Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 05 de Novembro de 2020 às 22:07

Festuris abre com objetivo de reativar o setor turístico

Com menos participantes e contando com série de protocolos de segurança, feira acontece até domingo no Serra Park, em Gramado

Com menos participantes e contando com série de protocolos de segurança, feira acontece até domingo no Serra Park, em Gramado


MARCELO BELEDELI/ESPECIAL/JC
O setor de turismo está pronto para retomar os negócios. Essa foi a mensagem principal passada durante a abertura da 32ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado, o Festuris. A feira de negócios turísticos, que começou nesta quinta-feira (5) e vai até o domingo (8), nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, será a primeira da América Latina a ser realizada no formato presencial desde o início da pandemia.
O setor de turismo está pronto para retomar os negócios. Essa foi a mensagem principal passada durante a abertura da 32ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado, o Festuris. A feira de negócios turísticos, que começou nesta quinta-feira (5) e vai até o domingo (8), nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, será a primeira da América Latina a ser realizada no formato presencial desde o início da pandemia.
Durante a abertura oficial na noite desta quinta-feira, no Serra Park, Eduardo Zorzanello, um dos diretores da Rossi & Zorzanello, empresa organizadora da Festuris, afirmou que a realização do evento foi obtida graças a "resiliência e superação" do setor turístico. "Com muita empatia e união de todos os players criamos inúmeras ações para minimizar os impactos da crise. Somos a primeira feira das Américas a retornar, graças à ajuda de entidades, empresas e do poder público", destacou. Zorzanello lembrou que a realização de eventos testes permitiu implantar protocolos de saúde e segurança para a realização de feiras do porte do Festuris. 
Para Marta Rossi, diretora da Rossi & Zorzanello, a realização do Festuris é uma conquista do setor turístico, mas a "vitória será quando o todo o setor estiver retornando". Segundo Marta, as empresas do setor não duvidaram da gravidade da Covid-19, "mas não aceitamos que o turismo, maior gerador de empregos do mundo, seja o vilão da pandemia".
O governador Eduardo Leite destacou que, graças à implantação do modelo de distanciamento controlado pelo governo do Estado, em maio, foi possível estabelecer protocolos para as atividades econômicas, que permitiram uma retomada mais fácil após o período mais duro da pandemia. "Passado o momento mais dramático, que foi no inverno, passamos a ter segurança para dar os passos seguintes, antes liberando os eventos corporativos, agora também os festivos e sociais", afirmou.
Entrentanto, Leite destacou que o setor público e privado não pode permitir, por descuidos na segurança sanitária, gerar uma segunda onda de contaminações, como vem ocorrendo na Europa. "Temos que garantir estabilização no quadro de internações, preservando vidas e a economia, até que haja condições de imunização da população", afirmou.
Recursos para municípios e incremento de aviação
Leite também anunciou que o governo do Estado está liberando R$ 6 milhões para 45 municípios gaúchos vocacionados ao turismo para reforçar a vigilância sanitária e cuidados hospitalares. Além disso, informou que estão avançando as negociações para redução de ICMS de querosene da aviação e estabelecimento de novas linhas aéreas regionais em cidades do interior gaúcho. Uma delas seria uma ligação entre Canela e Porto Alegre, beneficiando os municípios turísticos da Serra Gaúcha.
Evento busca ser modelo para feiras em 2021
O Festuris busca ser modelo para as feiras que virão no primeiro semestre de 2021. Durante a abertura oficial do evento, na noite desta quinta-feira no Serra Park, em Gramado, o festival recebeu o selo como primeira feira “Covid Free” do Brasil, com certificação internacional entregue pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES).
O evento contará com uma série de protocolos de segurança sanitária. Apenas participantes inscritos de forma antecipada e com a credencial impressa poderão acessar a feira. O atendimento pessoal no acesso foi substituído pelo sistema “Safe Check-in”, com totens para medir a temperatura, verificar o uso de máscara, validar credencial e oferecer álcool gel a todos os participantes.
Devido à todas as restrições, a Festuris está bem menor em 2020. Enquanto em 2019 o evento contou com 2,7 mil marcas expondo seus produtos e serviços em mais de 300 estandes, neste ano o número de empresas participantes baixou para cerca de 1,5 mil em 150 estandes.
No ano passado, nos dois dias do evento, circularam 11 mil visitantes pelos corredores do Serra Park. Já para esta edição, foi delimitado um número máximo de 1.700 pessoas simultâneas no evento, incluindo participantes, expositores e staff. Com isso, a organização trabalha com o máximo de 4 mil inscritos, que estarão participando do evento através de rodízios. "Estamos entregando um evento do tamanho que o momento permite, pontuado pela responsabilidade e segurança de todos, e focado no profissionalismo e resultados", destacou Marta Rossi.
Visando diluir o fluxo de pessoas, o horário de funcionamento da feira foi ampliado e o layout dos estandes reformulado, com corredores mais amplos. Para evitar a aglomeração de pessoas, o Festuris apostará no sistema de agendamento de reuniões através do App Festuris, com o intuito de evitar aglomerações nos estandes e aumentar a produtividade na feira. As reuniões agendadas já eram realizadas em alguns segmentos específicos, mas neste ano serão estendidas a todo o público.
A feira de negócios está com estandes montados e acontece nesta sexta-feira (6) e sábado (7), das 12h às 19h. Antes disso, na parte da manhã, ocorre o Festuris Connection Meeting, evento de conteúdo que terá como tema a transformação do turismo.
Mesmo com o fechamento de fronteiras em muitos países, a feira continua com destinos internacionais confirmados como Suíça, Tailândia, Costa do Marfim, São Francisco, Mônaco e Seychelles.

Benção inédita nas alturas

Sobrevoo de balão marcou abertura da feira

Sobrevoo de balão marcou abertura da feira


CASSIO BREZOLLA/DIVULGAÇÃO/JC
Na tentativa de retomar os negócios do setor, a Festuris buscou até mesmo a ajuda dos céus. Na tarde desta quinta-feira, a abertura da feira foi marcada por uma benção nas alturas, com o sobrevoo de um balão sob as dependências do Serra Park e da cidade de Gramado. O balão foi tripulado pelo pastor Erlo Aurich, que abençoou o evento e a comunidade de Gramado.