Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 07 de Agosto de 2020 às 13:29

Marchezan fala com imobiliárias, restaurantes e academias sobre abertura

'Espero que reabra mesmo', diz Ricardo Paranhos, com academia no bairro Santana

'Espero que reabra mesmo', diz Ricardo Paranhos, com academia no bairro Santana


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
Após liberação para abrir o comércio, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan júnior, adotou uma estratégia nesta sexta-feira (7). Está fazendo reuniões virtuais com todos os setores econômicos afetados por restrições. Alguns ainda não têm o aval para abrir, que já foi admitido para o varejo até domingo e que se manterá a partir de segunda-feira (10) e construção civil, também na segunda. 
Após liberação para abrir o comércio, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan júnior, adotou uma estratégia nesta sexta-feira (7). Está fazendo reuniões virtuais com todos os setores econômicos afetados por restrições. Alguns ainda não têm o aval para abrir, que já foi admitido para o varejo até domingo e que se manterá a partir de segunda-feira (10) e construção civil, também na segunda
Agora de tarde, estão previstas videoconferências com imobiliárias (13h), bares e restaurantes (14h), supermercados (15h), academias (16h) e shopping center (17h). Se for mantida a linha adotada nas reuniões realizadas pela manhã com a construção e com o varejo, o prefeito deve sinalizar para reabertura sob condições - tanto horários como dias. 
Deve ainda ser publicado o decreto com as regras. A construção ficou com operação inicial das 7h ás 17h, a pedido das construtoras. Elas alegaram que trabalhar em menos tempos não garante produtividade no canteiro de obras.
Já o comércio deverá ter menos horas do dia para funcionar e até algum dia da semana sem abrir, projetou Marchezan. Outro detalhe que o prefeito comentou é sobre a abertura na Capital, enquanto há restrições do Estado para cidades em bandeira vermelha. O governador Eduardo Leite liberou abertura a lojas e restaurantes, mas em alguns dias e horário específicos. Oi governo disse que pedir ação do Ministério Público em relação à Capital, como já fez com Cachoeirinha e São Leopoldo.     
A cada reunião, os convidados assistem a uma apresentação com os principais números da pandemia em Porto Alegre, confrontados ainda com outros estados e países no mundo e como foi o combate ao novo coronavírus. 
Marchezan faz a advertência que há risco elevado de que haja aumento acelerado de contaminação com a  abertura e que pode trazer maior pressão em leitos de UTIs. Segundo ele, há uma estabilização na velocidade de internações nos leitos de terapia intensiva. "Se voltar a subir, vamos ter de fechar de novo e vou precisar do apoio de todos". 
"Espero que reabra mesmo", diz o dono de academia Ricardo Paranhos, que tem operação o bairro Santana. Paranhos só espera que não seja adotado um nível de restrição de número de alunos por metro quadrado que inviabilize a reabertura. A situação do dono de academia foi mostrada em outra reportagem sobre dificuldades de acessar a linha de crédito ao Pronampe. Perguntado se conseguiu, Paranhos foi direto: "Não".  
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO