Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 27 de Novembro de 2020 às 10:33

Reunião de comitê de coronavírus pode definir restrições em Porto Alegre

 No total, o Brasil tem 578.396 mortos e 20.703.645 casos da doença

No total, o Brasil tem 578.396 mortos e 20.703.645 casos da doença


Maria Ana Krack/PMPA/Divulgação/JC
Juliano Tatsch
A prefeitura de Porto Alegre deve anunciar a retomada de restrições em atividades econômicas na cidade nesta sexta-feira (27) em razão do recrudescimento da seriedade da pandemia do novo coronavírus na Capital. A definição sobre quais serão as medidas adotadas ocorrerá em reunião do Comitê de Enfretamento ao Coronavírus, que teve início às 10h.
A prefeitura de Porto Alegre deve anunciar a retomada de restrições em atividades econômicas na cidade nesta sexta-feira (27) em razão do recrudescimento da seriedade da pandemia do novo coronavírus na Capital. A definição sobre quais serão as medidas adotadas ocorrerá em reunião do Comitê de Enfretamento ao Coronavírus, que teve início às 10h.
A tendência é de que sejam anunciadas restrições nos horários de funcionamento do comércio, principalmente nas atividades de socialização, como bares e restaurantes. O desejo da prefeitura é fazer a mínima intervenção necessária para evitar, assim, que medidas mais duras tenham de ser tomadas próximas do Natal, período de aquecimento da economia, o que geraria impactos muito maiores.
A expectativa é de que não seja definido o fechamento desses estabelecimentos, e sim a redução do horário de funcionamento. Nos últimos dias, a prefeitura vem dando sinais de que poderia retroceder em algumas liberações.
No dia 18 deste mês, o processo de flexibilização das atividades econômicas foi interrompido em razão da escalada da pandemia. Junto com essa decisão, a prefeitura e os hospitais tiveram que reabrir estruturas que já haviam sido fechadas.
Na quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde solicitou aos hospitais a reabertura de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 que haviam sido fechados. Oito leitos no Hospital de Clínicas de mais 20 no Hospital Vila Nova foram reativados. Na semana anterior, 20 leitos clínicos haviam sido reabertos no Hospital Conceição.
Porto Alegre tem atualmente 55.772 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. O total de óbitos já chega a 1.511.
Nesta quinta-feira (26), a capital gaúcha chegou a 262 pacientes hospitalizados em UTIs por causa da pandemia. O número era o maior dos últimos 50 dias.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/26/206x137/1_uti_poa-9198453.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fbfd5aea4d25', 'cd_midia':9198453, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/26/uti_poa-9198453.jpg', 'ds_midia': 'Variação de internações por Covd-19 em UTIs em Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'Arte/JC', 'ds_midia_titlo': 'Variação de internações por Covd-19 em UTIs em Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '589', 'align': 'Left'}
A Associação de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel/RS) se posicionou contrariamente à possibilidade de novas restrições, assim como entidades representativas do comércio e dos serviços, que pediram que a população respeite os protocolos estabelecidos para que fechamentos ou restrição de horários não sejam necessários.
Em entrevista ao Jornal do Comércio na quarta-feira, o secretário de Saúde da Capital, Pablo Stürmer, admitiu a ideia de limitar horários de atividades econômicas para evitar aumento de circulação e aglomeração de pessoas. "Temos uma clara reversão da tendência de queda (dos números da pandemia) e precisamos cuidar muito a aceleração de casos. Se seguir assim, será necessário restringir", comentou.
O resultado da reunião do Comitê de Enfretamento ao Coronavírus deve ser divulgado no decorrer do dia, com um possível decreto com as novas medidas sendo publicado já no sábado.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO