Porto Alegre, sexta-feira, 02 de julho de 2021.
Dia do Bombeiro Brasileiro.
Porto Alegre,
sexta-feira, 02 de julho de 2021.
Corrigir texto

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Energia

24/06/2021 - 17h07min. Alterada em 02/07 �s 20h37min

Creral desenvolver� hidrel�trica estimada em R$ 300 milh�es na Serra ga�cha

Projeto foi apresentado por presidente da cooperativa (direita) ao prefeito de Veran�polis (esquerda)

Projeto foi apresentado por presidente da cooperativa (direita) ao prefeito de Veran�polis (esquerda)


Creral/Divulga��o/JC
Jefferson Klein
Com investimento previsto em R$ 300 milhões, o projeto da hidrelétrica Foz do Prata será capitaneado pela cooperativa de energia Creral e será realizado no Rio da Prata, entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul. Nessa quinta-feira (24), o presidente da cooperativa (que tem sede em Erechim), Alderi do Prado, apresentou o projeto ao prefeito veranense, Waldemar de Carli.
Alderi detalha que ainda será definido o modelo para obter os recursos necessários para ir adiante com a iniciativa e uma possibilidade para isso é através de parcerias. O dirigente prevê que, se tudo transcorrer satisfatoriamente, o complexo poderá iniciar as operações em 2024. Até lá, o empreendimento precisará garantir a comercialização da energia a ser gerada.
A usina terá potência instalada de 49,3 MW (o que corresponde a aproximadamente 1,3% da demanda de energia elétrica do Rio Grande do Sul). O projeto já está com o termo de referência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-Rima) aprovado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e neste mês de junho o órgão emitiu a autorização para manejo da fauna silvestre. “Com esta autorização já podemos começar o levantamento de campo e até abril de 2022 pretendemos protocolar na Fepam a solicitação da licença prévia (LP)”, complementa Alderi.
A Foz do Prata é a primeira hidrelétrica de maior porte da Creral, com mais de 50 anos de existência e há 20 anos atuando na geração de energia através de empreendimentos de menor dimensão, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Neste ano, a cooperativa está construindo usinas solares nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo e mais três Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) em Santa Catarina. Atualmente, opera duas usinas próprias e outras cinco em sociedade com investidores.
Coment�rios CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2021