Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Negócios

- Publicada em 07 de Julho de 2020 às 13:51

Movimento Pacto Alegre busca alternativas para amenizar crise causada pela pandemia

Movimento criado em 2018 reúne poder público, universidades e empresas

Movimento criado em 2018 reúne poder público, universidades e empresas


MARCO QUINTANA/JC
Dois novos portais, o + Pra Ti e o Supera, estão entre os reforços das ações do movimento Pacto Alegre no enfrentamento dos impactos econômico e sociais da pandemia - assim como acelerar startups da área da saúde. Destinado a encontrar soluções inovadoras, mais modernas e eficientes para a economia da capital gaúcha, o Pacto Alegre se volta agora mais diretamente ao novo atual cenário criado pelo coronavírus.
Dois novos portais, o + Pra Ti e o Supera, estão entre os reforços das ações do movimento Pacto Alegre no enfrentamento dos impactos econômico e sociais da pandemia - assim como acelerar startups da área da saúde. Destinado a encontrar soluções inovadoras, mais modernas e eficientes para a economia da capital gaúcha, o Pacto Alegre se volta agora mais diretamente ao novo atual cenário criado pelo coronavírus.
O grupo, que reúne universidades, empresas e poder público realizou na manhã desta terça-feira (7) uma live com mais de cem pessoas, incluindo o espanhol Josep Piqué, consultor catalão do Pacto Alegre, e que tem como credencial a formulação do projeto no distrito 22@, em Barcelona, na Espanha. O movimento criado em 2018 agora se direciona a pensar ações focadas no novo cenário imposto pela pandemia e também a avaliar o pós-pandemia.
Lançado recentemente dentro do Pacto Alegre, o portal Supera (https://pactoalegre.poa.br/supera/), por exemplo, é voltado a micro e pequenas empresas e tem apoio de diferentes entidades para intermediar ajuda, buscar apoio e parcerias em soluções emergenciais neste período restrições as operações de indústrias, comércio e serviços. Já o portal + Pra Ti, que entra em operação em agosto, tem foco na qualificação para áreas de tecnologia e na divulgação de oportunidades de trabalho na área.
O encontro virtual desta manhã também apresentou com a tecnologia foi e ainda será usada no combate ao coronavírus, como drones para desinfecção de espaços públicos, monitoramente virtual da circulação de pessoas na cidade e por meio de startups na área de saúde. Ferramentas serão ainda mais importantes a partir de agora, destacou o prefeito Nelson Marchezan Júnior, na busca de soluções imediatas, mas também de médio e longo prazo.
“A telemedicina, que sempre foi uma pauta nossa, mas para a qual havia obstáculos na utilização, por interesses corporativos, veio para ficar. Hoje, até pelo 0800 as pessoas com menos recursos têm sido atendidas. E não acredito que essa conquista terá retrocesso no pós-pandemia”, ponderou Marchezan.
O prefeito anunciou que alguns novos grupos temáticos de trabalho, reunindo empresários e entidades empresariais, devem começar a discutir, pensar e preparar Porto Alegre olhando para as mudanças geradas pela pandemia ou estimuladas por ela. E fez uma crítica direta a lideranças e empresários que têm criticado publicamente o isolamento social definido para a Capital nesta semana.
“A mesma representação feita por presidentes de empresas e de entidades empresarias para fazer suas críticas na imprensa, que tragam esse protagonismo para cá e façam no Pacto Alegre contribuições tão efusivas como o fazem em outros fóruns mais públicos”, provocou Marchezan.
Piqué destacou que é preciso se adaptar ao movimento de fechamento e abertura dos negócios, já que os repiques do avanço do coronavírus ainda são uma constante_ como ocorrem atualmente na Espanha. E recomendou começar que empresários e gestores desde já passem a pensar melhor em como aproveitar o espaço conquistado pela vida digital de forma mais perene e útil.
“A pandemia serviu para nos mostrar que a vida digital é mais seguro do que a presencial em muitas situações. Agora, o desafio e entender e fomentar ações para que toda essa experiência possa reduzir os danos do desemprego e na vida dos negócios, com novas formas de trabalho”, avaliou Piqué.

Executivo defende necessidade de mais ações práticas

Marcus Coester, CEO da Aeromóvel Brasil, sugere ampliar rodadas de negócios virtuais

Marcus Coester, CEO da Aeromóvel Brasil, sugere ampliar rodadas de negócios virtuais


MARCO QUINTANA/JC
O encontro virtual chamou a atenção, ainda, para a necessidade de o Pacto Alegre criar mais rodadas de negócios por meio do Supera, por exemplo, e passar para ações mais práticas na vida financeira das empresas, como defendeu CEO da Aeromóvel Brasil, Marcus Coester, também presidente da Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul.
“Precisamos também de pragmatismo neste momento, com um fórum de negócios, assim como a atração de investimentos para a cidade, inclusive internacionais, aproveitando que tudo está sendo feito à distância e apresentar as oportunidades para mais investidores”, propôs Coester durante a videoconferência.
Outro foco que deverá ganhar relevância dentro do Pacto Alegre é avançar com ações de estímulo à criação e captação de recursos para o segmento de start health, que são negócios inovadores no segmento da saúde. Nadine Clausell, presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e Henri Chazan, presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), são dois entusiastas da proposta.
“Vejo uma oportunidade gigantesca de melhoramos os atendimentos à saúde da população com a medicina digital, reduzindo a movimentação desnecessária de pacientes ao hospital. Acesso remoto à medicina reduz a mobilidade desnecessária, e isso também é qualidade de vida”, defendeu Nadine.
Para Chazan, as startups na área da saúde têm na Capital um excelente local para crescer, já que Porto Alegre conta com um reconhecido polo clínico, médico e hospitalar em todo o Brasil.
“Devemos valorizar mais esse polo da saúde que temos na capital, e unir médicos, hospitais e clínicas a essas startups”, avalia Chazan.