Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 20 de Outubro de 2020 às 18:39

Zaffari vai ter supermercado no lugar do Nacional da Encol

Unidade em frente à praça da Encol ocupa uma das áreas melhor localizadas na região da Capital

Unidade em frente à praça da Encol ocupa uma das áreas melhor localizadas na região da Capital


LUIZA PRADO/JC
Patrícia Comunello
Um dos pontos mais valorizados em Porto Alegre para operação comercial vai trocar de bandeira. O imóvel que abriga o Nacional, ex-Walmart e hoje grupo BIG, vai virar supermercado Zaffari. O plano é confirmado pela companhia gaúcha, atual dona do terreno, que prevê erguer um empreendimento residencial junto ao supermercado na área. 
Um dos pontos mais valorizados em Porto Alegre para operação comercial vai trocar de bandeira. O imóvel que abriga o Nacional, ex-Walmart e hoje grupo BIG, vai virar supermercado Zaffari. O plano é confirmado pela companhia gaúcha, atual dona do terreno, que prevê erguer um empreendimento residencial junto ao supermercado na área. 
O futuro integrante da família da rede gaúcha se chamará Zaffari Nilópolis, que entrará no lugar do Nacional Bela Vista ou Nacional da Encol, como é mais conhecido por ficar em frente à praça que levou o nome da construtora com falência decretada nos anos de 1990 e que ergueu empreendimentos no entorno. O ponto fica na confluência com o bairro Petrópolis. Em frente, fica a avenida Nilópolis e, na lateral, é a rua Carazinho. 
O Nacional Bela Vista abriu em 2006, após o fechamento de uma operação da antiga rede Febernati. Não é a primeira investida da bandeira gaúcha em unidades Nacional. Outras três filiais fechadas ainda pelo Walmart, cuja operação brasileira passou a ser grupo BIG, do fundo Advent, em 2019, foram assumidas pelo Zaffari.  
O Zaffari projeta investimento de R$ 95 milhões, com geração de 300 empregos diretos e outros 300 indiretos nas obras, no projeto Nilópolis. A tramitação do projeto começou em 2019 na prefeitura, com pedido de viabilidade, e foi inserida, em agosto passado, na política de Projetos Prioritários, implantada pela prefeitura após a pandemia para ativar a atividade econômica local. 
Por esta classificação, o empreendimento tem preferência na análise de licenciamentos urbanísticos e ambientais para edificações. Mas, com isso, os empreendedores precisam dar início às obras ou concluir as fundações até um ano depois da aprovação do projeto no Escritório de Licenciamento.   
Questionado sobre quando pretende colocar o projeto em marcha, o que exigirá a saída do Nacional, o Zaffari não chegou a informar sobre os prazos. O grupo BIG foi procurado, mas não quis comentar sobre a desocupação e nem sobre planos para a filial. 
A nova investida do Zaffari, que tem as operações do Bourbon Shopping e também empreendimentos com unidades residenciais e serviços, principalmente em acordos de incorporação com a gaúcha Melnick Even, reforçará a presença no mercado com a nova operação, ainda mais em autosserviço, setor que é considerado essencial e funcionou durante a crise sanitária. A Melnick Even estaria atrelada ao novo empreendimento no Bela Vista. 
A área construída é prevista em quase 50 mil metros quadrados, com parte residencial. Outro detalhe do projeto envolve atributos de sustentabilidade do projeto, que é um requisitos para a tramitação mais acelerada nas áreas do município.  
Pela descrição feita pela companhia, o empreendimento a ser erguido terá recuperação energética na climatização, utilização de água de reúso, tratamentos acústicos na casa de máquinas, iluminação LED, vidros de alta performance para conforto térmico, utilização de elementos arquitetônicos para conforto térmico e proteção solar.
Terrenos e instalações que tinham Nacional nas avenidas Wenceslau Escobar, na Zona Sul, e Panamericana, na Zona Norte, foram arrematados pelo grupo. Na rua Lucas de Oliveira, no bairro Rio Branco, o imóvel foi alugado, após a saída do concorrente. Na Panamericana, as obras estão em andamento
O grupo tem mais projetos na Capital. Um em execução fica na avenida Carlos Gomes, prometido para 2022. O empreendimento com construção mais avançada é o Linked, da avenida Aparício Borges, junto com a Melcnick Even. Futuros projetos serão implantados no Complexo Belvedere, em Porto Alegre, e em Gravataí. Moradores da região da avenida Protásio Alves aguardam por empreendimentos na área da antiga Gaúcha Cross, que tem licença prévia na prefeitura.
Quando as quatro ex-filiais do Nacional estiverem operando, o Zaffari passará a 40 operações de autosserviço, com a maior parte das unidades no Rio Grande do Sul e duas em São Paulo.
Hoje são 14 hipermercados, sendo sete deles da bandeira Bourbon. Sete hipermercados estão em Porto Alegre, três deles são Bourbon. Os demais ficam em Canoas (dois, sendo um Bourbon), Novo Hamburgo (um Bourbon), Passo Fundo (um Bourbon), São Leopoldo (um Bourbon) e São Paulo (dois hipermercados).  
Dos 22 supermercados, 17 ficam na Capital. Os outros estão em Caxias do Sul (quatro lojas) e Passo Fundo (uma). Além disso, são nove Bourbon Shopping Bourbon, sendo cinco localizados na Capital e os demais em Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo e São Paulo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO