Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Novembro de 2020 às 17:25

Um pedaço da Holanda para conhecer em Nova Petrópolis

Inaugurada em 30 de outubro, Casa Zaandam encanta e surpreende em Nova Petrópolis

Inaugurada em 30 de outubro, Casa Zaandam encanta e surpreende em Nova Petrópolis


CIDADE ZAANDAM/DIVULGAÇÃO/JC
Fernanda Crancio
Levar um pedaço da Holanda para Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Com esse sonho em mente, uma família de descendentes holandeses residente na cidade aproveitou as experiências adquiridas em viagens ao país de seus antepassados para planejar um negócio inovador, que integrasse cultura, gastronomia, música e a hospitalidade característica dos Países Baixos. Assim surgiu a Cidade Zaandam, um misto de restaurante, bar, cafeteria, confeitaria e empório, que tem encantado e surpreendido moradores e visitantes da região.
Levar um pedaço da Holanda para Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Com esse sonho em mente, uma família de descendentes holandeses residente na cidade aproveitou as experiências adquiridas em viagens ao país de seus antepassados para planejar um negócio inovador, que integrasse cultura, gastronomia, música e a hospitalidade característica dos Países Baixos. Assim surgiu a Cidade Zaandam, um misto de restaurante, bar, cafeteria, confeitaria e empório, que tem encantado e surpreendido moradores e visitantes da região.
Inaugurado no dia 30 de outubro, o empreendimento passou no teste da abertura em meio ao feriado de Finados, quando recebeu cerca de 5 mil clientes. O estabelecimento, que reproduz uma cidade holandesa na avenida principal de Nova Petrópolis, a 15 de Novembro, tem o nome em homenagem ao Rio Zaan, que corta a cidade de Zaandam (província de North Holland), a 20 quilômetros da capital holandesa, Amsterdã.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/12/206x137/1_zaandan-9188350.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fad802432bb4', 'cd_midia':9188350, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/12/zaandan-9188350.jpg', 'ds_midia': 'Cidade Zaandam reproduz cidade da Holanda em Nova Petrópolis', 'ds_midia_credi': 'CIDADE ZAANDAM/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Cidade Zaandam reproduz cidade da Holanda em Nova Petrópolis', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}Casa reproduz uma vila holandesa, com moinho, canal e referências turísticas daquele país. Fotos: Cidade Zaandam/Divulgação/JC
A casa, aberta das 7h às 22h nos dia de semana, e até a meia-noite nos sábados e domingos, funciona tanto para quem quiser aproveitar o café da manhã ou uma refeição completa, quanto para quem preferir fazer um lanche ou happy hour. "Quisemos trazer uma experiência completa para a cidade, que ainda tem grande potencial para se desenvolver turisticamente. A Zaandam une a cultura amistosa do holandês ao melhor do povo trabalhador de Nova Petrópolis", diz a Head de Marketing do complexo, Jerusa Schroeder.
Idealizado por um casal sem experiência na área, mas apaixonado por viagens e pela cultura holandesa, o negócio foi planejado ao longo de dois anos, e pretende ajudar a fomentar ainda mais o turismo da região. Com investimento próprio de R$ 5 milhões, a obra levou menos de um ano para ser finalizada e a inauguração da casa foi acelerada em função da pandemia da Covid-19. O estabelecimento gerou, inicialmente, cerca de 50 empregos para pessoas da cidade e de outros municípios vizinhos.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/12/206x137/1_zaandan3-9188372.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fad8082a1c00', 'cd_midia':9188372, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/12/zaandan3-9188372.jpg', 'ds_midia': 'Cidade Zaandam reproduz cidade da Holanda em Nova Petrópolis', 'ds_midia_credi': 'CIDADE ZAANDAM/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Cidade Zaandam reproduz cidade da Holanda em Nova Petrópolis', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '532', 'align': 'Left'}Local integra restaurante, bar, confeitaria e empório, com produtos típicos da gastronomia holandesa
"Nossa pretensão era abrir mais para a frente, mas a retomada do turismo nesse período, a proximidade das festas de final de ano e o fim da obra nos fizeram adiantar a inauguração. Aqui pela Avenida 15 de Novembro passam cerca de 500 mil carros por mês, são pessoas que vêm de passagem, geralmente a caminho de Gramado e de outras cidades serranas. Queremos servir de chamariz para que, agora, esse visitante pare, fique em Nova Petrópolis e tenha uma experiência diferenciada de gastronomia e lazer. Estamos bem otimistas", complementa Jerusa.
 No local, os detalhes e referências à Holanda realmente chamam a atenção. Além da cerveja e dos famosos queijos e waffles holandeses, estão fortemente presentes as coloridas vilas, o moinho de vento, as tulipas e os famosos sapatos holandeses, ícone popular daquela cultura. E como a ideia é atrair a família toda, há ainda espaço educativo para as crianças, que podem se distrair tanto no espaço kids diferenciado quanto na área externa, que tem canal de água, ponte e moinho. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/12/206x137/1_zaandan4-9188381.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fad80b80c7c1', 'cd_midia':9188381, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/12/zaandan4-9188381.jpg', 'ds_midia': 'Cidade Zaandam reproduz cidade da Holanda em Nova Petrópolis', 'ds_midia_credi': 'CIDADE ZAANDAM/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Cidade Zaandam reproduz cidade da Holanda em Nova Petrópolis', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}Casa Zaandam oferece experiência inovadora para toda a família, na avenida principal de Nova Petrópolis
Para dezembro, a equipe do complexo já prepara uma programação especial de Natal, com atrações típicas da cultura holandesa, presença do Papai Noel e show de fogos, além do lançamento de um e-commerce para comercialização de produtos próprios e importados da Holanda. Jantares temáticos e exposições relacionadas à cultura holandesa também estão sendo planejados para os próximos meses de operação. "Queremos gerar uma experiência diferente e positiva nas pessoas, sem pré-conceitos, como agem os holandeses. Nosso lema é servir, encantar e divertir, e assim queremos passar a fazer parte dos principais cartões postais da cidade", complementa a executiva.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO