Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 16 de Abril de 2020 às 12:14

Cautela externa volta a imperar e Ibovespa cai pelo terceiro dia seguido

Às 12h15min desta quinta, a B3 tinha pontuação na faixa dos 78 mil pontos

Às 12h15min desta quinta, a B3 tinha pontuação na faixa dos 78 mil pontos


ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOLHAPRESS/JC
Agência Estado
Nem mesmo a expectativa de reabertura de algumas economias mundiais após isolamento social e o resultado menos deteriorado dos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA conseguiram segurar o Ibovespa e a maioria das bolsas em Nova Iorque no campo positivo.
Nem mesmo a expectativa de reabertura de algumas economias mundiais após isolamento social e o resultado menos deteriorado dos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA conseguiram segurar o Ibovespa e a maioria das bolsas em Nova Iorque no campo positivo.
Os novos pedidos de auxílio-desemprego na semana ficaram um pouco abaixo do esperado, o que permitiu alta das bolsas em determinado momento. "Mas o índice de atividade da Filadélfia veio pior, enquanto um dado do setor imobiliário caiu mais", pondera o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno.
A questão agora, diz Rostagno, é saber quais serão os planos de afrouxamento das medidas de isolamento social e de normalização de algumas economias. "Enquanto isso, o investidor seguirá em compasso de espera", estima. Às 12h15min desta quinta-feira (16), o Ibovespa caía 0,12%, aos 78.737 pontos, após ter iniciado o dia em alta, chegando a superar levemente os 80 mil pontos. Na terça e na quarta, o índice já havia fechado em baixa.
Neste cenário, o sobe-e-desce - que tem sido marca nesta crise na Bolsa brasileira - não deve ser descartado, sobretudo em dia de agenda fraca no Brasil e enquanto se espera por definição no Ministério da Saúde. Conforme o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, a troca de ministros deve ser feita no mais tardar amanhã. Atualmente, o ministro da pasta é Luiz Henrique Mandetta. Há tempos ele e o presidente Jair Bolsonaro não estão se entendendo em relação às medidas adotadas para conter o novo coronavírus.
Diante da pandemia, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu a demanda mundial da commodity, gerando ainda mais cautela. A Opep estima que a procura pelo petróleo sairá de crescimento de 6,9 milhões de barris por dia (bpd) para queda inédita de 6,8 milhões de bpd. Conforme a entidade, o impacto do novo coronavírus sobre a demanda não tem precedentes, afetando muitos países.
Nos EUA, há a expectativa de reabertura da economia. Na quarta, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as últimas informações sugerem que o país "já superou o pico" dos casos da Covid-19, enquanto na China as unidades já estão em operação parcial desde fevereiro.
Porém, os estragos na economia devem continuar sendo grandes. A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) chinês, que sai na noite desta quinta, do primeiro trimestre, mostre sua primeira contração em quase 30 anos. Também serão informadas a produção indústria e as vendas do varejo do país asiático.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO