Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Junho de 2020 às 12:59

Porto Alegre: Quais são os setores que voltam a fechar ou ter restrições na pandemia

Shopping centers voltam a fechar e a reabertura vai depender da ocupação de leitos de UTIs

Shopping centers voltam a fechar e a reabertura vai depender da ocupação de leitos de UTIs


MARCO QUINTANA/JC
Porto Alegre vai dar um passo atrás na liberação de atividades em meio ao enfrentamento da pandemia. Devido ao aumento de pessoas com Covid-19 em UTIs - neste sábado (13) são 72 pacientes, alta de mais de 60% frente há uma semana e em ritmo ascendente dia a dia -, a prefeitura determinou os setores que voltam a fechar ou a ter restrições a partir desta segunda-feira (15). Neste domingo (14), houve atualização com novas definições sobre restrições. 
Porto Alegre vai dar um passo atrás na liberação de atividades em meio ao enfrentamento da pandemia. Devido ao aumento de pessoas com Covid-19 em UTIs - neste sábado (13) são 72 pacientes, alta de mais de 60% frente há uma semana e em ritmo ascendente dia a dia -, a prefeitura determinou os setores que voltam a fechar ou a ter restrições a partir desta segunda-feira (15). Neste domingo (14), houve atualização com novas definições sobre restrições
 
O anúncio das medidas foi feito pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior nessa sexta-feira (12). As regras que vão entrar em vigor devem estar em decreto ainda a ser publicado. "Não é decisão por falta de capacidade atual (UTIs), mas uma trava de segurança para reduzir a velocidade de crescimento da demanda por leitos", explicou. "Não estamos buscando culpados, suspendendo atividades por que um ou outro setor é o culpado", assegurou Marchezan.
Marchezan havia projetado as medidas em live do #JCExplica, no Instagram do Jornal do Comércio.
Pelas medidas anunciadas, a Capital retorna à condição de funcionamento e fechamento de atividades que valia no começo de maio. Nada vai mudar, por enquanto, para construção civil e indústrias, que foram liberadas em fim de abril.

Setores que fecham ou terão restrições de funcionamento:

  • Shopping centers: não podem abrir estabelecimentos de médio e grande porte (faturamento acima de R$ 4,8 milhões ao ano) a partir de segunda-feira (15), sem possibilidade de fazer drive-trhu e take-away, com serviço de entrega local em compras feitas por telefone ou meio digital. Restaurantes podem funcionara até as 23h.  
  • Comércio de rua e serviços: só poderão abrir operações de empreendedores individuais (MEI), microempresas e pequenas empresas (faturamento anual de até R$ 4,8 milhões). Os demais estabelecimentos fecham a partir de segunda-feira. 
  • Restaurantes: poderão abrir até as 23h.  
  • Academias: podem abrir, mas atendendo uma pessoa a cada 16 metros quadrados. 
  • Esportes: mantêm as restrições para atividades coletivas. Os treinos sem contato de jogadores e distanciamento, além de testagens e protocolos de segurança, que times como Grêmio e Inter já adotam estão mantidos.
  • Serviços em geral: empresas que prestam serviços presenciais também terão restrições e são incentivadas a fazer home-office. Escritórios de contabilidade podem ter operação presencial, devido à demanda gerada pelo prazo de entrega do Imposto de Renda (IR), que acaba no dia 30 de junho.
  • Aulas: não devem ser alvo do decreto, mas o prefeito informou que não há previsão de retomada das atividades presenciais.  
  • Supermercados: o prefeito citou que há muita lotação em supermercados e pediu que os estabelecimentos ampliem os horários de funcionamento. Não foram descartadas medidas futuras caso não se reduza a aglomeração.  

#JCExplica: Prefeito de Porto Alegre falou da volta de restrições

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO