Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 06 de Setembro de 2020 às 12:27

Zaffari tem licença prévia para erguer empreendimentos na antiga Gaúcha Cross

Esquilo, marca do Zaffari, reforça pergunta sobre empreendimentos a quem passa pela avenida

Esquilo, marca do Zaffari, reforça pergunta sobre empreendimentos a quem passa pela avenida


JOYCE ROCHA/JC
Patrícia Comunello
Leitores do Jornal do Comércio perguntam incansavelmente nos últimos dias sobre os empreendimentos do Zaffari na área da antiga Gaúcha Cross (no local tinha também a revenda Gaúchacar), na zona leste de Porto Alegre. O interesse aumentou depois da notícia de novos Bourbon Shopping em outras regiões da Capital. O JC buscou informação com o grupo e a área de licenciamentos da prefeitura e descreve a seguir. A leitora Edilene de Fátima Appelt resume a expectativa da vizinhança:
Leitores do Jornal do Comércio perguntam incansavelmente nos últimos dias sobre os empreendimentos do Zaffari na área da antiga Gaúcha Cross (no local tinha também a revenda Gaúchacar), na zona leste de Porto Alegre. O interesse aumentou depois da notícia de novos Bourbon Shopping em outras regiões da Capital. O JC buscou informação com o grupo e a área de licenciamentos da prefeitura e descreve a seguir. A leitora Edilene de Fátima Appelt resume a expectativa da vizinhança:
"Absurdo é a demora para aprovação e construção do Zaffari da Protásio Alves. Existe uma demanda gigante e estamos esquecidos. Cresce o número de condomínios e onde está o Zaffari?", postou, na área de comentários da reportagem que trata do novos Bourbon Shopping para 2021 e supermercados em imóveis que foram da bandeira Nacional, ex-Walmart, agora grupo BIG, do fundo Advent, acionista da Quero-Quero, que teve abertura de capital.
Outro detalhe: a placa com o esquilo, marca registrada do grupo varejista e de incorporação imobiliária, virou estandarte para atiçar ainda mais o imaginário dos moradores que cruzam pela frente da área, onde funcionou a revenda, que tinha ainda a marca de competição de motocross.

VÍDEO: Como está a área dos futuros empreendimentos do Zaffari

Voltando aos planos do Zaffari para a antiga Gaúcha Cross, que compreende mais de um terreno, entre os número 7.212 e 7.472, que se estende até a esquina com a rua Ary Tarragô. A região faz divisa com Viamão.
Na área de licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smans), há diferentes datas de tramitação. Confira:
2015: Primeira licença prévia para um loteamento no número 7.212 
2018: Nova licença prévia para o loteamento residencial Jardim Itália no número 7.212
2019: Licença prévia para shopping e centro comercial no número 7.472, ao lado do residencial
Segundo a prefeitura, o empreendimento do número 7.472 tem shopping e mais quatro torres comerciais, que totalizariam 200 mil metros quadros construídos. 
Após obter a licença prévia que envolve aprovação de projetos iniciais como o arquitetônico, o empreendedor precisa apresentar mais estudos e projetos executivos, com detalhamento do que será executado, para conseguir a licença de instalação, que autoriza o começo das obras de construção efetivamente.
Depois disso, com as obras concluídas, a empresa solicita a licença de operação, que é a abertura das áreas para o público. Mas todos estes movimentos - obtenção de licença para instalação e depois operação - dependem sempre do empreendedor. 
A leitora Elza Oliveira Dos Santos endossa o apelo na região: "Realmente, a Rede Zaffari é muito esperada. Naquela região, há muitos condomínios novos e não há uma rede de super da qualidade do Zaffari nas proximidades. Aliás, acho que o mais próximo exige deslocamento até o Bourbon Iguatemi. Os moradores também se obrigam a utilizar o Carrefour da Bento Gonçalves. Acelere este projeto Zaffari. Estamos ansiosos por ele." 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/04/206x137/1_jr_040920___gaucha_croos__6_-9130912.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f5295272b52f', 'cd_midia':9130912, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/09/04/jr_040920___gaucha_croos__6_-9130912.jpg', 'ds_midia': 'Fotos da área da antiga Gaúcha Cross - Zaffari - Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'JOYCE ROCHA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Fotos da área da antiga Gaúcha Cross - Zaffari - Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Terreno conserva antigas instalações de revenda e ainda recebe 'moradores' ocasionais. Foto: Joyce Rocha/JC
Enquanto não há definição, o JC constatou que a cerca da área frontal do terreno, na avenida Protásio Alves, foi contorcida e por ali entram pessoas que acabam fazendo do local 'moradia ocasional'. Prédios da antiga revenda permanecem, mas apresentam avançada deterioração.
O Zaffari vem se manifestando sobre seus empreendimentos por nota. O grupo, que é a maior rede de supermercados e detentor do maior elenco de shopping centers em Porto Alegre, costuma detalhar seus planos quando já está com tudo definido ou até mesmo na inauguração.
Sobre o futuro dos projetos na antiga área da Gaúcha Cross, a empresa responde ao questionamento da reportagem de forma muito curta e direta: 
"No momento, o projeto está em fase de desenvolvimento e de aprovação junto ao município. O detalhamento deste empreendimento será oportunamente apresentados, após a conclusão dos estudos e aprovações."
Vale citar a diferença nas respostas. Quando se trata dos novos supermercados como os das avenidas Wenceslau Escobar e Lucas de Oliveira estão com uma observação de "projetos prioritários".   

Outros projetos e empreendimentos do Zaffari em execução

Dois novos supermercados da marca vão em breve povoar o dia a dia dos porto-alegrenses. São duas operações que ocuparão antigos pontos do Nacional em Porto Alegre - nas avenidas Lucas de Oliveira e Wenceslau Escobar. 
O imóvel da Wenceslau foi comprado pela rede em 2017, e os da Lucas e da Panamericana foram assumidos em 2018, depois que as unidades, que eram da Walmart, foram fechadas.      
Os dois novos Bourbon serão na avenida Panamericana, no bairro Lindoia, na zona norte, e avenida Aparício Borges, no bairro Teresópolis, na zona sul. Outro projeto que está em obras fica na avenida Carlos Gomes e também é de um Bourbon, mas deve ser entregue em 2022.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO