Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 08 de Agosto de 2020 às 21:42

Porto Alegre: Filas em lojas e fluxo intenso marcam minutos finais de lojas abertas

Filas, como na C&A. e muito vai e vem marcaram minutos finais da abertura na Rua da Praia

Filas, como na C&A. e muito vai e vem marcaram minutos finais da abertura na Rua da Praia


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
Filas e muito vai e vem em um dos endereços do comércio mais populares do Centro Histórico de Porto Alegre. Foram assim os últimos minutos neste sábado (8), antes do fechamento determinado pela Justiça, na véspera do Dia dos Pais. 
Filas e muito vai e vem em um dos endereços do comércio mais populares do Centro Histórico de Porto Alegre. Foram assim os últimos minutos neste sábado (8), antes do fechamento determinado pela Justiça, na véspera do Dia dos Pais. 
A medida foi determinada em ação movida pelo Ministério Público, provocada pelo governo, porque a prefeitura contrariou a regra estadual que previa abrir até as 16h, limite da bandeira vermelha do distanciamento controlado.
Na filial da rede C&A, na Rua dos Andradas, faltavam 20 minutos para terminar o horário limite da ordem judicial e consumidores continuavam a chegar e parar à espera da vez para ingressar na loja. Muitos não sabiam da ordem da Justiça e não gostaram de saber da medida. Ainda queriam comprar presente do Dia dos Pais.
Uma funcionária informou que às 16h a porta seria baixada, mas não soube dizer como seria com quem estivesse ainda dentro. Antes das 16h, alguns estabelecimentos já haviam baixado a grade. Mas muitos ainda estavam abertos, indicando que as pessoas podiam entrar. 
Nas calçadas, muitos ambulantes aproveitavam o fluxo ainda intenso. As pessoas passavam com mais de uma sacola nas mãos, de diversas marcas de varejo.      
Na avenida Salgado Filho, lojas estavam abertas ao lado de pontos com placas de "aluga-se", um dos efeitos da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/08/08/206x137/1_pandemia_comercio_fila_lojas_porto_alegre_jornal_do_comercio_4-9112319.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f2f297ea95d8', 'cd_midia':9112319, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/08/08/pandemia_comercio_fila_lojas_porto_alegre_jornal_do_comercio_4-9112319.jpeg', 'ds_midia': 'pandemia - novo coronavírus - comércio - varejo - funcionamento em Porto Alegre - abertura para Dia dos Pais - Rua dos Andradas - Rua da Praia - Centro Histórico - consumidores - compras - clientes - movimento - comércio fechado', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'pandemia - novo coronavírus - comércio - varejo - funcionamento em Porto Alegre - abertura para Dia dos Pais - Rua dos Andradas - Rua da Praia - Centro Histórico - consumidores - compras - clientes - movimento - comércio fechado', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Alguns estabelecimentos fecharam bem antes das 16h neste sábado no Centro da Capital. Foto: Patrícia Comunello
A ordem da Justiça frustrou comerciantes que haviam se preparado para recuperar parte de vendas e receitas que estancaram desde começo de julho com o fechamento do setor. Nessa sexta-feira (7), entidades comemoravam o movimento e projetavam dias mais gordos neste sábado e domingo (9).
A direção da CDL-POA espera agora uma definição de como será o funcionamento do setor a partir de segunda-feira. Pela regra estadual, abertura só é permitida de quarta a sábado. 
"A previsibilidade é a melhor das coisas. A expectativa é mais ampla (abertura), mas se tiver que se adaptar às regras estaduais, a gente se adapta", adianta Irio Piva, presidente da CDL-POA.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO