Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Serviços

- Publicada em 11 de Agosto de 2020 às 10:07

Academias retomam atividades mas ainda com incertezas para a próxima semana

Na Crossfit Taura, marcações no chão limitam o espaço entre alunos

Na Crossfit Taura, marcações no chão limitam o espaço entre alunos


LUIZA PRADO/JC
O mundo fit começa a retomar suas atividades nesta terça-feira (11), dentro das novas regras vigentes desde a última permissão para operar, em junho. O novo decreto da prefeitura de Porto Alegre que permite o funcionamento deste setor novamente já possibilitou, por exemplo, que alguns empreendimentos começassem a operar desde as primeiras horas da manhã desta terça.
O mundo fit começa a retomar suas atividades nesta terça-feira (11), dentro das novas regras vigentes desde a última permissão para operar, em junho. O novo decreto da prefeitura de Porto Alegre que permite o funcionamento deste setor novamente já possibilitou, por exemplo, que alguns empreendimentos começassem a operar desde as primeiras horas da manhã desta terça.
Pelo regramento publicado na noite de ontem (10), academias vão poder abrir de segunda a sexta-feira, atendendo um aluno a cada 16 metros quadrados. Na unidade da Crossfit Taura na avenida Benjamim Constant, na zona norte da Capital, o proprietário, João Lades, monitorava constantemente os decretos municipais desde junho - último mês em que abriu as portas. Com o decreto municipal publicado ontem de noite, Lades rapidamente conseguiu reabrir as portas.
Isso porque já havia deixado marcações de espaçamento prontas, álcool gel em estoque e um aplicativo que permite marcar os horários dentro da limitação do espaço. Também há tapetes de higienização para pés logo na entrada. Os equipamentos são higienizados por cada aluno individualmente, antes e depois da atividade. São mais de 400 metros quadrados de área total.
“Conseguimos atender 12 pessoas simultaneamente, respeitando a distância de 16 metros entre cada um. Antes, recebíamos entre 28 e 30. As pessoas precisam e pedem para voltar a se exercitar, inclusive por uma questão de saúde mental”, ressalta Lades.
Mesmo com aulas on line, o empresário conta que muitos clientes ligavam constantemente para saber sobre a retomada das atividades. Neste primeiro dia de operação, após mais de um mês de restrições, conta Lades, há reserva de clientes em praticamente todos os horários.
“O decreto vale até o dia 16, então não posso assegurar aos clientes que na outra segunda-feira estaremos abertos... Em julho ficamos fechados o mês inteiro. Nos organizamos semana a semana, mas espero que agora se mantenha assim por mais tempo”, diz Lades.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/08/11/206x137/1_lp_110820___academia__6_-9113846.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f32b9c50f458', 'cd_midia':9113846, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/08/11/lp_110820___academia__6_-9113846.jpg', 'ds_midia': 'Fotos do retorno das atividades nas academias  Na foto: academia Alternativa', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Fotos do retorno das atividades nas academias  Na foto: academia Alternativa', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Paranhos, proprietário da Academia Alternativa, prepara abertura do espaço para esta quarta-feira. Foto: Luiza Prado/JC
Na Academia Alternativa, no bairro Santana, o dia foi para reorganizar o espaço de 1,1 mil metros quadrados, fechado há 34 dias. A vontade, ou necessidade, de praticar exercícios por parte dos moradores do bairro é grande, assegura o proprietário, Ricardo Paranhos.
"Já temos, até agora (11h da manhã de terça-feira) mais de 50 pedidos de agendamentos para quarta-feira. As ligações não pararam. As pessoas não conseguem manter uma rotina de atividades físicas dentro de casa, onde não há variação de exercícios e tempo acaba sendo dedicado a outras coisas que não o treino",avalia Paranhos.
Inicialmente, a academia prevê apenas um professor no local e o uso somente dos equipamentos de musculação, já que aulas, como de treinamento funcional, ainda têm um regramento que não deixa claro o que é possível e como fazê-lo. Nas regras de uso da Alternativa a partir desta quarta-feira será obrigatório que o aluno leve toalha e água em garrafa para não precisar acionar o bebedouro _ além do uso de máscara e gel para limpeza dos equipamentos, antes e depois de todas as práticas individuais.

Clubes ainda têm dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser liberado

Outro espaço tradicional de atividades físicas, os clubes, porém, ainda não tem muita clareza sobre as regras. Na Sogipa, por exemplo, o dia será dedicado a entender melhor o que pode ou não pode ser feito para definir o que será liberado e de que forma. As primeiras atividades deverão começar a receber os sócios a partir de amanhã, de acordo com assessoria de comunicação da Sogipa.
No Grêmio Náutico União também vigoram muitos questionamentos, o que impediu a decisão de operação a partir de hoje. De acordo com a área de comunicação do clube, na manhã desta terça-feira o tempo foi direcionado a entender melhor as novas regras para organizar os espaços adequadamente e coordenar melhor as demandas dos sócios após a reabertura.