarta-feira (14), o comando do banco público estadual oficializou a decisão que pode envolver perda de controle do capital na Banrisul Cartões. 
A captação pode passar, segundo decisão do conselho de administração, pela oferta primária de ações (IPO) na bolsa de valores. O comunicado destaca que a alienação pode envolver ações "inclusive representativas do seu controle acionário". 
A marca Vero, que é estampada nas maquininhas que processam as operações com uso de cartões de crédito e débito, é a linha de frente de geração de receita do negócio. Os ganhos vêm da cobrança pela aquisição da venda do estabelecimento.
A decisão do Banrisul ocorre em meio a grandes mudanças neste segmento, principalmente com ingresso de novos concorrentes, as fintechs, e novos meios de fazer o pagamento, como PIX e aplicativo de mensagens, como WhatsApp. Ou seja, a maquininha tradicional está cada vez mais em xeque.
A própria Vero também amplia as formas de uso, como a carteira digital e até pulseiras, que fazem parte dos chamados wearable (dispositivo tecnológico usado como acessório ou até roupa).    
O presidente da instituição, Cláudio Coutinho, afirmou, por nota, que "não se trata da venda da Banrisul Cartões, pois o Banrisul continuará tendo participação relevante na empresa”. 
Coutinho disse que a operação vai "agregar know-how, tecnologia e investimentos" à área de mercado. "O movimento busca fortalecer e proporcionar crescimento à Banrisul Cartões, com possibilidade de expansão dos serviços para todo o Brasil", projetou Coutinho, na nota.
O conselho de administração autorizou ainda o Banco J. P. Morgan a tomar medidas e providências para identificar potenciais investidores ou parceiros estratégicos aptos a participar do processo. Esta é uma das etapas que preparam a oferta, para dimensionar o interesse do mercado e potencial de preço na oferta futura. O J.P. foi contratado como assessor financeiro. 
Outra possibilidade é aumento de capital a ser subscrito por terceiros, operações de fusão, cisão, incorporação, incorporação de ações, combinação de negócios, joint ventures, alienação de ativos, acordos comerciais, em uma única operação ou em uma série de operações e outras estruturas jurídicas e financeiras a serem estabelecidas pelo conselho.
O Banrisul registrou, no primeiro trimestre de 2021, um lucro líquido de R$ 278,9 milhões, 8,3% acima do registrado no mesmo período de 2020. Esse foi o segundo melhor resultado para um primeiro trimestre na história do banco, depois do lucro recorde de R$ 319,9 milhões nos primeiros três meses de 2019.
A venda de ações do banco, no limite do controle, foi suspensa em meados de 2019, e Eduardo Leite tem se manifestado descartando qualquer movimento neste sentido ou até mesmo a privatização, devido a resistências. 
A aprovação da emenda constitucional que acabou com a exigência de consulta popular para venda de estatais atingiu Corsan, Procergs e Banrisul. Portanto, para a oferta ao mercado depende de envio de projeto à Assembleia Legislativa.  
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO