Porto Alegre, sexta-feira, 02 de julho de 2021.
Dia do Bombeiro Brasileiro.
Porto Alegre,
sexta-feira, 02 de julho de 2021.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Energia

24/06/2021 - 17h07min. Alterada em 02/07 às 20h37min

Creral desenvolverá hidrelétrica estimada em R$ 300 milhões na Serra gaúcha

Projeto foi apresentado por presidente da cooperativa (direita) ao prefeito de Veranópolis (esquerda)

Projeto foi apresentado por presidente da cooperativa (direita) ao prefeito de Veranópolis (esquerda)


Creral/Divulgação/JC
Jefferson Klein
Com investimento previsto em R$ 300 milhões, o projeto da hidrelétrica Foz do Prata será capitaneado pela cooperativa de energia Creral e será realizado no Rio da Prata, entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul. Nessa quinta-feira (24), o presidente da cooperativa (que tem sede em Erechim), Alderi do Prado, apresentou o projeto ao prefeito veranense, Waldemar de Carli.
Alderi detalha que ainda será definido o modelo para obter os recursos necessários para ir adiante com a iniciativa e uma possibilidade para isso é através de parcerias. O dirigente prevê que, se tudo transcorrer satisfatoriamente, o complexo poderá iniciar as operações em 2024. Até lá, o empreendimento precisará garantir a comercialização da energia a ser gerada.
A usina terá potência instalada de 49,3 MW (o que corresponde a aproximadamente 1,3% da demanda de energia elétrica do Rio Grande do Sul). O projeto já está com o termo de referência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-Rima) aprovado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e neste mês de junho o órgão emitiu a autorização para manejo da fauna silvestre. “Com esta autorização já podemos começar o levantamento de campo e até abril de 2022 pretendemos protocolar na Fepam a solicitação da licença prévia (LP)”, complementa Alderi.
A Foz do Prata é a primeira hidrelétrica de maior porte da Creral, com mais de 50 anos de existência e há 20 anos atuando na geração de energia através de empreendimentos de menor dimensão, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Neste ano, a cooperativa está construindo usinas solares nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo e mais três Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) em Santa Catarina. Atualmente, opera duas usinas próprias e outras cinco em sociedade com investidores.
Comentários CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2021