Porto Alegre, sexta-feira, 09 de outubro de 2020.
Dia Mundial dos Correios.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sexta-feira, 09 de outubro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

aviação

09/10/2020 - 18h52min. Alterada em 09/10 às 19h52min

Governo federal autoriza início das obras no aeroporto de Passo Fundo

Obras devem começar até o fim de outubro, segundo o governo do Rio Grande do Sul

Obras devem começar até o fim de outubro, segundo o governo do Rio Grande do Sul


Alex Borgmann/Prefeitura de Passo Fundo/Divulgação/JC
O Ministério da Infraestrutura autorizou na quinta-feira (8) a emissão de ordem de serviço para o começo das obras de qualificação do aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo, no Norte do Estado. A expectativa do governo gaúcho é de que trabalhos comecem até o fim de outubro.
A ampliação e a modernização do aeroporto, segundo o Estado, devem durar 12 meses. A estimativa é que o terminal receba cerca de 300 mil passageiros por ano até 2030 e que possibilite a operação de aeronaves de grande porte.
Entre as mudanças previstas pelo projeto, estão a reconstrução da pista de pouso e decolagem, implantação de faixas de pista e área de segurança nas cabeceiras, sistema de drenagem, pátio de aeronaves, novo terminal de passageiros e edificações acessórias com mais de 2 mil m². Também será construído um estacionamento de veículos e via de acesso, além de novo sistema de balizamento luminoso, equipamentos e auxílios à navegação aérea - que permitem a operação por instrumento (IFR).
O investimento no projeto é de R$ 43,2 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), com contrapartida do governo do Estado de aproximadamente 3% do valor.
A programação original era de que as obras começassem no segundo semestre de 2019. No entanto, um impasse sobre a proposta de recuperação da pista adiou o projeto. A empresa vencedora da licitação, realizada no fim de 2018, foi o consórcio Traçado-Engelétrica.
Comentários CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2020