Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 23 de Março de 2021 às 09:55

Profissionais do turismo fazem manifestação na Serra contra restrições

Representantes do trade turístico protestaram na estrada de acesso às principais cidades serranas

Representantes do trade turístico protestaram na estrada de acesso às principais cidades serranas


PREFEITURA DE NOVA PETRÓPOLIS/DIVULGAÇÃO/JC
Uma faixa com a frase "Esse destino turístico deixará de existir" foi estendida sobre sobre a Pipa Pórtico de Bento Gonçalves na manhã desta terça-feira (23). Em outros pontos da Serra, como no pórtico de acesso a Gramado, manifestantes do trade reforçaram o apelo: "Turismo não é o vilão".
Uma faixa com a frase "Esse destino turístico deixará de existir" foi estendida sobre sobre a Pipa Pórtico de Bento Gonçalves na manhã desta terça-feira (23). Em outros pontos da Serra, como no pórtico de acesso a Gramado, manifestantes do trade reforçaram o apelo: "Turismo não é o vilão".
Os atos fizeram parte de uma série de ações realizadas ao longo do dia por empresários e profissionais ligados ao segmento do turismo contra as restrições impostas pelo modelo de distanciamento controlado do governo do Estado, que impedem o setor de funcionar. 
A campanha é promovida por empresários e comerciantes do trade turístico de todo o Estado, e deve mobilizar ações ao longo desta terça-feira (23) em diferentes regiões. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/03/23/206x137/1_setor_do_turismo_faz_manifestac_a_o_pelo_direito_de_trabalhar_em_bento_gonc_alves___cre_dito_alessandro_manzoni__exata_comunicac_a_o__1_-9275433.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6059e3c967cb7', 'cd_midia':9275433, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/03/23/setor_do_turismo_faz_manifestac_a_o_pelo_direito_de_trabalhar_em_bento_gonc_alves___cre_dito_alessandro_manzoni__exata_comunicac_a_o__1_-9275433.jpg', 'ds_midia': 'Setor do turismo faz manifestação pelo direito de trabalhar em Bento Gonçalves ', 'ds_midia_credi': 'Alessandro Manzoni / Exata Comunicação / Divulgação / JC', 'ds_midia_titlo': 'Setor do turismo faz manifestação pelo direito de trabalhar em Bento Gonçalves ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '464', 'align': 'Left'}Bento Gonçalves se somou à campanha "Turismo Não é o Vilão", que integra empresários e comerciantes do setor.  Crédito: Alessandro Manzoni/Exata Comunicação/ Divulgação/ JC
Em Bento Gonçalves, os manifestantes anunciaram a aplicação de faixas e cartazes em locais de grande movimentação, sensibilizando a sociedade para o drama do setor. Além disso, estabelecimentos comerciais exibirão panos pretos em suas fachadas, representando o luto decorrente da proibição do atendimento ao público. Profissionais estão sendo convidados a compartilhar, por meio das redes sociais, depoimentos contando as consequências que o estendido período de paralisação/restrição impôs aos seus negócios.
Em cidades como Nova Petrópolis, Gramado e Canela, as ações foram concentradas nas estradas que dão acesso aos municípios, como a RS- 235. As mobilizações reuniram, além dos profissionais do setor, entidades representativas do turismo, de serviços e do comércio.
Entre as defesas do grupo, que lançou a hashtag #todotrabalhoéessencial, está o não pagamento de tributos estaduais enquanto as atividades seguem restritas. "Se trabalhar não é mais um direito, pagar imposto não é mais um dever", ressaltavam os manifestantes na entrada de Gramado, por meio de faixas.
O objetivo do grupo é pressionar o governo do Estado a adotar medidas "mais coerentes do que a simples proibição de funcionamento do setor". "
"O Turismo vem buscando diálogo com o governo estadual há doze meses por meio do Comitê de Retomada do Turismo do Rio Grande do Sul, que reúne mais de 90 entidades do trade, sem sucesso. Não conseguimos uma única audiência com o governador nesse período para negociar nossos pleitos, que por inúmeras vezes foram encaminhados, mas sem qualquer retorno", destacam as entidades representativas de Bento Gonçalves, em nota.
Na tarde desta terça, prefeitos de cidades serranas trataram das demandas do setor turístico, em videoconferência com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior. Mais cedo, por meio de nota, o governo gáucho se manifestou sobre os protestos dos profissionais do turismo.
Segundo o comunicado, o Executivo está aberto ao diálogo com todos os setores da sociedade, mas ainda restringe o acesso a locais públicos e atividades "que resultam em possíveis aglomerações", em função do agravamento da pandemia e do esgotamento do sistema de saúde. A nota ainda ressalta que o RS "segue em alerta máximo em relação à Covid-19".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO