Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 13 de Dezembro de 2020 às 12:11

Carrefour divulga compromissos antirracistas e plano de ação de longo prazo

Beto Freitas foi assassinado em uma loja do Carrefour em Porto Alegre na noite de 19 de novembro

Beto Freitas foi assassinado em uma loja do Carrefour em Porto Alegre na noite de 19 de novembro


SILVIO AVILA/AFP/JC
Logo após o indiciamento nesta sexta-feira (11) de seis pessoas pela morte de Beto Freitas, homem negro de 40 anos, espancado até morrer nas dependências de uma das lojas do Carrefour, em Porto Alegre, a rede de supermercados francesa divulgou uma lista de compromissos antirracistas.
Logo após o indiciamento nesta sexta-feira (11) de seis pessoas pela morte de Beto Freitas, homem negro de 40 anos, espancado até morrer nas dependências de uma das lojas do Carrefour, em Porto Alegre, a rede de supermercados francesa divulgou uma lista de compromissos antirracistas.
O Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, "com ênfase na inclusão de negros e negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no País", diz a companhia, em comunicado.
São oito compromissos elaborados com conjunto com o comitê independente formado pela empresa. O plano compreende três esferas principais: interna, envolvendo todos os funcionários; ecossistema,  incluindo os parceiros e fornecedores da rede; e externa, com toda a sociedade.
Entre as ações, está o compromisso de internalizar 100% da equipe de segurança que atua dentro de suas lojas, medida que já havia sido anunciada. Um projeto piloto terá início em quatro unidades do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (14). 

Ações do Carrefour após morte de João Alberto em loja:

  • Política de Tolerância Zero: a principal recomendação do comitê determina que a empresa revise, até o fim do próximo mês, sua política de Valorização da Diversidade, enfatizando o tratamento rigoroso dos casos de discriminação e racismo por parte de seus colaboradores, clientes e fornecedores.
  • Modelo de segurança: compromisso de internalizar 100% da equipe de segurança que atua dentro de suas lojas, iniciando com um projeto piloto em quatro unidades do Rio Grande do Sul, no dia 14/12. O objetivo é de ter a internalização implementada em toda a rede até o fim de outubro de 2021, a depender dos resultados deste piloto. Estes profissionais terão perfil e abordagem ressignificados, com ênfase no apoio, na orientação e acolhimento dos clientes.
  • Divulgação e Capacitação sobre Política de Tolerância Zero: até o fim do próximo mês, o Carrefour irá lançar um hotsite para que todas as ações sejam acompanhadas.
  • Carreira de Pessoas Negras: desenvolvimento e capacitação de 100 pessoas negras e negros por ano como alavanca de carreira com foco em posição de lideranças e posições críticas para a organização e revisão, até o fim de março de 2021, das metas de inclusão de negros nos níveis de liderança.
  • Investimento Social Privado: investimento em ações de impacto na sociedade. Por isso, vai abrir, até fevereiro de 2021, editais com foco na educação, na empregabilidade e no empreendedorismo de pessoas negras, que abrange o financiamento de cursos técnicos e acadêmicos nas áreas de Tecnologia e Gastronomia para formação de profissionais para o mercado de trabalho.
  • Contratação de Pessoas Negras: contratar profissionais negros e negras para posições estratégicas e, ainda, contratar anualmente, cerca de 20.000 colaboradores(as) negros(as) em parceria com associações e profissionais de RH inseridos nas comunidades onde a empresa está presente, respeitando a representatividade racial da população do país.
  • Dispositivos Digitais de Segurança: criação de um Canal de Ouvidoria, com foco no combate ao racismo e a todo tipo de discriminação
  • Aceleradora de Empreendedorismo Negro: criação, no primeiro trimestre de 2021, de um Programa de Inclusão desses empreendedores em sua cadeia de valor em parceria com entidades e organizações intermediárias negras. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO