Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Varejo

- Publicada em 14 de Abril de 2021 às 21:31

Zaffari abrirá dois novos supermercados até junho em Porto Alegre

Empreendimento na avenida Aparício Borges já chama a atenção pelo estágio avançado das obras

Empreendimento na avenida Aparício Borges já chama a atenção pelo estágio avançado das obras


MARIANA ALVES/JC
Redes de supermercados podem abrir ou reformar lojas em Porto Alegre, algumas vindas do Interior ou até mesmo de Santa Catarina, mas os residentes 'lovers' (apaixonados) pela grife Zaffari estão sempre querendo saber quando uma loja vai inaugurar perto de suas casas. A hora vai chegar e em breve para quem mora em duas regiões da Capital.
Redes de supermercados podem abrir ou reformar lojas em Porto Alegre, algumas vindas do Interior ou até mesmo de Santa Catarina, mas os residentes 'lovers' (apaixonados) pela grife Zaffari estão sempre querendo saber quando uma loja vai inaugurar perto de suas casas. A hora vai chegar e em breve para quem mora em duas regiões da Capital.
O grupo gaúcho, com operações no Estado e em São Paulo, vai abrir entre maio e junho mais dois supermercados. Desde fevereiro de 2017, a bandeira não inaugurava novas operações. A última abriu na avenida Juca Batista, na Zona Sul. Estão saindo do forno unidades na avenida Panamericana, na área onde já funcionou o concorrente Nacional, e, quase ao mesmo tempo, no novo Shopping Bourbon da família, na avenida Aparício Borges.
As novas operações reforçam uma safra de projetos que estão na fila dos planos da companhia gaúcha. Outro Bourbon está sendo erguido, mas na avenida Carlos Gomes. O esperado complexo da área da antiga Gaúcha Cross recebeu licença para obras e o Zaffari Nilópolis obteve licença prévia e aguarda desocupação de imóvel, enquanto tramita com prioridade nas áreas de licenciamento da prefeitura, para ocupar em dois anos o ponto que hoje tem o Nacional da Encol. Também tem o Zaffari Moinhos, que tem licença para obras.   
Os moradores de cada região - Norte e Sul -, já podem ir treinando os nomes: serão o Zaffari Lindóia e o Bourbon Teresópolis. Os dois súperes vão somar juntos 300 empregos diretos - 150 em cada loja. As contratações já estão em andamento. Quem se interessar pelas vagas pode se inscrever pelo site do grupo. Por nota, o Zaffari informou que já começou a treinar equipes das áreas operacionais. Hoje o grupo soma 12 mil empregados entre Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo e São Paulo.
"O treinamento está sendo em outras unidades do grupo e em breve estarão na nova unidade", diz a bandeira. Na Panamericana, serão criados ainda mais 55 empregos nas lojas que vão compor o mix, semelhante ao que se encontra em outros empreendimentos, como o Zaffari Ipiranga e Juca Batista.  
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/04/14/206x137/1_zaffari_panamericana_jornal_do_comercio_1-9291796.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60775b30923d0', 'cd_midia':9291796, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/04/14/zaffari_panamericana_jornal_do_comercio_1-9291796.jpg', 'ds_midia': 'Varejo - supermercado - Zaffari - loja na avenida Panamericana - zona Norte de Porto Alegre - VISTA DE CIMA da edificação com bairro no entorno', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Varejo - supermercado - Zaffari - loja na avenida Panamericana - zona Norte de Porto Alegre - VISTA DE CIMA da edificação com bairro no entorno', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Unidade na Panamericana sofreu transformação na área onde já teve filial do Nacional. Foto: Patrícia Comunello/Especial   
Os empreendimentos aguardam as Licenças de Operação (LOs) que são emitidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade. A LO da loja na Aparício, que compõe o complexo Linked, desenvolvido com a Melnick Even, foi pedida em fim de 2020, e a da Panamericana deu entrada em março nos setores de licenciamento da pasta. Para a liberação, o grupo só precisa finalizar a entrega das últimas documentações.
Quem passa pela Aparício Borges já é alertado pelo banner gigante em mais de uma face da fachada com a inscrição Bourbon em rosa. Os tapumes se mantêm no contorno da construção, com trabalho intenso para os acabamentos na base, onde será aberto o supermercado. As fachadas envidraçadas são tomadas pelos reflexos das habitações e edificações do bairro.
Na base do complexo, também estarão lojas e um centro médico assinado pelo Hospital Moinhos de Vento. As duas torres se dividem entre apartamentos e unidades comerciais e de consultórios. O conjunto será o segundo HUB da Saúde,  sendo que o primeiro surgiu em Canoas, o Maxplaza.  
O centro comercial no bairro Teresópolis será ativado por etapas. Junto com o supermercado, serão abertas algumas lojas. O grupo informa que o cardápio comercial vai se completar em 2022. A projeção é de gerar mais 322 vagas formais nas operações.
"As inaugurações continuarão acontecendo, após a abertura. A nova loja da Renner está prevista para o início de 2022, podendo antecipar", acrescentou a rede. A Melnick Even informa que vendeu 90% das unidades das duas torres. São 140 apartamentos, entre lofts e um dormitório de 35 e 53 metros quadrados. Na torre comercial, são 168 consultórios e salas. "O empreendimento já está em fase final de implantação com habite-se previsto para abril e maio", diz a construtora. O investimento total é de mais de R$ 180 milhões.   

'Vamos fazer uma ponte pênsil ligando o condomínio ao Zaffari', avisa subsíndica

A gente conta nos dedos os dias para a inauguração, diz Iracema, sobre a operação vizinha

A gente conta nos dedos os dias para a inauguração, diz Iracema, sobre a operação vizinha


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Pode até parecer exagero para muita gente, mas para os moradores dos 325 apartamentos do condomínio Village Lindoia, na Zona Norte de Porto Alegre, não é. "A gente brinca que vamos  fazer uma ponte pênsil ligando o condomínio ao Zaffari", conta a subsíndica Iracema Ciceri, secretária executiva aposentada que completa:
"Estamos contando nos dedos os dias para a inauguração."
O motivo: o supermercado fica ao lado dos edifícios. Os moradores também estão programando um café com "pãozinho quentinho, leite e chá do Zaffari" para o dia da inauguração, revela a subsíndica. "Vai ser um presente dos deuses ter o súper aqui ao lado, é só atravessar o portão." Os moradores precisam andar algumas quadras para comprar produtos em um estabelecimento maior. "Muitos são idosos, que é mais difícil para atravessar avenidas."    
Iracema está por dentro do calendário. Ela diz que a informação que haviam recebido é que seria em maio a abertura, mas que agora deve ser junho. "Teria ficado para junho em função da pandemia, que fez eles reduzirem o número de trabalhadores na obra", reproduz a subsíndica, sobre o que ouviu. 
A futura vizinha diz que o empreendimento terá estacionamento subterrâneo e vagas para carros na frente. Nos fundos, foi erguida uma parte administrativa. O Zaffari, que não divulga o valor investido, fez uma mudança global na edificação, que nada lembra a do antigo Nacional, que fechou em janeiro de 2018 no local.
No mesmo ano, o grupo gaúcho arrematou as áreas das avenidas Panamericana, Lucas de Oliveira e Wencesleu Escobar. Hoje o Nacional é do grupo BIG, que foi comprado recentemente pelo francês Carrefour.