Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 25 de Fevereiro de 2021 às 10:48

Prazo de ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho é adiado para 2022

Fraport diz que prazo extra é decorrente de atrasos provocados pela pandemia

Fraport diz que prazo extra é decorrente de atrasos provocados pela pandemia


LUIZA PRADO/JC
Thiago Copetti
Prevista para ser concluída até dezembro de 2021, a pista ampliada do Aeroporto Internacional Salgado Filho recebeu novo prazo para finalização. De acordo com a Fraport Brasil, que tem a concessão do terminal, devido a pandemia a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prorrogou a data de término das obras para agosto de 2022.
Prevista para ser concluída até dezembro de 2021, a pista ampliada do Aeroporto Internacional Salgado Filho recebeu novo prazo para finalização. De acordo com a Fraport Brasil, que tem a concessão do terminal, devido a pandemia a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prorrogou a data de término das obras para agosto de 2022.
No momento as obras de ampliação da pista estão 97,6% concluídas, segundo a subsidiária da empresa alemã no Brasil. A Fraport explica que até o ano passado foi possível finalizar a pavimentação do trecho de ampliação, mas ainda falta a instalação de equipamentos de navegação (PAPI) A empresa também informa que está trabalhando no que chama de "sinalização horizontal e vertical" (balizamento da pista de pouso e decolagem, luminárias, placas, pintura, etc).
Outra fase pendente é a conclusão de etapas onde se localiza a Vila Nazaré. Na área ainda é necessário executar o espaço de segurança de final de pista (Resa) e instalar equipamentos de auxílio à navegação aérea, segundo a Fraport.
Ainda há famílias para serem transferidas e onde tem de ser feita a Resa. O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está acompanhando a mudança, mas há um grupo que não quer morar no Loteamento Irmãos Maristas, destino indicado pela prefeitura. Reunião em janeiro havia estipulado prazo até fim de fevereiro para completar as mudanças e liberar a área para o avanço da obra. 
Para resolver o impasse nos casos em que as famílias não querem ocupar apartamentos do loteamento. Por nota, a Fraport Brasil informou que está vendo caso a caso. Também havia descartado começar as obras na primeira semana de março, devido à falta de remoção. Com a decisão da Anac, a pressão de datas pode ter sido aliviada. O consórcio que fez a obra até agora está no terreno e vai retomar os trabalhos tão logo houver a liberação. O contrato engtre a concessionária e as empresas vai até junho.
Em janeiro, faltavam 177 famílias deixarem duas áreas - a Nazaré (111) e o restante da vila Pepino, que surgiu nos anos recentes.     

JC VÍDEOS: Imagens da área em obras e a vila que precisa ser removida 

De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre, André Machado, a postergação da data por parte da agência federal não modifica os planos da prefeitura nem da empresa.
"A Fraport, na conversa que eu tive com eles, não está considerando esta data de mudança do término da obra", afirma o secretário. "A Anac concedeu, mas a Fraport trabalha com a data do fim do ano".
O prazo original de retirada de todas as famílias era até o dia 28, mas esse prazo não será mais possível, visto que ainda resta regularizar a situação dos ocupantes de 81 moradias que sobraram no local.
Entretanto, a administração municipal não trabalha com a concessão de maior prazo.
Ao todo, 19 pessoas já estão em processo de reassentamento, e, destas, 10 estão prontas para sair. Na próxima semana, devem ocorrer audiências de conciliação na Justiça Federal. O Demhab vai acompanhar como parte interessada, segundo Machado.
Em janeiro, um mutirão formado por servidores do departamento e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) ajudou a acelerar os processos de remoção das famílias, encaminhando as demandas das famílias para o Demhab e a Caixa Econômica Federal.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO