Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 21 de Maio de 2020 às 03:00

Principais shoppings de Porto Alegre iniciam reabertura

Iguatemi terá um horário de funcionamento especial, 12h às 20h

Iguatemi terá um horário de funcionamento especial, 12h às 20h


SHOPPING IGUATEMI/DIVULGAÇÃO/JC
Roberta Mello
A partir desta sexta-feira (22), os principais shoppings de Porto Alegre voltarão a operar depois de quase dois meses fechados - estavam funcionando apenas serviços essenciais. Nessa quarta-feira, entrou em vigor o decreto da prefeitura de Porto Alegre que liberou o funcionamento de uma série de comércios e serviços.
A partir desta sexta-feira (22), os principais shoppings de Porto Alegre voltarão a operar depois de quase dois meses fechados - estavam funcionando apenas serviços essenciais. Nessa quarta-feira, entrou em vigor o decreto da prefeitura de Porto Alegre que liberou o funcionamento de uma série de comércios e serviços.
Devem ser mantidas fechadas as operações de entretenimento, como cinemas, teatros e recreação infantil. Todos os estabelecimentos devem operar com número reduzido de clientes e adotar as medidas de higiene - pessoal e dos espaços - para prevenção da contaminação.
Os shoppings da rede Bourbon Shopping, o Moinhos Shopping e o Porto Alegre CenterLar e as galerias comerciais dos Hipermercados Zaffari foram os primeiros a retornar - já nesta quarta-feira. Eles funcionarão com tabela horária diferente da habitual. De segunda-feira a sábado, a praça de alimentação estará aberta das 11h às 20h (opcional abertura às 10h) e as lojas das 12h às 20h (opcional abertura às 10h). Nos domingos e feriados a praça de alimentação funcionará das 11h às 20h e as lojas das 14h às 20h.
De acordo com a assessoria da rede, as lojas retomarão gradualmente as atividades, e os empreendimentos obedecerão as normas de operação e os procedimentos de higienização estabelecidos pelos decretos estadual, municipal e pela Portaria SES 303/2020. Além disso, será medição da temperatura de clientes, colaboradores e prestadores de serviço por meio de termômetro infravermelho, utilização de máscara facial por colaboradores e clientes para ingresso no shopping e limitação no número de clientes dentro do estabelecimento a 50% de sua capacidade, dentre outras medidas.
O Praia de Belas Shopping reabrirá nesta sexta-feira, com horário reduzido, das 12 às 20h, sendo que entre 11h30 e 12h, o horário será especial para o atendimento ao grupo de risco. Entre as medidas de prevenção adotadas pelo estabelecimento estão "rotinas de higienização, uso de EPIs específicos para colaboradores e todos os clientes do mall, aferição de temperatura de todos, redução de fluxo e vagas de estacionamento, proibição do empréstimo de carrinhos de bebês".
Os lojistas receberam uma cartilha com as práticas que devem ser adotadas em sua rotina, tanto no recebimento das suas mercadorias, como também orientações sobre a proibição da experimentação de roupas e cosméticos, a preferência de pagamento por cartões, dentre outras medidas.
O shopping Iguatemi Porto Alegre também irá retomar suas atividades nesta sexta-feira (22). O horário de funcionamento especial será das 12h às 20h com programação diferenciada para o atendimento de clientes considerados como parte do grupo de risco, como idosos, das 11h30 às 12h. O local também irá garantir a circulação de número reduzido de clientes e capacidade de ocupação do shopping limitada a 50% e das 11 portarias, apenas quatro estarão abertas: A, E, F e P1.
O BarraShoppingSul retomará suas atividades comerciais, de forma opcional, com horário reduzido, a partir de sexta-feira. As lojas irão abrir de segunda a sábado das 12h às 20h e aos domingos e feriados das 14h às 20h. As praças de alimentação irão funcionar de segunda a domingo das 11h às 21h.
O Shopping João Pessoa reabre nesta sexta-feira também com horário reduzido. As lojas vão funcionar as 12h às 20h, de segunda a sábado, e permanecem fechadas aos domingos e feriados. A praça de alimentação funcionará com distanciamento de 2 metros entre as mesas e ficará vetado o sistema de buffet. As operações de cinema, entretenimento e atividades infantis permanecem fechadas. 
Em comum entre todos os shoppings está o uso obrigatório de máscaras em tempo integral por todos os presentes, a disponibilização de álcool em gel, o reforço na higienização do shopping e de suas operações e a proibição de prova de vestimentas em geral.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO