Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eventos

- Publicada em 12 de Novembro de 2020 às 11:46

Feira Zero Grau reúne setor calçadista em Gramado

Estandes estão sendo montados no Serra Park, em Gramado; evento contará com 100 expositores

Estandes estão sendo montados no Serra Park, em Gramado; evento contará com 100 expositores


DINARCI BORGES/DIVULGAÇÃO/JC
Aos poucos, as feiras de negócios no Rio Grande do Sul vão retornando ao modelo presencial. Após a Feira Internacional de Turismo (Festuris), que aconteceu de 5 a 8 de novembro, os pavilhões do Serra Park, em Gramado, vão receber, entre segunda (16) e quarta-feira (18) a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios. 
Aos poucos, as feiras de negócios no Rio Grande do Sul vão retornando ao modelo presencial. Após a Feira Internacional de Turismo (Festuris), que aconteceu de 5 a 8 de novembro, os pavilhões do Serra Park, em Gramado, vão receber, entre segunda (16) e quarta-feira (18) a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios. 
Os trabalhos de montagem dos estandes seguem em forte ritmo. A feira, que funcionará das 08 às 19h, vai reunir pelos menos 100 expositores e mais de 150 marcas, com a expectativa de receber cerca de dois mil lojistas. Os números mostram a redução de tamanho do evento, causada pelas restrições impostas pelos protocolos sanitários adotados a fim de permitir a realização da feira durante a pandemia de Covid-19. Em 2019, a Zero Grau contou com 250 expositores, que apresentaram de 550 a 600 marcas.
No entanto, para Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da Zero Grau, mesmo com redução de tamanho, a realização da feira é uma conquista importante para o setor calçadista. “Será um reencontro de empresas, permitindo avaliar como estão lidando com os efeitos da pandemia”, afirmou Pletsch.
A Zero Grau contará com lançamentos das coleções outono/inverno 2021. No entanto, segundo Pletsch, lojistas e indústrias também devem aproveitar o evento para negociar entregas de produtos para as vendas de fim de ano, assim como verificar a disponibilidade de matérias primas, que vem apresentando escassez em vários segmentos. “Ela pode ajudar a reativar a indústria coureiro-calçadista, que sofreu muito neste ano”, afirma.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), entre janeiro e setembro a produção calçadista brasileira teve queda de 30,9% ante o mesmo período de 2019. Os empregos do setor, até setembro, tiveram redução de 14%, com a perda de 25,8 mil postos de trabalho. Atualmente, 243 mil pessoas são empregadas diretamente pelas indústrias calçadistas em todo o Brasil.
Segundo o diretor da Merkator, a organização da Zero Grau durante a pandemia é um grande desafio. “Esta é a feira mais difícil que já fiz na vida”, destaca. Para garantir a segurança sanitária de visitantes e expositores, será obrigatório o uso de máscaras no evento. Na entrada, haverá um espaço para medição de temperatura e verificação de sintomas de quem entra. “Mesmo no aeroporto de Porto Alegre já será feito esse controle, e quem apresentar sintomas parecidos com Covid-19 não poderá pegar o transfer para Gramado”, comenta Pletsch.
Além disso, o espaçamento de corredores e entre estandes será maior, com quatro metros de distância. Também será feito um processo de higienização da área de exposição duas vezes ao dia.

Mercopar começa na terça-feira em Caxias do Sul

Feira de inovação industrial será realizado nos pavilhões da Festa da Uva

Feira de inovação industrial será realizado nos pavilhões da Festa da Uva


EDUARDO ROCHA/DIVULGAÇÃO/JC
Além da Zero Grau, a Serra Gaúcha também irá receber, na próxima semana, a 29ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial. O evento acontece de forma presencial de 17 a 19 de novembro no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Promovida pelo Sebrae RS e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), esta é uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina. A visitação durante os três dias é gratuita mediante credenciamento on-line em bit.ly/CredenciamentoMercopar, evitando aglomerações.
A organização da feira desenvolveu um rigoroso protocolo de segurança sanitária. As ações preveem medidas protetivas da rede hoteleira, no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento. A medição de temperatura das pessoas presentes e uso de máscaras serão obrigatórios, assim como a inscrição prévia e digital para evitar aglomerações. O fluxo na feira será controlado por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso com distanciamento mínimo de 1,5m, corredores alargados com 4m e 6m, e circulação em dois sentidos.
Além disso, a feira terá entrada, com tapetes higienizantes, separada da saída, além da limpeza constante de toda a estrutura utilizada. Serão instalados dispensers e totens com álcool em gel em todos os espaços do evento.
Entre as novidades, uma parceria com o Sebrae nacional trará, ao evento, 50 empresas de sete estados brasileiros mais o Distrito Federal. São Paulo será o estado com maior presença, com 20 empresas confirmadas, seguido por Santa Catarina, com 14. Paraná e Espírito Santo contam com cinco cada, enquanto Rio de Janeiro, com três. Distrito Federal, Goiás, e Minas Gerais terão um representante cada. Os estandes estarão divididos conforme a origem das empresas.