Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 14 de Abril de 2020 às 12:36

Cidades catarinenses reabrem comércio; Florianópolis mantém quarentena

Florianópolis tem sido uma das cidades com medidas mais duras para conter o novo coronavírus

Florianópolis tem sido uma das cidades com medidas mais duras para conter o novo coronavírus


JÚLIO CAVALHEIRO/SECOM/SC/DIVULGAÇÃO/JC
Depois que o governador de Santa Catarina, Moisés Mendes (PSL), anunciou, no último sábado (11), a liberação do comércio de rua, diversas cidades catarinenses seguiram a portaria estadual e registraram movimento na última segunda-feira (13).
Depois que o governador de Santa Catarina, Moisés Mendes (PSL), anunciou, no último sábado (11), a liberação do comércio de rua, diversas cidades catarinenses seguiram a portaria estadual e registraram movimento na última segunda-feira (13).
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
A prefeitura da capital, porém, decidiu manter as restrições da quarentena. Florianópolis tem sido uma das cidades com medidas mais duras para evitar a proliferação do novo coronavírus.
O prefeito Gean Loureiro (DEM) já anunciou testes em massa, distribuição de voucher para compra de alimento para alunos da rede municipal e até financiamento com juro zero para microempreendedores -a prefeitura arca com os juros nessa modalidade.
Entre as cidades que reabriram as portas do comércio está Chapecó, no oeste catarinense, a 405 km de Florianópolis. A cidade não emitiu portaria própria, apenas seguiu a orientação estadual, afirmou a prefeitura.
Pedestres circularam nas ruas centrais de Chapecó e algumas pessoas optaram por sair usando máscaras como maneira de evitar o contágio da Covid-19.
Em Joinville, no norte do estado, a 147 km da capital, a prefeitura determinou que o uso de máscaras é obrigatório para acessar o comércio, que reabriu seguindo a portaria estadual. Com as escolas fechadas, Joinville tem transmitindo conteúdo escolar na programação de rádio local.
Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a 91km de Porto Alegre, o comércio também abriu as portas. O Sindilojas Blumenau (Sindicato do Comércio Varejista) recomendou aos empresários que os comércios funcionem em horário estendido, das 9h às 20h. Segundo a entidade, o horário ampliado tem como objetivo evitar aglomerações.
"Praticando o horário estendido, mostraremos que estamos atentos ao quadro geral e conscientes da necessidade de equilibrar a atenção à saúde coletiva com a retoma de nossas atividades", disse em nota o presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Rossmark Schramm.
Segundo a portaria do governo estadual, o comércio de rua pode reabrir desde que não seja permitida a prova de roupas, calçados e acessórios. Funcionários precisam usar máscaras e os clientes devem se restringir à 50% da capacidade interna.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO