Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 29 de Setembro de 2020 às 17:44

Estado autoriza realização de quatro grandes eventos na serra gaúcha

Natal Luz de Gramado tem início confirmado para 22 de outubro

Natal Luz de Gramado tem início confirmado para 22 de outubro


CLEITON THIELE/SERRAPRESS/DIVULGAÇÃO/JC
Roberto Hunoff
Em linha com o anúncio do governador Eduardo Leite de que, na próxima semana, serão divulgadas as regras para a liberação de eventos de maior porte, como atividades culturais, feiras e shows, o Gabinete de Crise avalizou a realização de quatro iniciativas: Feira Internacional de Turismo (Festuris), Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau e Natal Luz, em Gramado, e a Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul. A autorização para a realização dos eventos foi publicada na segunda edição do Diário Oficial do Estado de 28 de setembro e ocorrerá mediante envio de protocolos próprios.
Em linha com o anúncio do governador Eduardo Leite de que, na próxima semana, serão divulgadas as regras para a liberação de eventos de maior porte, como atividades culturais, feiras e shows, o Gabinete de Crise avalizou a realização de quatro iniciativas: Feira Internacional de Turismo (Festuris), Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau e Natal Luz, em Gramado, e a Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul. A autorização para a realização dos eventos foi publicada na segunda edição do Diário Oficial do Estado de 28 de setembro e ocorrerá mediante envio de protocolos próprios.
A autorização para a realização de eventos é para municípios que se localizam em regiões com bandeira laranja ou amarela há pelo menos 14 dias consecutivos. Também haverá a exigência que o município que planeja permitir a realização de um evento já tenha organizado os protocolos sanitários essenciais ao retorno às aulas. Essa obrigação tem como intuito estabelecer uma escala de prioridades para o retorno.
Os organizadores deverão seguir, integralmente, todos os protocolos e regras já estabelecidos na Portaria 617/2020, da Secretaria da Saúde. Como exemplo, o respeito ao teto de ocupação da área útil já estabelecido de oito metros quadrados por pessoas em ambientes em pé e quatro metros quadrados por pessoas em ambientes sentados.
O presidente da Gramadotur, responsável pela organização do Natal Luz, Rafael Carniel, destacou que, a partir da publicação do decreto, ocorrerão reuniões com as áreas da educação e da saúde do Município para encaminhar os protocolos necessários para garantir a realização de espetáculos e cumprir a determinação do retorno presencial das aulas. O evento está confirmado para ter início em 22 de outubro, estendendo-se até 30 de janeiro, mas com características diferentes das edições anteriores de forma a respeitar os protocolos de segurança.
Desta forma, o Grande Desfile de Natal e o acendimento das luzes não ocorrerão em ambiente aberto, como era tradicional, pela dificuldade de evitar aglomerações. “Estamos avaliando outras possibilidades de intervenções artísticas em locais em que se possa controlar o fluxo”, sinalizou.
Outra pauta das reuniões tem sido sobre a realização do Show do Lago, uma das principais atrações da programação de anos anteriores. De acordo com Carniel, neste caso também pesa o prazo exíguo para dar encaminhamento às licitações para a contratação das empresas. Uma das medidas em análise é a formalização de uma parceria público privada, já que a contratação direta pela Prefeitura, sem licitação, elevaria os custos. “Mesmo com todas estas dificuldades, teremos um evento de qualidade, diversificado e seguro para todos os participantes”, reforça.
Na avaliação de Carniel, o público visitante deverá sofrer retração de 30% em relação à edição passada, que atraiu 1,5 milhão de pessoas. O fato deve-se, principalmente, à condição de que 65% dos turistas usam a malha aérea como deslocamento, que ainda não tem situação normalizada. Carniel acredita no aumento de turistas se deslocando por meio rodoviário.

Gramado terá duas feiras de negócios em novembro

A primeira feira com público na América Latina, ainda no período da pandemia do coronavíris, será o Festuris, de 5 a 8 de novembro, no Serra Park. Para Eduardo Zorzanello, CEO da Festuris, o fato constitui-se em marco, pois amenizará o negativismo presente e terá significado importante na recuperação econômica, não só do turismo, mas da economia de forma geral. O executivo destaca que toda a organização foi feita visando à realização presencial em novembro, embora houvesse um plano B em análise, caso a pandemia se mantivesse em patamares elevados. A ideia era adotar o formato digital.
Ele destaca como grande conquista do setor a elevação do patamar de público simultâneo num mesmo espaço de 300, originalmente fixado, para 1,7 mil. Com base nesta condição, a organização fixará limite de 3,5 mil a 4 mil inscrições, o que representa diminuição de quase 70% em relação aos 12 mil da edição passada. Mesmo assim, a organização usará 25 mil m² dos 28 mil m² disponíveis de pavilhões.
Assinala que várias medidas serão adotadas para inibir a aglomeração, como a descentralização dos visitantes ao longo dos três dias, para atender ao limite de 1,7 mil, mudança no layout da feira e distanciamento adequado, dentre outras. Em seu novo formato, o Festuris Gramado tornará obrigatório o agendamento de reuniões através do App Festuris. A digitalização também objetiva reduzir a distribuição de materiais impressos e oferecer todo um controle de acesso e segurança dos participantes.
De acordo com Zorzanello, esta edição terá mais espaço para o mercado nacional. Também está sendo estudada a possibilidade de criar uma feira virtual paralela à presencial para absorver a demanda do mercado internacional. Destaca, ainda, o efeito positivo da feira na cadeia de turismo por fomentar a economia e criar possibilidades de trabalho para muita gente atualmente desempregada.
A Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios está confirmada de forma presencial para os dias 16, 17 e 18 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park. O diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora, Frederico Pletsch, assegura que o evento será realizado respeitando todas as regras para marcar a retomada da atividade. “O setor está necessitando muito de um ânimo para começar 2021 de maneira bem promissora”, salienta.
Já estão confirmados para a feira, que lança as coleções outono/inverno, 220 expositores dos polos brasileiros de calçados, somando cerca de 1 mil marcas dos segmentos femininos, masculinos, infantis e esportivos, além de bolsas, cintos e demais acessórios. “Vamos organizar uma feira completamente diferente de tudo o que já realizamos com a finalidade de auxiliar o mercado a ingressar na normalidade possível. Faremos um palco ideal para negócios nos dias de hoje, sem esquecer as necessárias medidas sanitárias preventivas e rigorosas para cuidar da saúde de todas as pessoas”, reforçou.
O setor calçadista brasileiro foi um dos mais atingidos pela desaceleração do mercado, chegando a registrar índices alarmantes de fechamento de postos de trabalho. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, de janeiro a julho, foram fechados 43 mil postos de trabalho e as receitas no mercado doméstico caíram 37% na comparação com igual período do ano passado. Já as exportação cederam 25% de janeiro a agosto em relação aos mesmos meses do ano passado.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO