Porto Alegre, quinta-feira, 12 de novembro de 2020.
Dia do Supermercado. Dia Internacional da Qualidade.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
quinta-feira, 12 de novembro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eventos

- Publicada em 11h46min, 12/11/2020. Atualizada em 13h27min, 12/11/2020.

Feira Zero Grau reúne setor calçadista em Gramado

Estandes estão sendo montados no Serra Park, em Gramado; evento contará com 100 expositores

Estandes estão sendo montados no Serra Park, em Gramado; evento contará com 100 expositores


DINARCI BORGES/DIVULGAÇÃO/JC
Marcelo Beledeli
Aos poucos, as feiras de negócios no Rio Grande do Sul vão retornando ao modelo presencial. Após a Feira Internacional de Turismo (Festuris), que aconteceu de 5 a 8 de novembro, os pavilhões do Serra Park, em Gramado, vão receber, entre segunda (16) e quarta-feira (18) a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios. 
Aos poucos, as feiras de negócios no Rio Grande do Sul vão retornando ao modelo presencial. Após a Feira Internacional de Turismo (Festuris), que aconteceu de 5 a 8 de novembro, os pavilhões do Serra Park, em Gramado, vão receber, entre segunda (16) e quarta-feira (18) a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios. 
Os trabalhos de montagem dos estandes seguem em forte ritmo. A feira, que funcionará das 08 às 19h, vai reunir pelos menos 100 expositores e mais de 150 marcas, com a expectativa de receber cerca de dois mil lojistas. Os números mostram a redução de tamanho do evento, causada pelas restrições impostas pelos protocolos sanitários adotados a fim de permitir a realização da feira durante a pandemia de Covid-19. Em 2019, a Zero Grau contou com 250 expositores, que apresentaram de 550 a 600 marcas.
No entanto, para Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da Zero Grau, mesmo com redução de tamanho, a realização da feira é uma conquista importante para o setor calçadista. “Será um reencontro de empresas, permitindo avaliar como estão lidando com os efeitos da pandemia”, afirmou Pletsch.
A Zero Grau contará com lançamentos das coleções outono/inverno 2021. No entanto, segundo Pletsch, lojistas e indústrias também devem aproveitar o evento para negociar entregas de produtos para as vendas de fim de ano, assim como verificar a disponibilidade de matérias primas, que vem apresentando escassez em vários segmentos. “Ela pode ajudar a reativar a indústria coureiro-calçadista, que sofreu muito neste ano”, afirma.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), entre janeiro e setembro a produção calçadista brasileira teve queda de 30,9% ante o mesmo período de 2019. Os empregos do setor, até setembro, tiveram redução de 14%, com a perda de 25,8 mil postos de trabalho. Atualmente, 243 mil pessoas são empregadas diretamente pelas indústrias calçadistas em todo o Brasil.
Segundo o diretor da Merkator, a organização da Zero Grau durante a pandemia é um grande desafio. “Esta é a feira mais difícil que já fiz na vida”, destaca. Para garantir a segurança sanitária de visitantes e expositores, será obrigatório o uso de máscaras no evento. Na entrada, haverá um espaço para medição de temperatura e verificação de sintomas de quem entra. “Mesmo no aeroporto de Porto Alegre já será feito esse controle, e quem apresentar sintomas parecidos com Covid-19 não poderá pegar o transfer para Gramado”, comenta Pletsch.
Além disso, o espaçamento de corredores e entre estandes será maior, com quatro metros de distância. Também será feito um processo de higienização da área de exposição duas vezes ao dia.

Mercopar começa na terça-feira em Caxias do Sul

Mercopar - Rodada de Negócios FOTO Eduardo Rocha DIVULGAÇÃO
Feira de inovação industrial será realizado nos pavilhões da Festa da Uva
EDUARDO ROCHA/DIVULGAÇÃO/JC
Além da Zero Grau, a Serra Gaúcha também irá receber, na próxima semana, a 29ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial. O evento acontece de forma presencial de 17 a 19 de novembro no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Promovida pelo Sebrae RS e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), esta é uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina. A visitação durante os três dias é gratuita mediante credenciamento on-line em bit.ly/CredenciamentoMercopar, evitando aglomerações.
A organização da feira desenvolveu um rigoroso protocolo de segurança sanitária. As ações preveem medidas protetivas da rede hoteleira, no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento. A medição de temperatura das pessoas presentes e uso de máscaras serão obrigatórios, assim como a inscrição prévia e digital para evitar aglomerações. O fluxo na feira será controlado por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso com distanciamento mínimo de 1,5m, corredores alargados com 4m e 6m, e circulação em dois sentidos.
Além disso, a feira terá entrada, com tapetes higienizantes, separada da saída, além da limpeza constante de toda a estrutura utilizada. Serão instalados dispensers e tótens com álcool em gel em todos os espaços do evento.
Comentários CORRIGIR TEXTO