Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 26 de Junho de 2020 às 01:00

Novas restrições preocupam restaurantes em Porto Alegre

No restaurante Divino Sabor, mensagem de alento e entrega ou retirada da comida no local

No restaurante Divino Sabor, mensagem de alento e entrega ou retirada da comida no local


LUIZA PRADO/JC
Carlos Villela
Com o decreto que aumentou as restrições em Porto Alegre, anunciado na segunda-feira pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e o governador Eduardo Leite, o setor de alimentação teme pela viabilidade dos seus negócios.
Com o decreto que aumentou as restrições em Porto Alegre, anunciado na segunda-feira pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e o governador Eduardo Leite, o setor de alimentação teme pela viabilidade dos seus negócios.
Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços alimentícios tiveram que paralisar suas atividades na quinta-feira como parte do fechamento escalonado promovido pela administração municipal. O fechamento é comum a todos os estabelecimentos do setor, assim como os efeitos negativos de uma paralisação forçada e marcada praticamente na véspera.
Um dos estabelecimentos afetados foi o Ristorante Fontana, no bairro Bom Fim. Para Rafael Broi, um dos sócios proprietários do Fontana, a notícia da volta das restrições foi uma surpresa no começo da semana. O restaurante vinha funcionando nos últimos 30 dias seguindo as regras implementadas pela prefeitura, e agora teve que fechar as portas para os clientes físicos novamente.
O empresário aponta que, como empreendimentos de gastronomia trabalham com muitos alimentos perecíveis, o encerramento temporário das atividades causa um impacto ainda mais forte. "Acabei disponibilizando para os funcionários uma grande parte (dos insumos) e o restante tive que fazer descarte", relata.
De acordo com Broi, o restaurante tem uma estrutura para trabalhar com almoço executivo, mas está trabalhando com take-away como alternativa para minimizar os impactos da crise provocada pela pandemia.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/06/25/206x137/1_lp_250620___restaurante_fontana__27_-9083685.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5ef4ce54773e5', 'cd_midia':9083685, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/06/25/lp_250620___restaurante_fontana__27_-9083685.jpg', 'ds_midia': 'Alimentos perecíveis foram doados e parte descartada, lamenta Broi', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Alimentos perecíveis foram doados e parte descartada, lamenta Broi', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Alimentos perecíveis foram doados e parte descartada, lamenta Rafael Broi. Foto: Luiza Prado/JC
O restaurante já tinha serviço de tele entrega à noite, e desde o mês de março adaptou os serviços para também fazer entrega no horário do dia. O restaurante tem 35 funcionários capacitados para servir 450 almoços ao dia, e agora está fazendo de 70 a 80 entregas por dia.
Ele explica que houve um momento maior de tranquilidade quando havia o incentivo financeiro do governo, mas, passados os 60 dias deste benefício, agora ele tem que arcar com as despesas e o quadro de funcionários sem ter entrada de receita para pagar os vencimentos. "Por enquanto ainda tem uma gordura, mas se isso continuar assim não sei como vai ser", lamenta.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO