Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 02 de Julho de 2020 às 17:00

Expointer 2020 é cancelada devido à pandemia

Expointer é tradicionalmente realizada no Parque Assis Brasil, em Esteio

Expointer é tradicionalmente realizada no Parque Assis Brasil, em Esteio


CLAITON DORNELLES /JC
Carlos Villela
Após semanas de discussão e uma mudança de data mal recebida por entidades do agronegócio, o governo do Estado, em conjunto com as instituições copromotoras, decidiu cancelar a edição da Expointer deste ano.
Após semanas de discussão e uma mudança de data mal recebida por entidades do agronegócio, o governo do Estado, em conjunto com as instituições copromotoras, decidiu cancelar a edição da Expointer deste ano.
A decisão foi divulgada em nota da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e foi tomada em conjunto com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Organização das Cooperativas do Estado (Ocergs), Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado (Simers), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetag), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e o município de Esteio, entidades copromotoras do evento, após videoconferência na tarde desta quinta-feira.
A nota destaca que, apesar do cancelamento da feira, "provas técnicas de associações de produtores e atividades de julgamento de animais serão prioritariamente consideradas, observados os protocolos de saúde pública e sem a participação de público visitante". É o caso da premiação Freio de Ouro, concedida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Há menos de 15 dias, em 18 de junho, a Seapdr informou a nova data da Expointer deste ano, entre 26 de setembro e 4 de outubro. Normalmente, a Expointer começa na última semana de agosto. Era uma tentativa de realizar o evento em uma situação mais favorável, com a pandemia teoricamente controlada.
Entretanto, mesmo o governador Eduardo Leite, naquela semana, deixou aberta a possibilidade de cancelamento: "a Expointer só vai acontecer se tivermos absoluta segurança de que não estaremos expondo as pessoas a um risco elevado de contágio ao coronavírus".
"A decisão de cancelar a Expointer foi unânime, durante videoconferência realizada com todas as associações copromotoras", informa o secretário estadual de Agricultura, Covatti Filho, e levou em conta o temor de que, mesmo prevista e organizada para final de setembro e início de outubro, o público poderia não comparecer em número que justificasse o evento. "Os outros promotores da feira manifestaram o receio que vinha do Interior, do produtor rural. As entidades nos trouxeram essa preocupação e se decidiu que, não sendo possível uma feira grandiosa, era melhor cancelar", complementa Covatti.

Entidades projetavam feira agropecuária vazia

A incerteza do cenário pesou mais do que a vontade de realizar a Expointer a qualquer custo. "Nossos compradores não viriam do interior do Estado, saindo de suas fazendas e lavouras para comprar máquinas, com medo de vir até a cidade pegar o vírus e levá-lo para suas propriedades. Lá nas lavouras ainda não chegou, são muito raros os casos", destacou Claudio Bier, presidente do Simers.
"Nós tivemos uma reunião com o secretário e chegamos à conclusão que todos nós tínhamos vontade que a Expointer acontecesse, mas em função das dificuldades da Covid-19, chegamos à conclusão que ela seria uma Expointer pífia. Em função disso e do consenso que todos os copromotores chegaram juntamente com o secretário da agricultura, achamos por bem que a Expointer não saia esse ano."
Gedeão Pereira, presidente da Farsul, ressaltou que "não foi o governo que mudou (de opinião), nós é que pressionamos e o governo fez o que a maioria achou". Conforme o dirigente, mesmo com a mudança de data, faltava segurança. "Enquanto não tivermos uma vacina não vamos ter tranquilidade para reunir pessoas. E fazer uma Expointer sem gente então é melhor não fazer, ainda mais com ela comemorando 50 anos do parque neste ano."
Segundo Gedeão, "é uma responsabilidade muito grande da nossa parte, que representamos o setor mais pujante da economia nacional. Temos o agro funcionando bem, aí vamos fazer um aglomerado de pessoas e de lá irradiarmos o problema? Por que nós vamos criar essa situação de risco? Não temos esse direito", complementa o dirigente da Farsul.
Para a agricultura familiar, a decisão é considerada correta. "Tivemos uma reunião e essa foi a definição das entidades, e isso é prudente. Não tem espaço hoje para mantermos uma feira que é grande, nossa vitrine da agricultura familiar. Para estar nela tem que se preparar, não tem como fazer de última hora", destacou Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS.

Cancelamento não deverá impactar finanças de Esteio

Em termos de arrecadação, a não realização do evento não traz um impacto significativo nas finanças do município de Esteio, já que a prefeitura também tem custos elevados com o reforço especialmente na prestação de serviços, como de limpeza, fiscalizações e controles de trânsito, explica o prefeito, Leonardo Pascoal. Ainda que haja uma perda para hotelaria, comércio e restaurantes, assegura Pascoal, as despesas geradas aos cofres públicos são elevadas.
“Claro que a feira traz um ganho, mas nada que irá comprometer as finanças municipais com a não realização, que decidida por unanimidade. Os ganhos das grandes vendas dentro do parque não ficam no município”, explica o prefeito.
De acordo com Pascoal, a própria comunidade estava temerosa com a realização da feira. Além disso, haveria o risco de todos - setor privado e público - investirem no evento e, próximo à data, o agravamento da pandemia levar ao cancelamento poucos dias antes.
“Não tínhamos alternativa. Não existem protocolos suficientes para um evento do porte da Expointer. É um grande investimento que corria o risco de as próprias pessoas não irem, de o produtor não aparecer, inclusive”, analisa Pascoal.
O presidente da Federação Brasileira dos Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, acrescenta que a área de animais, de qualquer forma, deverá realizar nas pistas do parque algumas competições de raça e até remates. A Febrac estuda agora em que formato deve organizar seus eventos em Esteio, em datas ainda a serem definidas, em algo como uma exposição de animais com ingresso apenas para participantes.
“A Expointer em si, pela sua grandeza e restrições de público, acabaria descaracterizada. A decisão de cancelar foi unânime entre todos os copromotores. Mas as associações de animais de ração poderão promover, no mesmo período, julgamentos e provas, sem público”, explica Lamachia.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO