Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Energia

- Publicada em 14 de Julho de 2021 às 17:32

Equatorial aumentará em mais de 50% nível de investimento da CEEE-D

Novo controlador quer melhorar índices de qualidade de fornecimento de energia da empresa

Novo controlador quer melhorar índices de qualidade de fornecimento de energia da empresa


MARIANA ALVES/JC
Apesar de não ter anunciado um número específico, o Grupo Equatorial promete elevar de forma expressiva os aportes na distribuidora CEEE-D, que antes era controlada pelo governo gaúcho e agora passa a ser gerida pela iniciativa privada.
Apesar de não ter anunciado um número específico, o Grupo Equatorial promete elevar de forma expressiva os aportes na distribuidora CEEE-D, que antes era controlada pelo governo gaúcho e agora passa a ser gerida pela iniciativa privada.
“A expectativa é que a gente aumente significativamente os investimentos que eram feitos na companhia, acima de 50% do que a empresa vinha investindo”, adianta o novo presidente da concessionária, Maurício Velloso, que foi anunciado nesta quarta-feira (14) e assume no lugar de Marco da Camino Soligo.
A título de comparação, conforme balanço da distribuidora que atende a 72 municípios no Rio Grande do Sul e cerca de 1,8 milhões de clientes, em 2020 o valor total investido pela companhia em redes de distribuição de baixa, média e alta tensão foi de R$ 156 milhões.
Velloso comenta que, inicialmente, a marca CEEE será mantida e também não haverá, nesse momento, alterações no formato das contas de luz. Porém, no site da antiga estatal já é possível perceber o nome Equatorial vinculado à companhia e a ideia é que sejam feitas melhorias quanto aos atendimentos digitais da empresa (a Equatorial possui a ação de uma assistente virtual conhecida como Clara).
Sobre a questão do quadro de funcionários da CEEE-D (hoje composto por 2.183 pessoas), o executivo admite que a realização de um Plano de Demissão Voluntária (PDV) é uma alternativa estudada.
Velloso ressalta que está sendo elaborado um plano de 100 dias para identificar oportunidades para melhorar o serviço de fornecimento de energia por parte da empresa.
A estratégia prevê a implantação de três novas subestações (em Porto Alegre, Santa Vitória do Palmar e Cerro Grande do Sul), sete novas linhas de energia, além da construção de 208 quilômetros de redes de distribuição.
Também estão previstas as ampliações das subestações Osório, Guaíba, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre 7. Na capital gaúcha, outro empreendimento importante destacado pelo dirigente é o da subestação Porto Alegre 17, que absorverá um investimento de R$ 18,8 milhões e beneficiará cerca de 120 mil pessoas.
Velloso enfatiza que é necessário aprimorar o abastecimento energético feito pela concessionária gaúcha. Em ranking elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quanto à continuidade do serviço de fornecimento de energia em 2020, que analisou 29 distribuidoras com número de unidades consumidoras maior que 400 mil, a CEEE-D aparece na última posição entre as avaliadas. Já a Equatorial Pará encontra-se em segundo lugar, entre as melhores, superada apenas pela CPFL Santa Cruz (que atende 45 municípios espalhados por São Paulo, Paraná e Minas Gerais). A Equatorial Maranhão está na oitava colocação e a Equatorial Alagoas e a Equatorial Piauí não foram avaliadas.
O CEO da Equatorial Energia, Augusto Miranda, destaca que a robustez do grupo, que atua em toda cadeia do setor elétrico (geração, transmissão e distribuição), possibilita os aportes necessários nas suas controladas. No entanto, apesar de ter operações em todos esses segmentos e já ter vencido o leilão da CEEE-D em março desse ano, a Equatorial informou que não participará do leilão do braço de transmissão de energia da estatal gaúcha, a CEEE-T, marcado para ser realizado nesta sexta-feira (16).

Perfil do novo presidente da CEEE-D - Maurício Álvares da Silva Velloso Ferreira

Maurício Velloso destaca relevância da marca da concessionária

Maurício Velloso destaca relevância da marca da concessionária


Equatorial/Divulgação/JC
Origem: Ouro Preto/MG
Última posição ocupada/empresa: Presidente – Equatorial Piauí

Engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília com especialização em Administração Financeira (FGV), especialização em Telecomunicações (UNB) e pós-graduação (MBA) em Gestão Empresarial (Dom Cabral).

Antes de ingressar no grupo, atuou em empresas de Telecomunicações como Oi e Brasil Telecom, onde foi Diretor Comercial e, de Energia (CEB Distribuição S.A), onde exerceu a posição de Diretor Geral. Além disso, atuou em cargos diretivos em empresas de TI (Indra) e Contact Center (Contax).

No Grupo Equatorial está há dois anos. Esteve à frente da Equatorial Serviços e, posteriormente, na Presidência da Equatorial Energia Piauí.

Fonte: Equatorial.