Porto Alegre, terça-feira, 13 de outubro de 2020.
Dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
terça-feira, 13 de outubro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

EVENTOS

- Publicada em 17h43min, 13/10/2020. Atualizada em 21h29min, 13/10/2020.

Porto Alegre sedia nesta semana primeiro evento de negócios com presença de público

Mostra será o segundo evento-teste corporativo autorizado, mas o primeiro com público permitido

Mostra será o segundo evento-teste corporativo autorizado, mas o primeiro com público permitido


ERICO MOREIRA/DIVULGAÇÃO/JC
Fernanda Crancio
Na próxima sexta-feira (16) Porto Alegre sediará o primeiro evento-teste corporativo para geração de negócios e com presença de público, autorizado pela prefeitura, desde a liberação das feiras e congressos no Rio Grande do Sul. A SindExpo, no Centro de Eventos da Fiergs, pretende reunir até domingo (18) um público total de 1,5 mil pessoas, que será recebido mediante adoção de protocolos internacionais de segurança e saúde e de acordo com as regras impostas para enfrentamento da pandemia. O evento, em sua quarta edição, é voltado a síndicos e fornecedores do setor de condomínios, e contará ainda com palestras de especialistas em gestão na área.
Na próxima sexta-feira (16) Porto Alegre sediará o primeiro evento-teste corporativo para geração de negócios e com presença de público, autorizado pela prefeitura, desde a liberação das feiras e congressos no Rio Grande do Sul. A SindExpo, no Centro de Eventos da Fiergs, pretende reunir até domingo (18) um público total de 1,5 mil pessoas, que será recebido mediante adoção de protocolos internacionais de segurança e saúde e de acordo com as regras impostas para enfrentamento da pandemia. O evento, em sua quarta edição, é voltado a síndicos e fornecedores do setor de condomínios, e contará ainda com palestras de especialistas em gestão na área.
Segundo os organizadores, serão adotadas medidas para garantir a segurança de todos os participantes, como limitação de público em 100 pessoas por hora, inscrição online obrigatória, aferição de temperatura na entrada da feira, distanciamento social, troca de máscaras a cada duas horas, medidas de higiene e divulgação constante dos cuidados necessários. O evento também congrega o AssosíndicosRS, que oferecerá palestras com espaçamento entre as cadeiras e amplos cuidados de sanitização entre os módulos, a exemplo do que foi praticado no primeiro evento-teste nesses moldes, realizado também no Centro de Eventos, no dia 11 de setembro. Um segundo evento teste, um show, ocorreu também em setembro, na Capital, e a cidade de Canoas deverá sediar um baile com banda, ainda este mês.
Para ampliar o alcance da feira e minimizar a limitação de público, as palestras do evento serão também transmitidas pelo YouTube. Organizada pela Conectta Feiras & Eventos, a realização da SindExpo conta ainda com participação da Assosíndicos, SecoviRS, Grupo Live Marketing RS e Fiergs, e tem o objetivo de possibilitar uma retomada dos negócios do setor, também impactado desde março pelas medidas de enfrentamento à Covid-19.
"Conseguimos viabilizar os estandes em parceria com os melhores clientes do setor porque precisamos muito dessa retomada. Receberemos 500 pessoas por dia, em horários alternados, e focaremos na rodada de negócios desse setor e na apresentação de um condomínio conceito, com soluções pensadas a partir das necessidades que surgiram durante a pandemia", esclarece Ana Paula Franco, diretora da SindExpo.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/13/206x137/1_montagem-9163747.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f860c6cb4ded', 'cd_midia':9163747, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/13/montagem-9163747.jpg', 'ds_midia': 'SindExpo começou a ser montada na segunda-feira (12), na Fiergs', 'ds_midia_credi': 'SINDEXPO/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'SindExpo começou a ser montada na segunda-feira (12), na Fiergs', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '800', 'align': 'Left'}
SindExpo começou a ser montada na segunda-feira (12) no Centro de Eventos da Fiergs. Crédito: SindExpo/Divulgação/JC
Nas edições anteriores, o evento recebeu cerca de 2 mil pessoas, mas a redução de público e formato em 2020 não desmotiva os promotores, que já registram mais de 1,2 mil inscrições para a feira. Segundo Ana Paula, a mostra movimentará 35 empresas expositoras e 32 fornecedoras que estavam impossibilitados de trabalhar. "É tanta gente voltando a trabalhar a partir da feira, pessoal da montagem, de segurança, de comunicação e das empresas do setor, e isso nos deixa muito felizes, pois é uma oportunidade de fazer essa economia voltar a girar. Seremos a segunda feira a retomar no Brasil, com todos os cuidados necessários. Mesmo sendo um setor de pequeno porte, esse movimento é muito significativo", comenta.
Em Porto Alegre, o setor está representado por mais de 14 mil condomínios (dados de 2014) e tem mais de mil síndicos profissionais em atuação, e a expectativa dos organizadores é movimentar mais de R$10 milhões em negócios, nos três dias de evento. "As pessoas não se dão conta, mas os síndicos também tiveram papel importante nesse período, estabelecendo regras, organizado a limpeza e a segurança dos condomínios durante a pandemia. Esse evento reconhece a importância desse trabalho e apresenta soluções e parcerias em fornecedores e serviços para esse mercado, que cresce a cada ano", complementa Ana Paula.
Na sexta-feira (9), o governo do Estado publicou decreto que ampliou a atuação do setor de eventos,  com protocolos que permitem realizar atividades de maior porte.
Para Adriane Hilbig, presidente do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention e Visitors Bureau (POACVB), a liberação da realização do evento pela prefeitura renova a esperança de que Porto Alegre volte aos poucos a retomar o calendário de eventos comerciais e de negócios. "Fizemos o primeiro movimento de propor uma solução para a retomada gradual e responsável dos eventos na cidade, e esse objetivo foi alcançado. Enquanto todos falavam em protocolos, fizemos o evento-teste de setembro. Agora, com esse primeiro evento com público, avançamos um pouco mais", ressalta.
De acordo com as orientações da prefeitura, o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 autorizou o evento-teste mediante o compromisso dos organizadores com medidas como limitação de 500 participantes em cada dia de evento, o comparecimento de cada participante em somente um dia do evento, realização em dois turnos com duração máxima de 4 horas cada e manutenção de "todos os protocolos sanitários de controle da entrada, saída e fluxo de pessoas, higienização, distanciamento físico, cuidados com alimentação". Para conferir o cumprimento dessas regras, equipes do município terão livre acesso e farão a fiscalização de todas as dependências do evento.

Alguns protocolos que serão adotados no evento:

  • Uso obrigatório de máscara, com troca a cada 2 horas
  •  Distanciamento Social
  •  Proibição de alimentação, bebidas e brindes nos estandes
  •  Uso obrigatório de álcool em gel
  •  Não será permitida aglomeração de participantes
  •  Distância de 2 metros entre as cadeiras nas palestras
  •  Entrada mediante Q-RCode enviado por email no momento da inscrição
  •  Aferição de temperatura na entrada
  • Sentido único de fluxo nos estandes
  • Contagem da entrada e limitação de pessoas por hora
Comentários CORRIGIR TEXTO