Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 01 de Março de 2021 às 14:55

Copa Airlines retoma nesta terça voos de Porto Alegre para destinos no Caribe

Companhia projeta duas frequências semanais de Porto Alegre ligando destinos turísticos

Companhia projeta duas frequências semanais de Porto Alegre ligando destinos turísticos


COPA AIRLINES/FACEBOOK/REPRODUÇÃO/JC
Patrícia Comunello
Depois de um ano, a companhia aérea panamenha Copa Airlines retoma os voos diretos ligando Porto Alegre a regiões turísticas no Caribe, com conexão no  Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá. É o mesmo hub para destinos nos Estados Unidos, mas que hoje têm restrição ao tráfego de turistas do Brasil devido à pandemia.
Depois de um ano, a companhia aérea panamenha Copa Airlines retoma os voos diretos ligando Porto Alegre a regiões turísticas no Caribe, com conexão no  Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá. É o mesmo hub para destinos nos Estados Unidos, mas que hoje têm restrição ao tráfego de turistas do Brasil devido à pandemia.
Não há voos internacionais no Aeroporto de Porto Alegre, antigo Aeroporto Internacional Salgado Filho, desde abril passado. Em 2020, queda total no fluxo foi de 58%. Em janeiro deste ano, a Fraport registra recuo de 48,2% no número de passageiros em relação ao mesmo mês de 2020 - foram 387,6 mil pessoas transportadas, nenhuma ao exterior, ante 748,2 mil em janeiro do ano passado -, e de 40% nos voos, com média de 138 no mês passado, ante 228 de janeiro de 2020.
O voo de retomada será na madrugada desta terça-feira (2) e terá até batismo, quando jatos de água são lançados sobre a aeronave antes de decolar. O voo chega do Panamá à 0h30min e decola com passageiros embarcados na Capital à 1h55min. 
A conexão ia ser ativada no fim de 2020 e só não foi porque o terminal estava fechado na madrugada para as obras de revitalização da atual pista de pousos e decolagens. Já a conclusão do novo traçado teve ampliação do prazo para o primeiro semestre de 2022. As intervenções para fazer recapeamento foram de novembro ao fim de fevereiro. A concessionária Fraport Brasil confirma a conclusão das obras principais e reabertura do tráfego.
A Fraport registrou, nesta segunda-feira (1º), que a Copa Airlines "é a primeira companhia aérea a retomar voos comerciais internacionais para Porto Alegre" e que serão "duas frequências semanais, às segundas e sábados". Desde abril de 2020, o tráfego internacional regular está suspenso.
Além da Copa, o terminal gaúcho tinha ainda a conexão com Lisboa, pela TAP Air, que ainda não foi reativado. O voo chegou a ser anunciado em outubro de 2020, mas não teve demanda e foi cancelado.
Quem acessar o site da aérea portuguesa encontra a oferta de bilhetes de voos diretos de Porto Alegre e Lisboa em datas no fim de março, mas a companhia não confirma que serão realizados. Quem for comprar ou já fez isso deve ficar atento às regras, que hoje proíbem o ingresso de brasileiros em Portugal. Apenas situações muito específicas, como ter propriedade no país, estudar ou questão de saúde, liberam ingresso. 
"É uma excelente notícia, é um voo internacional que volta", comemora João Augusto Machado, da Abav-RS, lembrando que a oferta vai permitir que turistas que saem do Estado possam mais rapidamente acessar praias como Cancun, no México, e Punta Cana, na República Dominicana. Até agora este fluxo estava sendo atendido por aeroportos do Sudeste, como São Paulo.  
Machado observa que a informação que chegou à associação era de que a aérea pretendia operar quatro frequências semanais, mas que não houve demanda para esta movimentação. O vice-presidente de Relações Externas da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-RS), João Carlos Machado, diz que há interesse nos roteiros, mas as agências percebem ainda turistas inseguros, pois temem futuros bloqueios devido à pandemia.
"Mesmo com o retorno da Copa, o foco das agências ainda é vender o destino Brasil", resume Machado. 
Em abril, a aposta é que possa ter quatro voos por semana já com fluxo mais intenso para destinos de turismo. A companhia usa aeronave Boeing com 154 assentos. O primeiro da retomada terá 133 assentos ocupados. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO